Maria Aparecida de Moraes Silva
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado em Sociologie Du Dévéloppement IEDES - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978) e doutorado em Sociologie Du Développement IEDES - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1980).
É livre- docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura e capitalismo, agricultura e modernização, exploração do trabalho modernização agrícola, trabalhadores rurais e migrantes, relações de gênero e raça/etnia. Atualmente é professora visitante do programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar.
Participa, na condição de professora colaboradora, do corpo docente do curso de Especialização, Maestria e Doctorado Sociología de la Agricultura latinoamericana da UNco, na Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de Comahue/Argentina. É integrante do Grupo do CLACSO Trabajo agrário, desigualdades y ruralidades. É líder de grupo do CNPq, Terra, trabalho, memória, migrações. Site do grupo da UFSCar: www. trama.ufscar.br. É coordenadora do repositório digital acerca da memória de trabalhadores rurais
E-mail: maria.amoraes44@gmail.com
Pesquisadora do CNPq. NÍVEL 1 A
Membro do CA/de Sociologia do CNPq (2022-2025)
Prêmio Mulheres na Ciência em São Carlos (2023) pelo Instituto Angelim e Governo do
estado de São Paulo.
Prêmio de Excelência Acadêmica em Sociologia pela ANPOCS (2024).