Você está aqui: Página Inicial / PESSOAS / pessoaP / Pedro Lombardi Filho

Pedro Lombardi Filho

por Thaisa Carvalho - publicado 04/11/2019 16:43 - última modificação 19/02/2024 12:49


PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS – MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS

Título do Projeto: Instrumento de gestão de resíduos sólidos urbanos gerados em consórcios municipais: valorização na destinação de resíduos e tomada de decisão.

Supervisora: Prof.ª Wanda Risso Günther

Período: 23/03/2023 a 24/03/2024

A gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é questão complexa, além da destinação irregular, que provoca impactos no solo, água e atmosfera. A destinação de forma regularizada no Brasil, demanda o envio de grande parte gerada aos aterros, situação que deve ser reanalisada, devido ao fato que vários aterros já estão com a capacidade no limite. Portanto, a segregação na origem é essencial para melhorar as condições de reutilização e reciclagem de resíduos, pois geram trabalho e renda, a diminuição da ocupação e redução da demanda por novas áreas, cada vez mais distantes dos centros urbanos e com mais restrições ambientais, além dos processos, como geração de energia a partir do tratamento térmico dos resíduos, compostagem, biodigestão entre outros. Nesse sentido a pesquisa objetiva a elaboração de instrumento de gestão para diagnóstico e proposições de melhorias da gestão de RSU em consórcios municipais do Estado de São Paulo, por meio de levantamento de dados primários e secundários do sistema de gestão dos municípios, sendo estudados: i) os instrumentos de fiscalização, ii) a geração, coleta, transporte, áreas de transbordo e destinação conforme funcionalidade aplicada ao resíduo, iii) normas e legislações tanto nos municípios como na questão regional, nos âmbitos federal, estadual e municipal e, iv) a potencialidade individual e do agrupamento dos municípios conforme as características socioeconômica e ambiental da região e da geração dos RSU. Como resultados esperados, o  fomento na obtenção de verbas e incentivos nas esferas federal e estadual, a orientação para a regularização da documentação de atendimento à legislação socioambiental, o apontamento das potencialidades individuais e do consórcio e o estabelecimento de linhas de interesses comuns para a geração e destinação dos resíduos quanto ao seu reuso e beneficiamento. Ações que   fomentam o retorno dos resíduos aos processos produtivos como matéria prima ou de segunda linha, proporcionando a integração entre municípios e a mitigação dos impactos socioeconômicos e ambientais da região.

Palavras-chave : gestão de resíduos ; resíduos sólidos urbanos ; consórcios municipais; impactos ambientais.

INTERFACES COM OS ODS:

ODS - 6 ODS - 11 ODS - 12


PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA

  • LOMBARDI FILHO, Pedro ; GÜNTHER ,Wanda Maria Risso -  Materiais de cimento-amianto: riscos no uso e geração de resíduos pós banimento Bávaro-Punta Cana República Dominicana . In MEMORIAS DEL XXXVIII CONGRESO INTERAMERICANO DE AIDIS, 2022 . ISBN 978-85-93571-14-5.

  • LOMBARDI, P.; GÜNTHER, Wanda Maria Risso.; VIANA, Ednilson. Asbestos cement materials: impacts on the use and waste generation in Brazil. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 57, n. 4, p. 618–629, 2022.  DOI: 10.5327/Z2176-94781392

  • LOMBARDI FILHO, P; VIANA, Ednilson ; LAURETO Marcelo. Os  desafios  da  gestão  e  do gerenciamento  de  resíduos da construção civil no município de São Paulo. In :UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA et al. (EDS.). Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade. [s.l.] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, 2021.p.(71)-(96). DOI: 10.11606/9788588848320