Diana Gonçalves Vidal
É professora titular em História da Educação na Faculdade de Educação (USP) (2010), diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) (2018-2022); bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A; membro do Comitê Executivo da ISCHE (International Standing Conference for the History of Education) (2014-2021) e, a partir de 2018, Tesoureira da mesma associação internacional; membro do comitê editorial da Global Histories of Education, coleção criada pela ISCHE em colaboração com a Palgrave Macmillan, da qual foi editora-chefe entre 2016 a 2020; membro do International Advisory Board of the British Journal for Educational Studies (BJES) (2019-2021) e Editora Senior da Oxford Research Encyclopedia of Education; membro do Conselho Científico Internacional do CEINCE (Centro Internacional de la Cultura Escolar), Espanha. É lider do Projeto Temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)? (processo nr. 2018/26699-4). Em 2018 foi contemplada com Auxilio no Programa Directeurs d'Etudes Associés da Fondation Maison des Sciences de l'Homme. Defendeu sua livre-docência em História da Educação em 2005. Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado em Educação no INRP-França (2001) e na Universidade de Santiago de Compostela (2007). Desde 1996, exerce a coordenadoria do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE). Foi vice-diretora da Faculdade de Educação da USP (2014-2018), coordenadora do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA-Ed (2012-2015), tendo atuado como suplente no mesmo Comitê de 2010 a 2012, e Jovem Pesquisador FAPESP (1996-2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007) e vice-coordenadora do GT 02 História da Educação da ANPEd (2001-2003). Atuou na Argentina, como professora-convidada da Universidade San Andres (2001), FLACSO-Argentina (2006-2009) e Universidad Nacional de La Plata (2017); na França, no Institut National de Recherche Pedagogique (2002); na Inglaterra, Visiting Fellow no Institute of Education, University College London (2015); e na China, na Beijing Normal University (2018). Foi consultora internacional do projeto Teacher Education Schools in Portugal: History, Archive, Memory, liderado por Joaquim Pintassilgo (2010-2012). Coordenou a Área de História da Educação no Programa de Pós-Graduação FEUSP (2002-2006) e o Centro de Memória da Educação FEUSP (2000-2004). Integrou a Worldwide Commission to Educate All Kids (Post-Pandemic), Canadá. É membro do Conselho Consultivo dos seguintes periódicos educacionais: Revista Portuguesa de Educação, Revista Brasileira de História da Educação, Cadernos de História da Educação (UFU), Educação e Filosofia, Historia de la Educación Anuario Argentino e Educação em Revista (UFMG) e membro do Conselho Editorial da Coleção Edvcere da Editora Fino Traço (desde 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: história transnacional da educação, cultura escolar, escola nova, práticas escolares de leitura e escrita, historiografia e circulação internacional de modelos e práticas pedagógicas. Publicou em 2013 seu primeiro livro infantil, intitulado Flora. Em 2015, saiu o segundo, Memel. |
Pesquisadora do Programa Ano Sabático em 2023
Eventos:
- História Digital e História Digital da Educação: Caminhos Cruzados, 17 e 18 de outubro de 2023
- Minicurso O Manifesto da Escola Nova (1932), 29 de março de 2022
- Minicurso 30: scolas ao Ar Livre: Experiência de Inovação Pedagógica, 07 de outubro de 2021
- Cultura Escolar e História da Educação, 17 de agosto de 2021
- Minicurso 21: Cultura Escolar e História da Educação, 17 de agosto de 2021
- 120 Anos de Anísio Teixeira (IV Colóquio), 16 a 18 de dezembro de 2020