Márcia Aparecida Jacomini
![]() |
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018), com estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia pela PUC-SP (1990-1997). Professora Associada de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. Desenvolve pesquisa em Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege). É editora-chefe da Revista Fineduca, editora associada da Revista Educação e Pesquisa e membro do Conselho Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Integra o CACS-Fundeb de Guarulhos, como representante de Organização da Sociedade Civil. Atualmente participa da pesquisa Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021), financiada pelo CNPq, Edital Universal 2021. Publicou os livros: Guerra na Bósnia: restauração capitalista num mundo globalizado (Moderna, 1998), Educar sem reprovar (Cortez, 2010) e O ensino em ciclos e os educadores: Rede Municipal de São Paulo (Novas Edições Acadêmicas, 2016.) |
Evento:
- Escola de Inverno, de 25 a 30 de julho de 2022