Lúcio Flávio da Silva Freitas
Pós Doutorando no Instituto de Estudos Avançados - IEA - USP - Cidades Globais - Universidade de São Paulo. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Economista graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Escola de Negócios da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS Título do Projeto: Potencial Econômico da Reciclagem de Resíduos no Grande ABC Paulista Supervisora: Profa. Dra. Wanda Günther Período: 03/2020 a 03/2022 O projeto de pesquisa no IEA-USP Programa Cidades Globais investiga um dos problemas ambientais típicos da contemporaneidade: a crescente geração de resíduos sólidos. No grande ABC paulista, região densamente urbanizada e que conta com grandes áreas preservadas e protegidas pela legislação ambiental, as quais impedem a utilização de novas áreas para disposição final de resíduos, tal desafio, em parte, será enfrentado pelo aumento dos níveis de reciclagem de resíduos conforme consta do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos do grande ABC (PRGIRS). Nessa perspectiva, é necessário que sejam computados os custos e benefícios setoriais decorrentes da reciclagem, no contexto da economia circular. Esse estudo tem o objetivo de estimar os impactos setoriais (econômicos) da reciclagem de resíduos sólidos urbanos no ABC paulista. A partir de uma matriz de insumo-produto para essa região e das metas de recuperação e reciclagem do PRGIRS, propõe-se estimar os recursos poupados com a reciclagem de papéis, plásticos e metais por setor de atividade econômica. Espera-se calcular a contribuição efetiva da coleta seletiva, triagem e reciclagem de materiais, em termos de emprego e renda, para o conjunto da economia do grande ABC paulista. A partir dos resultados poderão ser propostas medidas que tornem mais efetivas as políticas públicas e a gestão dos resíduos sólidos no âmbito regional. Palavras chave: Economia dos Recursos Naturais; Microeconomia; Sustentabilidade nas empresas; Economia Circular; Resíduos Sólidos. Interface com as ODS: |
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
RIBEIRO, Luís Carlos de S. ; FREITAS, L. F. S.; CARVALHO, Julia Trindade A. de ; DAMASIO, J. . Aspectos econômicos e ambientais da reciclagem: um estudo exploratório nas cooperativas de catadores de material reciclável do Estado do Rio de Janeiro. Nova Economia (UFMG. Impresso), v. 24, p. 191-214, 2014.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos no Brasil - Apoio Técnico para a elaboração da proposta preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Mota, J. A. (Coord.). Brasília: IPEA, 2011.
FREITAS, L. F. S.; DAMASIO, J. . Potencial Econômico da Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos na Bahia. Revista Econômica do Nordeste, v. 40, p. 379-396, 2009.
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES NO IEA
DORADO, A. J.; BRANCO Filho, T. C. T .; KNIESS, C. T.; BACCHIEGGA, F.; SILVA, G. M. N., ARRUDA MOREIRA, G.; SILVA FREITAS, L. F.;.; MENDES MEROLA, V. F. Integração de estudos ambientais no contexto da Agenda 2030. In: Ensaios. http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais. São Paulo: IEA/USP/Cidades Globais. 2020.
BUCKERIDGE, M, et al. Guia para Cidades Sustentáveis. Eleições 2020. Centro de Síntese USP-Cidades Globais. Instituto de Estudos Avançados. http://www.iea.usp.br/eventos/eventos-procedimentos-e-normas/materiais-de-referencia/guia-para-cidades-sustentaveis-eleicoes-2020-v.f/.
MOREIRA, G.; BRANCO Filho, T. C. T; DORADO, A. J.; SILVA, G. M. N.; FREITAS, L.; MEROLA, V. F. &. Como a pandemia SARS-Cov2 (Covid-19) pode influenciar na qualidade do ar na cidade de São Paulo. In: Ensaios. http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais. São Paulo: IEA/USP/Cidades Globais. 2020.
Pesquisador do USP Cidades Globais
Evento:
- Ciclo UrbanSus - 10 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Evolução, Cenários e Perspectivas da Política, Gestão e Gerenciamento (WEBINÁRIO), 30 de Junho de 2020
Links Relacionados: