Ester Feche Guimarães
Pós-doutoranda do Instituto de Estudos Avançados - IEA - USP - Centro de Síntese Cidades Globais - Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2015) co-orientada pela Universidade de Lisboa. Possui MBA Americano pelo College of Business OHIO University com Escola de Economia da FGV-SP (2010). Possui Especialização em Engenharia Sanitária pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1993). Engenheira Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985). Engenheira de carreira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP desde 1988, atua como Assessora de Assuntos Regulatórios desde 2006.Participou de cursos de extensão em regulação das Florence School of Regulation, PURC - Universidade da Florida, Pro-Reg e Instituto de Educação para as Águas IHE-UNESCO. É pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas - NapMC/ INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvestigation Center e Nucleo de Pesquisaem Saneamento NuPs pela Universidade de São Paulo. Como representante da SABESP é membro do conselho do Fundo do Reino Unido para Pesquisa em Bioengenharia e Nanotecnologia do Projeto Safewater (NIBEC - UK). Diretora Socioambiental e Cultural da Associação dos Engenheiros da Sabesp, membro do conselho do Comitê Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. do Conselho do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, titular do Comitê de Bacias do Alto Tietê (2021). É representante da SABESP para normas técnicas para Smart Cities junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. É auditora ambiental pelo IEMA/EMAS Institute of Environmental Management and Assessment in UK for The European Union's Eco Management and Audit Scheme (2007). Membro do Conselho Acadêmico do NNEdPro Global Centre for Nutrition and Health (Cambridge University) desde 2020. Professora de Práticas Empresariais de Gestão Regulatória no Curso de Pós-graduação em Planejamento, Regulação e Benchmarking da EESC/USP. Possui TOEFL® (Test of English as a Foreign Language), exame de proficiência modalidade PBT (Paper Based Test). |
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS
O enfrentamento do desafio da universalização requer esforços no desenvolvimento e implementação de políticas públicas articuladas entre Políticas Públicas Sociais e as de Saneamento.
No contexto da provisão dos serviços públicos é preciso considerar a questão de subsídios cruzados, onde alguns usuários arcam com aumentos de valor de fatura proveniente da transferência de subsídios. Nesse sentido, tanto usuários como municípios são os executores da política pública social para promover acesso a saneamento e financiar a universalização por meio dos subsídios cruzados (BID, 2005).
Tal mecanismo, no entanto, municípios e usuários fora de uma área de operação integrada tendem a ser excluídos de um modelo de equilíbrio sustentável, sendo necessário implementar instrumentos econômicos de política social integrada que superem barreiras de entrada e consequências sobre a oferta e demanda dos serviços públicos de saneamento.
Nesse sentido, a política social deve ser alicerce para transpor barreiras para a universalização, sendo que a ausência dessa é a primeira indicação da vulnerabilidade socioambiental de uma população. E assim, no contexto da provisão dos serviços públicos de saneamento, as lacunas no Brasil ainda revelam um desafio na política pública para o desenvolvimento sustentável (Guimaraes, 2022).
feche.guimaraes@alumni.usp.br
https://orcid.org/0000-0002-3109-7664/print
http://www.webofscience.com/wos/author/record/HGU-6052-2022
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=56104133200
https://scholar.google.com/citations?user=HFxirv4AAAAJ&hl=pt-BR
https://www.researchgate.net/profile/Ester-Juliano
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
- GUIMARÃES, Ester Feche. Modelo inclusivo para a universalização do saneamento básico em áreas de vulnerabilidade social. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015. doi:10.11606/T.18.2016.tde-17122015-153306. Acesso em: 2022-12-07.
- GUIMARAES, E.F.; Malheiros, T.F.; Marques, R.C. Inclusive governance: New concept of water supply and sanitation services in social vulnerability areas. Util. Policy 2016, 43, 124–129. 2016. Citado por 33.
- GUIMARÃES, E.F.; COUTINHO, S; MALHEIROS, T.F; PHILIPPI JUNIOR, A. Os indicadores do saneamento medem a universalização em áreas de vulnerabilidade social? Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 19, p. 165-171, 2014. Citado por 12.
Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento (NUPS EESC USP)
Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais (2023)
Links de interesse:
Eventos: