Fabiana Lourenço e Silva Ferreira
Doutora em Ciências do Sistema Terrestre, pela Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades (DIAV), locada dentro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Arquiteta e Urbanista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Atualmente é pós doutoranda no Programa USP Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), faz parte da camara técnica do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) de São José dos Campos, SP, Brasil, e é colaboradora do Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN). Ao longo da carreira atuou em projetos de edificações, sistemas prediais, infraestrutura urbana, legalização fundiária e docência em cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Atua na área de projetos e de pesquisa interdisciplinar com foco em soluções baseadas na natureza, que possam ser implementadas no ambiente urbano, de modo a aumentar a resiliência às mudanças climáticas globais. Tem interesse especial por modelos espaciais fisicamente embasados e implantação de inovação tecnológica para o desenvolvimento da política urbana, bem como para o monitoramento do desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2021, desenvolveu indicadores de meio ambiente e mudanças climáticas, descritos na NBR ISO 37123 : Cidades Resilientes, para a certificação de SJC como cidade inteligente, resiliente e sustentável, concedida pela NBR ABNT ISO em março de 2022. |
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS
Titulo do Projeto: A modelagem espacial como ferramenta para a produção de indicadores para cidades resilientes e localização de áreas de risco a desastres naturais
Supervisora: Dr. Brenda Chaves Coelho Leite
Período: Março 2022 a Março 2024
A maior frequência de eventos extremos, dado ao aquecimento global, está aumentando a vulnerabilidade dos assentamentos humanos e ecossistemas. A incorporação do conceito de resiliência em políticas urbanas é fundamental para diminuir os riscos associados a possíveis choques e tensões, e garantir a recuperação dos sistemas afetados. O objetivo desta pesquisa é auxiliar no desenvolvimento de políticas urbanas através da elaboração de um roteiro para aferição e monitoramento de indicadores de meio ambiente e mudanças climáticas para cidades resilientes, descritos na ABNT NBR ISO 37123, bem como identificar áreas de risco a desastres naturais em atendimento ao objetivo de desenvolvimento sustentável 11 (ODS11-meta11b). O método contempla a consolidação de um modelo espacial, fisicamente embasado, capaz de integrar atributos multidisciplinares necessários para representar o espaço geográfico na escala local urbana; e identificar áreas vulneráveis. O modelo será desenvolvido com base em softwares gratuitos, índices oficiais, imagens de satélite e dados meteorológicos. A área de estudos será São José dos Campos, SP, Brasil, que integra a Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Como resultados espera-se produzir um roteiro descrevendo todas as ferramentas utilizadas para produção dos indicadores e localização de áreas vulneráveis.
Palavras chave: Cidades resilientes, mudanças climáticas, indicadores, dependência espacial, objetivos de desenvolvimento sustentável, políticas urbanas.
INTERFACES COM AS ODS:
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
An explicitly spatial approach to identify heat vulnerable urban areas and landscape patterns. Urban climate.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2212095521002510
Fatores associados à distribuição da temperatura das superfícies em áreas urbanas: zonas climáticas locais e suas características espectrais. Ambiente Construído.
https://www.scielo.br/j/ac/a/KkDWHwsz8BP4cbgZPmhdKLP/abstract/?format=html&lang=pt
Measurement of albedo and analysis of its influence on the surface temperature of building roof materials. Energy and Buildings.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378778804001793
LINKS DE INTERESSE
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais — Português (Brasil)
Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades - DIIAV
Urbanismo e Sustentabilidade - Prefeitura de São José dos Campos
Eventos: