Peter José Schweizer
Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1940, filho de pais de nacionalidade alemã, se formou em arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atualmente UFRJ, tendo se especializado em urbanismo e administração municipal na PUC/IBAM em 1965 e no Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) em planejamento regional e urbano nos anos de 1971 e 1972.
Trabalhou em 1963 e 1964 na equipe de Constantino Doxiadis na elaboração do Plano Metropolitano para o Rio de Janeiro, foi coordenador regional e diretor de departamento no SERFHAU, do Ministério do Interior, tendo ingressado por concurso público no quadro de arquitetos do BNH em 1975onde permaneceu até a extinção desse banco em 1986 tendo ocupado postos junto a Presidência da entidade.
Trabalhou com funcionário da OEA e das Nações Unidas em vários países da América Latina, e como consultor em praticamente godos os países exceto Nicarágua e países do Caribe, orientando governos municipais e nacionais em suas políticas de planejamento urbano e local.
Criou sua própria empresa de consultoria em planejamento e projetos, denominada SCHWEIZER CONSULTORIA E EMPRENDIMENTOS LTDA no Rio de Janeiro, depois de se aposentar do serviço público.
Iniciou suas atividades de professor aos 26 anos como Chefe do Departamento de Planejamento Regional e Urbano na Universidade Federal do Pará, na Amazônia brasileira, em seguida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFR J onde foi eleito Chefe de Departamento em 1973, tendo lecionada também em outras Universidades brasileiras e latino-americanas. Em 2009 ganhou um concurso internacional para professor da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) no Equador onde permanece até hoje, porém agora como professor principal na Pontifícia Universidade Católica do Equador.
Na Europa foi professor visitante das Universidades de Dortmund, Heidelberg, Stuttgart e no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT). Fez seu mestrado e doutorado na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em engenharia da produção, com foco na engenharia urbana. Aos 78 anos de idade tem planos para ensinar até os 90 anos, caso esteja vivo!
|
Evento:
- Dinâmicas Socioterritoriais na América Latina, 04 de junho de 2018