Pedro Querejazu Leyton
Sucre, 1949. Historiador e crítico de arte boliviano. Graduado em Artes Plásticas (Universidad Mayor de San Francisco Xavier de Chuquisaca, Sucre, 1966). Posteriormente, estudou Conservação e Restauro de Obras de Arte, em Madrid (1969). Atuou na conservação e restauração de obras de arte e gestão do patrimônio artístico e cultural. Dedicou-se à gestão cultural da cidade de La Paz: diretor dos Museus Municipais (1979); diretor do Museu Nacional de Arte (1982-1987); curador de arte da Galeria Arte Único (1987-1989); Diretor da Fundação BHN (1991-1997); diretor da Fundação esART (2007-2011). Também foi coordenador da Área de Cultura da Organização Internacional do Convênio Andrés Bello, Bogotá (2001-2005). Ele é o autor de La Placa (1990); O desenho na Bolívia (1996); Guiomar Mesa (2009); Luigi Domenico Gismondi: fotógrafo italiano em La Paz (2010); Keiko González (2011); Arte contemporânea na Bolívia, 1970-2013: crítica, ensaio, estudos (2013); Gilka Wara Libermann (2015); Borda, 1883-1983 (2017). É compilador e editor de Pintura Boliviana do Século XX (1989); As missões jesuítas de Chiquitos (1995) e La Paz, cidade de luz, magia e tradição (1991). Ele tem colaborado em várias publicações internacionais sobre arte e arquitetura. É membro da Academia Boliviana de História e da Academia Boliviana de História Eclesiástica; É acadêmico correspondente da Academia Nacional de Belas Artes da Argentina e da Sociedade de História da Bolívia. Recebeu importantes distinções na Bolívia e no exterior, no campo da pesquisa artística. |
Eventos:
- Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2021