Júlio Barboza Chiquetto
Júlio Chiquetto é bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem Mestrado e Doutorado em Geografia Física pelo Depto. de Geografia da USP, em colaboração com o Depto. de Ciências Atmosféricas - IAG/USP. Foi representante discente na pós-graduação e teve sua dissertação e tese indicadas a prêmios nacionais. Trabalhou como analista de campo e geocodificação na NAVTEQ/NOKIA. Foi pesquisador em nível de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP (2019-2020), no Centro de Síntese USP Cidades Globais, onde organizou e participou de diversas atividades, atuando como representante do grupo de pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores e contribuindo para matérias, entrevistas e programas para divulgação científica. Participa do Grupo de Pesquisa em Política Ambiental do Laboratório de Geografia Política do Depto. de Geografia da USP e de outros grupos e projetos de pesquisa na USP e em instituições de outros estados. Tem participado de diversos eventos em parceria profissional com instituições como a Scania Latin America, a Virada Sustentável e o Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista, além de ter atuado como professor convidado na FAAP, na Faculdade de Saúde Pública (USP), e na Universidade de Chiapas, México. Foi pesquisador convidado em colaboração acadêmica com a Universidade de Münster (Alemanha). Recebeu indicação ao prêmio Fretes e Frotas Verdes do Instituto BESC de Economia e Humanidades em 2020. Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq no Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e professor no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro no curso de Geografia. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Poluição do Ar e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição atmosférica, clima urbano, uso do solo, gestão ambiental, modelagem climática e de qualidade do ar, mudanças climáticas, mobilidade urbana, megacidades, planejamento urbano, exposição à poluição do ar. PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS Título do Projeto: O Impacto do Plano Diretor Estratégico na Emissão de Poluentes e Qualidade do Ar na Megacidade de São Paulo Supervisor: Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro (FFLCH/USP) Período: 03/2019 a 10/2020 A cidade de São Paulo e sua região metropolitana apresentam marcadas desigualdades socioeconômicas e de injustiça ambiental, onde as condições precárias de mobilidade urbana têm papel importante. O Plano Diretor Estratégico de São Paulo de 2014 apresenta diretrizes que preconizam a geração de empregos em áreas periféricas densamente povoadas (denominadas “Arcos de Desenvolvimento”). Neste trabalho, buscou-se avaliar o potencial desta diretriz em mitigar estas desigualdades, em três aspectos: mobilidade urbana, emissão de poluentes e qualidade do ar. Utilizou-se modelos matemáticos computacionais com dados Pesquisa Origem-Destino e o inventário de fontes da CETESB. Foram realizadas simulações comparando as condições atuais de emissão na RMSP, e um cenário onde os deslocamentos nos entornos dos Arcos de Desenvolvimento seriam reduzidos. A análise da mobilidade urbana aponta que quanto maior a oferta de emprego num raio de até 5 KM, mais curtos são os deslocamentos, na proporção 1 para 0,5. Estes resultados foram aplicados na análise da qualidade do ar, onde um aumento de 100% nas oportunidades de emprego levaria à redução dos deslocamentos em 50%, mitigando a emissão de poluentes veiculares. Os resultados demonstram queda na emissão de poluentes, de mais de 9000 t/ano de CO, mais de 2000 t/ano de COVs e aproximadamente 800t/ano de CO2. O resultado das simulações de qualidade do ar demonstrou redução média de até 28% nas concentrações de CO, até 16% nas concentrações de NO2, e até 9% nas concentrações de MP2,5. Ou seja, a aproximação entre emprego e moradia leva a: 1) viagens motorizadas mais curtas, 2) menor exposição aos poluentes veiculares no trajeto, 3) redução na emissão de poluentes e 4) melhoras na qualidade do ar para toda a RMSP e regiões adjacentes. Os resultados demonstram os potenciais co-benefícios e sinergias deste tipo de iniciativa na promoção da justiça social e ambiental. Palavras-Chave: poluição do ar; modelagem de qualidade do ar; São Paulo; planejamento urbano; redução das desigualdades. Interfaces com as ODS:
