Estela Macedo Alves
Pós-doutoranda no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), sobre o tema de políticas de esgotamento sanitário. Pesquisadora IEA USP; Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz e do Laboratório de Estudos de Governança Ambiental e Desigualdades Socioambientais (LEGADO). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM-IEE-USP) (2014-2018). Pesquisadora do grupo de pesquisa de Governança Ambiental (GOVAMB) entre 2014 e 2018, tendo concluído pesquisa internacional BlueGrass - As lutas pelo Ouro Azul. Mestra na área de Planejamento Urbano e Regional (2006-2009) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1997-2003) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU USP). Experiência de pesquisa sobre os temas: saneamento; meio ambiente e água; planejamento urbano e regional; equipamentos urbanos e ArcGIS aplicado à análise urbana. Participei de diversas pesquisas desde o ano 1998, com financiamento CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Realizei estágio doutoral (doutorado sanduíche) no Instituto HydroQuébec - Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sociedade, Universidade Laval, Québec, Canadá (2015), com financiamento da CAPES. Atuação docente nas Instituições: Universidade Nove de Julho (Uninove), 2017, no curso de Engenharia Civil, disciplinas de Hidráulica e Saneamento e nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), 2011-2014, nos cursos de Planejamento Urbano e de Planejamento Ambiental, em diversas disciplinas. |
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS Propõe-se estudar as políticas públicas de saneamento de municípios da Macrometrópole Paulista, com foco nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com base na Lei Federal 14.026 de 2020, que altera o Marco Legal do Saneamento (Lei Federal no.11.445 de 2007). O objetivo da pesquisa é identificar, analisar e divulgar políticas públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em andamento em municípios da Macrometrópole Paulista. A pesquisa será desenvolvida à luz da teoria da Ciência Pós-Normal (CPN), de forma que a sociedade seja chamada a corroborar com o levantamento da realidade sobre a implementação das políticas nos locais onde vivem, por meios eletrônicos, e recebendo como retorno informações que contribuam na governança participativa, como recursos de poder e acesso às tomadas de decisão. A pesquisa insere-se na proposta de discussão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 6 – Água Potável e Saneamento; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 3 – Saúde e Bem-estar. A metodologia adotada baseia-se na análise de políticas públicas, sistematização das informações técnicas de forma acessível e a comunicação de material de pesquisa em meios acadêmicos e para a sociedade civil. O principal material a ser explorado serão Planos Municipais de Saneamento e Planos de Bacias Hidrográficas, com foco nas diretrizes e recomendações sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esta pesquisa conecta-se com o Projeto Temático FAPESP 2015/0384-9 “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face As Mudanças Climáticas” coordenado pelo Professor Pedro Roberto Jacobi e sua articulação com o Programa USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Palavras-chave: Saneamento básico. Macrometrópole Paulista. Cidades Globais. Cidades Sustentáveis. Análise de políticas públicas. INTERFACES COM AS ODS: |
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
POUPEAU, F. et al. (Org.) Water Conflicts and Hydrocracy in the Americas - Coalitions, Networks, Policies. São Paulo: IEE USP, 2018. Autores do capítulo: ALVES, E.M. et al. Título: Fighting for equal infrastructures. (Pág.123-138).
MONTEIRO, P.O e BUSSOLOTTI, J.M. (Orgs.) Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano: Pesquisas e Práticas. Taubaté: Ed.Unitau, 2019. Autores do capítulo: BATISTA, A.C.S. et al. Título: Das percepções à tomada de decisão sobre água e saneamento: Um estudo de caso envolvendo São Paulo, Ilhabela e Ubatuba. (Pág.240-270).
POUPEAU, F. et al. (Org.) Water Conflicts and Hydrocracy in the Americas - Coalitions, Networks, Policies. São Paulo: IEE USP, 2018. Autores do capítulo: TADEU, N.D. et al. Título: In the shadows of participation. (Pág.221-240).
Links Relacionados:
Mestrado: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-27042010-114736/pt-br.php
Doutorado: https://doi.org/10.11606/T.106.2019.tde-12062019-105820
Livro Water Conflicts and Hydrocracy in the Americas: