Marlene Fortuna
Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), com Bolsa de Estudos outorgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Título da pesquisa: "KALLÍOPE - a musa grega da palavra transformada. Do texto escrito do dramaturgo à performance viva do ator em cena". Doutora e Mestre pelo Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP, por 19 anos. Especialista em: interpretação teatral e poéticas da voz; do texto ao contexto dramático (autor/intérprete) - complexas relações; aderecismo e maquiagem teatral; expressão e performance corpóreo-vocal-emocional da comunicação (sedução através da palavra oral); Teatro e Literatura - o enredo dramatúrgico e seus entornos; Teatro: mito e rito; História da Arte: artes clássicas, modernas, pós-modernas e contemporâneas; estudo, leitura e interpretação de Instalações e Bienais; estudo crítico dos segmentos da publicidade que se relacionam com a criação artística. Empenhada nas pesquisas sobre Crítica Genética, Processo de Criação Artística e Crítica de Arte Instrumentalizada. Dedica-se à exaustiva pesquisa sobre as relações entre o teatro emocional do circo, o teatro racional/emocional chamado "científico" (o ator jogador) e o "teatro curricular" da Escola de Arte Dramática. Atriz, com vasta experiência profissional, desde o Circo onde trabalhou muitos anos na Companhia de seu pai José Fortuna: Companhia Teatral Maracanã, até protagonizar os espetáculos do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) com sede no SESC/Consolação, Teatro Anchieta, São Paulo/SP, mais quatro anos, concluídos, na Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP). Ministra cursos livres e de extensão universitária, por todo o Brasil, sob as vertentes acadêmica e artística: 01. Beleza e competência da comunicação performática para a sedução e a persuasão do receptor. 02. Expressão e performance corpóreo-vocal-emocional da comunicação: consciência, domínio, paixão e empatia. 03. A voz emocional e seus estilos no teatro - interpretação, pensamento, repertório e técnica. 04. Artes Visuais - História da Arte (do rupestre ao contemporâneo). 05. Publicidade e Arte. 06. Artes Pós-Modernas e Contemporâneas na Era da Globalização (estudo e leitura de Instalações e Bienais). 07. Arte Moderna e Comunicação - do figurativo ao abstrato. 08. Aspectos mercadológicos da arte. 09. Espetacularização do objeto estético. 10. Teatro e Rito. 11. Crítica Genética e Processo de Criação nas diversas modalidades artísticas. Exemplificação com a análise da obra "Guernica" de Pablo Picasso e a política de seu tempo. 12. Crítica de Arte Instrumentalizada. 13. Interpretação Teatral - do circo (emoção jorrada) ao teatro científico (emoção elaborada), passando pelo academismo da Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP. 14. O estilo expressionista na arte, aplicado à comunicação jornalística e à comunicação publicitária. 15. Estudos críticos da imagem em suas diferentes modalidades: publicitária, escultural, pictural, arquitetural, pictórico-verbal, sonora, midiática e multi-midiática. 16. Do mito eterno grego arquetipal à brevidade dos mitos atuais fomentados pela mídia. Diferentes perspectivas conceituais quanto à noção contemporânea de celebridade . 17. Arte teatral - suportes e passagens: o texto dramatúrgico dormente do autor, ocupando o espaço vivente e presente do ator. Harmonias, litígios e licenças poéticas. 18. Literatura e Teatro. OBS.: nos cursos acima citados, inserem-se estudos complementares sobre: espaço, suporte, matéria, expressão, conceito, título, performance, criador, emissor, fruidor, receptor, observador, consumidor, obra em andamento : processo, obra acabada , razão/emoção (qualidade e quantidade), olhar holístico e analítico sobre o objeto estético, noções de gestalt e suas aplicações. |
VI Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito – Fronteiras da Criação – 31 de agosto a 03 de setembro de 1999.