|
E-mail: juliobchiquetto@gmail.com
Lattes http://lattes.cnpq.br/7647685473080922
Researcher ID http://www.researcherid.com/rid/Q-6182-2017
Publons https://publons.com/author/1461041/julio-chiquetto#profile
Research Gate https://www.researchgate.net/profile/Julio_Chiquetto
Facebook https://www.facebook.com/julio.chiquetto/
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/julio-chiquetto-02a075176/
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
CHIQUETTO, J. B. Aspectos da Evolução Histórica da Dinâmica Urbana e da Poluição do Ar na Região Metropolitana de São Paulo. In: IX Encontro Nacional da ANPPAS, 2019, Brasília. Anais do IX Encontro Nacional da ANPPAS, 2019. https://anppas.org.br/download/ix-encontro-nacional-da-anppas/
CHIQUETTO, J. B., RIBEIRO, F. N. D., SOARES, J. R., Avaliação Prognóstica do Planejamento Urbano de São Paulo como Estratégia Para o Enfrentamento da Poluição do Ar, XIII ENANPEGE – A Geografia Brasileira na Ciência Mundo, 2019, disponível em https://www.enanpege2019.anpege.ggf.br/site/anais2?AREA=60#J
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES NO IEA
Mais relevantes (5)
CHIQUETTO, J.B., ALVIM, D.S., ROZANTE, J.R., FARIA, M., ROZANTE, V. GOBO, J.P.A. Impact of a truck Driver's strike on air pollution levels in São Paulo. Atmospheric Environment, 246, p.118072, 2021. https://doi.org/10.1016/j.atmosenv.2020.118072
CHIQUETTO, J.B., YNOUE, R.Y., IBARRA-ESPINOSA, S.A., RIBEIRO, F.N.D., CABRAL-MIRANDA, W. AND SILVA, M.E.S. Ozone Pollution and Urban Mobility Scenarios in the São Paulo Megacity. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 23, e00082, 2020, https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20190008r2vu2020l6ao
CHIQUETTO, J. B.; SILVA, M. E. S.; CABRAL-MIRANDA, W.; RIBEIRO, F. N. D.; IBARRA-ESPINOSA, S. A.; YNOUE, R. Y. Air Quality Standards and Extreme Ozone Events in the São Paulo Megacity. Sustainability, v. 11, p. 3725, 2019. https://doi.org/10.3390/su11133725
DE BARROS, F.S., GONÇALVES, F.L.T. AND GOBO, J.P.A. Analysis of the Association Between Meteorological Variables and Mortality in the Elderly Applied to Different Climatic Characteristics of the State of São Paulo, Brazil, Theoretical and Applied Climatology, 2020, https://doi.org/10.1007/s00704-021-03555-7
SANTOS, G. M.; OLIVEIRA, F. M.; PARK, J.; SENA, A. C. T.; CHIQUETTO, J. B.; MACARIO, K. D.; GRAINGER, C. S.G. Assessment of the regional fossil fuel CO2 distribution through -14C patterns in Ipê leaves: The case of Rio de Janeiro state, Brazil. City and Environment Interactions, v. 1, p. 100001, 2019. https://doi.org/10.1016/j.cacint.2019.06.001
Eventos:
- Urbansus - Sustentabilidade Urbana - Atmosfera Urbana: Emissões, Impactos e Tendências no Bem-Estar das Cidades, 13 de maio de 2021
- UrbanSus - Gestão e Planejamento de Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais, 22 de outubro de 2020
- Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Adaptação, Resiliência e Riscos Climáticos, 25 de novembro de 2019
Links relacionados:
- Assessment of anthropogenic heat, greenhouse gases, and air pollutants emission abatement for different scenarios in transportation urban planning https://bv.fapesp.br/en/auxilios/101055/assessment-of-anthropogenic-heat-greenhouse-gases-and-air-pollutants-emission-abatement-for-differen/
- Grupo de Pesquisa em Geografia Política e Meio Ambiente http://geopo.fflch.usp.br/geografia-politica-e-meio-ambiente
- Rede GASBRAS http://www.iee.usp.br/?q=pt-br/divisao-cientifica/tecnologia-petroleo/rede-gasbras
- Laboratório de Climatologia e Biogeografia http://lcb.fflch.usp.br/
- Geo-lives : a poluição do ar como vetor de interdisciplinaridade na análise geográfica do meio urbano : https://youtu.be/9DjmMYxrs6Q