Nílson José Machado
Leciona na Universidade de São Paulo desde 1972, inicialmente no Instituto de Matemática e Estatística, e posteriormente, a partir de 1984, na Faculdade de Educação. É graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre-Docente na área de Epistemologia e Didática, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tendo chefiado o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada ao longo de quatro mandatos. Suas principais publicações estão nas interfaces entre a Epistemologia e a Didática, e entre a Ética e a Educação. Publicou ainda cerca de duas dezenas de livros para crianças a partir de 5 anos. Publica semanalmente microensaios em seu site pessoal: www.nilsonjosemachado.net |
ARTIGOS
- Qualidade da Educação: Cinco Lembretes e uma Lembrança, Estud. av., Dez 2007, vol.21, no.61
- Os Fascinantes Juros Biológicos: Entre a Sofia e o Sofisma, Estud. av., Ago 2006, vol.20, no.57
- A Maioria Sempre Tem Razão: Ou Não, Estud. av., Dez 2005, vol.19, no.55
- A Universidade e a Organização do Conhecimento: a Rede, o Tácito, a Dádiva, Estud. av., Ago 2001, vol.15, no.42
- Quaternions: Sucessos e Insucessos de um Projeto de Pesquisa, Dion, Sonia Maria, Pacca, Jesuína Lopes de Almeida and Machado, Nílson José, Estud. av., Dez 1995, vol.9, no.25
- Dos Conjuntos às Alegorias, Estud. av., Ago 1994, vol.8, no.21
- O Lugar da Educação, Estud. av., Dez 1994, vol.8, no.22
- A Alegoria em Matemática, Estud. av., Dez 1991, vol.5, no.13
- Anotações para a Elaboração de uma Ideia de Cidadania, 1994
- Sobre a Ideia de Tolerância, 1994
- Publicações: Textos (Educação)
Grupo de Estudos Educação Básica Pública: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais
Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica
Eventos:
- Avaliação Educacional: das técnicas aos valores, 23 de setembro de 1993
- A noção do conhecimento como rede e seu significado educacional, 26 de abril de 1994
- Desemprego e educação: entre medidas tópicas e perspectivas utópicas, 29 de setembro de 1994
- Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho?, 21 de agosto de 2017
- Documentos Oficiais: Eles Impelem ou Impedem as Ações Educacionais?, 20 de dezembro de 2017
- Paisagem Urbana: Soluções Baseadas na Natureza, 07 de dezembro de 2018
- Seminários Temáticos de Educação - Ação e Formação do Professor, 16 de março, 13 de abril e 18 de maio de 2019
- A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes, 28 de setembro de 2019
- 1º Colóquio – Vida, Saúde, Ciência e Educação (e Pandemias...), 09 de maio de 2020
- Cursos EAbD Bloco I, 23 de maio de 2020
- 1º Encontro - Conhecimento, Ciência, Tecnologia e Valores, 06 de junho de 2020
- Cursos EAbD Bloco II, 20 de junho de 2020
- Integração entre Áreas do Conhecimento - 2º Encontro, 04 de julho de 2020
- 120 Anos de Anísio Teixeira (IV Colóquio), 16 a 18 de dezembro de 2020
- Breve História da Ideia de Competência, 23 de fevereiro de 2021
- A Ideia de Competência: Uma Visão Epistemológica, 23 de março de 2021
- Competências de Professor: Dimensões Fundamentais, 20 de abril de 2021
- Inteligência: da Intenção da Medida à Ideia de Projeto, 04 de maio de 2021
- Colóquio Significados do Profissionalismo na Educação, 25 de maio de 2021
- Ortega y Gasset e a Pedagogia, 29 de junho de 2021
- As Ideias de Conhecimento Tácito, a Ideia de Indício e a Multidimensionalidade na Avaliação, 03 de agosto de 2021
- Homenagem à Alfredo Bosi, 24 a 27 de agosto de 2021
- Complexos Integrados de Educação: Experiências no Mundo e Perspectivas na USP, 01 de setembro de 2021
- Formação dos Professores: a Forma e o Conteúdo, 30 de setembro de 2021
- Ensino Fundamental: busca de soluções e desafios (V Colóquio), 06 de outubro de 2021
- O Significado das Palavras: sobre Usos e Abusos, 11 de novembro de 2021
- Um Passeio Preconceitual em Espaços de Significados do Par Igualdade/Diferença, 14 de dezembro de 2021
- Minicurso Pesquisa Acadêmica da Área de Educação, 07 de abril de 2022
- Minicurso Significados e Limites da Ideia de Representação, 07 de junho de 2022
- Escola de Inverno, de 25 a 30 de julho de 2022
- Minicurso Ensino de Matemática: Quatro Pecados Capitais (Desamparo, Mateologia, Cocotologia, Fantasmas), 18 de agosto de 2022
- Minicurso O Conhecimento se Constrói, Mas Como? Significados do Construtivismo, 13 de setembro de 2022
- Formação Interdisciplinar de Professores na USP, 19 de dezembro de 2022
- A Paixão da Ignorância (Colóquio), 15 de março de 2023
- Escola de Inverno, 24 a 28 de julho de 2023
- Qualidade da Educação no Brasil, 28 de julho de 2023
- A Educação do Futuro entre o Real, o Simbólico e o Imaginário (3º Simpósio), 19 de outubro de 2023
- Alfredo Bosi: Descolonizando a Educação, 14 de dezembro de 2023
- Lançamento do Livro "Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos", 09 de maio de 2024
- Escola de Inverno - Sistemas de Ensino de Educação Básica: Desafios Atuais, 22 a 26 de julho de 2024