Mariluce Moura
Mariluce Moura é diretora-presidente da Aretê Editora e Comunicação Eireli. Criou uma das mais importantes revistas de divulgação científica brasileira, a Pesquisa FAPESP (www.revistapesquisa.fapesp.br), que dirigiu de 1999 até dezembro de 2014. Antes, em 1989, elaborara um novo projeto editorial para a Revista Brasileira de Tecnologia, a RBT, publicação mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em 2014 lançou no mercado baiano a revista bimestral Bahiaciência (www.bahiaciencia.com.br), com o firme propósito de incluir no debate sobre o desenvolvimento do estado de qual é originária os temas da produção local do conhecimento científico, da tecnologia e da inovação. É criadora de um projeto multimídia de difusão científica no país, voltado ao público de 14 a 25 anos, que denominou “Ciência na rua”.
Diplomada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é mestra e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tendo iniciado sua carreira jornalística em 1969, no mesmo ano em que começou a graduação, foi jornalista de economia por largo tempo, até se dedicar ao jornalismo científico a partir de 1988. Entre várias publicações, foi repórter e editora no Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Exame, Senhor e Isto É. Entre outras experiências de assessoramento e gestão, no final dos anos 1980 foi assessora de comunicação do CNPq, em 1990 foi assessora de comunicação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo e, em 1995, implantou o setor de comunicação da FAPESP, do qual foi gerente até julho de 2002.
|