|
É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "História, Sujeitos e Processos Educacionais". Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ; Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993 e 1999, respectivamente). Realizou pós doutorado na Universidade de Lisboa (2008). Ministra aula de Educação Brasileira, Educação Comparada e História da Educação. É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação, tendo participado da Direção Nacional da entidade no período de 2002 a 2006 e da vice-presidência da SBHE, permanecendo no cargo de 2015 a 2019.Tem experiência de pesquisa na área de História da Educação Brasileira, História da Profissão Docente, Política e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do ensino e processos de transmissão cultural, Intelectuais, pensamento social e Educação. É autora dos livros: "O Brasil como Laboratório: Educação e Ciências Sociais no projeto do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais / Inep-MEC (1999)"; "Para além do campo Educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" (2002); Associativismo Docente e Transição Democrática: Brasil-Portugal (2013); de artigos publicados em revistas da área e, ainda, tem participação em co-autoria na organização de várias coletâneas que reúnem estudos de interesse nas áreas da educação, história e de política educacional. Foi coordenadora do Doutorado Interinstitucional UFRJ-UFPI (Dinter: 2012-2016)) e vice-coordenadora do PPGE-UFRJ (2014-2016). Também coordenada o Grupo de Pesquisa "Processos Educacionais e História da Profissão Docente", registrado no Diretório de grupos do CNPq. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, onde desenvolve pesquisas e orientações, bem como atua em projetos de extensão ligadas à preservação e disseminação da memória e da história educacionais. |