Kátia Evangelista Regis
Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutora em Educação: Currículo (PUC-SP em parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique, 2015) e em Educação (Universidade Púnguè/Moçambique, 2022). Entre 1998 e 2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP). No período de 1998 a 2002 coordenou o Núcleo de Consciência Negra (NCN) na USP. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo (2002-2005). Foi Assessora de Formação e Sistematização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Associada II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Luís). Docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), iniciativa pioneira no Brasil implantada em 2015, da qual foi coordenadora entre 2015 e 2020. Em 2019, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão concedeu-lhe o Título de Cidadã Maranhense. No mesmo ano, recebeu a distinção honorífica Palmas Universitárias na UFMA. Integrou a coordenação da pesquisa nacional Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte (2015-2018). Coordenou o projeto de cooperação internacional O ensino de História e Cultura Africana no Brasil e em Moçambique: formação de professores/as em uma perspectiva intercultural (2018-2019). Integrou a equipe docente da Especialização e Curso Internacional Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos, realizado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), na qual atuou como coordenadora e docente de seminários (2020-2021). É integrante do Grupo de Trabalho nº 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN); do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA); do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO/UFMA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA/UFPA). Principais temas de discussão na área educacional: Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Políticas Curriculares; Formação de Professores/as. |
Evento:
- Licenciaturas Interdisciplinares, Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais (II Colóquio), 20 e 21 de junho de 2022