Lívia Perez
Livia Perez de Paula é pesquisadora, cineasta e produtora. É professora Adjunta na Universidade da California, Santa Cruz e na Universidade do Oregon. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECAUSP com período sanduíche no Departamento de Film Digital Media na Universidade da Califórnia, Santa Cruz, possui M.F.A. em Digital Arts and New Media na UC Santa Cruz, é mestra em Multimeios pela Unicamp e graduada em Comunicação Social - Midialogia com intercâmbio acadêmico em 'Cinéma et Audiovisuel' na Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle. Sua tese de doutorado "Encontros e Reencontros com Norma Bahia Pontes" foi premiada Melhor Tese pela SOCINE em 2023. É uma das cofundadoras do grupo de pesquisa Mirada - Estudos de Gênero e Audiovisual, integra a RAMA - Red de investigación del Audiovisual hecho por Mujeres en América Latina, é pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA) ECA-USP e foi pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa CNPq Representações: Imaginário e Tecnologia (RITe) FAUUSP.É co-fundadora da Doctela, produtora audiovisual independente, integra o Brazilian Filmmakers Collective e foi membra da diretoria coletiva da ABD-SP (gestão 2017-2018). Dirigiu e produziu os longas-metragens 'M de Mães' (2022), 'Sob o Risco do Riso' (2020), 'Lampião da Esquina' (2016), e diversos curtas-metragens como Quem Matou Eloá? (2015), documentário de impacto espontâneo com quase um milhão de visualizações nas plataformas de streaming; e coproduziu os curtas-metragens premiados Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui (2021, dir. Éri Sarmet) e Carne (2019, dir. Camila Kater). Atua como professora, curadora, e consultora de projetos audiovisuais. Produziu mostras de cinema como O Cinema de Margarethe von Trotta da qual também foi curadora e atuou em comissões de programação dos festivais Mix Brasil e Festival de Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Como pesquisadora e professora, atua nas áreas de Produção, Direção e Montagem audiovisual, e História e Teoria do Audiovisual, considerando suas intersecções com as teorias feministas, estudos de gênero e sexualidade. Nos últimos anos participou de eventos acadêmicos relacionados ao estudo do audiovisual como SOCINE, SCMS, Visible Evidence, Jornada de Estudos do Documentário, LASA, Fazendo Gênero, e publicou em periódicos como Film Quarterly, REBECA, ANIKI, Studies in Spanish Latin American Cinemas. |
Evento:
- Intersecções: Mulheres e Audiovisual no Brasil da Redemocratização, 02 de dezembro de 2024