Edna de Oliveira Telles
Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas escolares pela Universidade de São Paulo (USP), participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), tendo a CAPES como agência de fomento, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Portugal, sob orientação do professor João Manuel Formosinho. Atua na rede municipal de ensino de São Paulo há 23 anos, onde foi professora das séries iniciais, orientadora de sala de leitura para Ensino Fundamental e EJA, coordenadora pedagógica por 12 anos e atualmente é supervisora escolar. Tem vasta experiência na área de Educação e Formação de professores e gestores. Participou da implantação do Pré-Piloto do Projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) em São Paulo, atuou como Formadora de professores e gestores no Piloto UCA em parceria com o LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis) da POLI/USP e o MEC. Trabalhou na Diretoria de Orientação Técnico Pedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional de Educação de Pirituba na Rede Municipal de Ensino de SP, onde atuou na implementação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), também foi responsável pela formação continuada de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental. É professora de cursos de pós-graduação e extensão de diferentes Instituições educativas, foi professora do curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), onde fez parte do Núcleo Docente Estruturante e coordenou o curso de Pedagogia. Membro do Grupo de estudos de Educação, gênero e sexualidade (Edges) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) há 20 anos. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero e Educação, Educação e uso de novas tecnologias digitais de informação e comunicação, Educação e diversidade, Alfabetização e Letramento, Metodologias de ensino, Teorias da aprendizagem e formação de professores e gestão escolar. |