Edson Grandisoli
Edson Abreu de Castro Grandisoli é Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (USP), Mestre em Ecologia (USP), Doutor em Educação e Sustentabilidade (USP) e Pós-doutor pelo Programa Cidades Globais (IEA-USP). Professor do ensino básico por mais de 20 anos, pesquisador na área de Educação e Sustentabilidade, formador de professores e revisor da UNESCO e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para a implantação do Currículo Paulista. Consultor na área de Educação e designer de experiências educacionais inovadoras de empresas como Atina Educação, Evoluir Cultural, Somos Educação, Horizonte Geográfico, SESC, entre outras. Atualmente é diretor educacional da Reconectta, organizador do Movimento Escolas pelo Clima e Movimento Circular, além de atuar como editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade. PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS Título do projeto: Educação, Docência e a Covid-19: Desafios e Possibilidades Supervisor: Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi. Período: Agosto de 2019 a agosto de 2021. No mês de março de 2020, os representantes do Programa USP Cidades Globais criaram a iniciativa "USP CG Covid-19" que tem como objetivo "produzir um conjunto de propostas relacionadas às ciências urbanas que possam auxiliar no combate à Covid-19". Nessa direção, optou-se pela criação de uma nova proposta de projeto de pós-doutoramento, que pudesse ser realizada remotamente e trouxesse contribuições significativas dentro do contexto da pandemia. Durante os meses de março a maio de 2020, foi realizado o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Educação, docência e a COVID-19", que teve também como foco os educadores da maior rede estadual de educação do país: a Rede Estadual de Educação de São Paulo. Por meio dela, procurou-se construir o maior e mais completo quadro de como esses profissionais e suas atividades foram impactadas pela pandemia, levando em consideração diferentes indicadores afetivos, de saúde mental e pedagógicos, além de trazer uma visão da atuação docente e da Educação pós-pandemia. O mapeamento e a compreensão desses aspectos em um momento tão crítico foram de vital importância, tanto para subsidiar ações imediatas, quanto para a criação de novas políticas públicas relacionadas a uma nova Educação durante, após a pandemia e em eventuais novos momentos de crise. Interfaces com as ODS:
|
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
Dossiê Educação, Docência e a COVID-19: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19
Dossiê Educação, Docência e a COVID-19: sentimentos, saúde mental e percepções de educadores da rede paulista de ensino.
Revista Brasileira de Educação (submetido em dez/2020)
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES NO IEA
Educação na pandemia e seus múltiplos desdobramentos: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais/educacao-na-pandemia
Educação e transformação local pós-COVID19: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais/educacao-e-transformacao-local-pos-covid19
Guia para Cidades Sustentáveis: eleições 2020: http://www.iea.usp.br/eventos/eventos-procedimentos-e-normas/materiais-de-referencia/guia-para-cidades-sustentaveis-eleicoes-2020-4/
Eventos:
- UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais, 17 de fevereiro de 2022
- Prevenir, Dialogar e Cooperar: Novos Caminhos Pós Covid19, 28 de abril de 2020
Link de interesse: