Raphaèle Ducrot
Raphaèle Ducrot é uma pesquisadora sênior com doutorado em agronomia. Ela coordenou um projeto de pesquisa-desenvolvimento para apoiar o desenvolvimento do sistema de irrigação nas áreas semiáridas do Mali (1995-1999). Com residência na Universidade de São Paulo (2002-2008), desenvolveu uma abordagem baseada em modelagem participativa e simulação para apoiar as negociações relativas à terra e a água em áreas periurbanas. Por fim, desenvolveu trabalhos relacionados com a gestão da água e resistência em um contexto semiárido. Entre 2008-2010, na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME - Ceará, região nordeste do Brasil, ela estudou as decisões coletivas relacionadas à terra e à gestão da água no contexto dos riscos climáticos. Sua pesquisa de juros trata da governança e decisão coletiva sobre o aspecto da gestão da água em um contexto incerto e seu trabalho encontra-se na interface entre ciências da decisão e gestão, ciências de sistemas de cultivo, geografia e ciências políticas. |
Pesquisa tratará do manejo da Bacia do Alto Tietê
A pesquisadora francesa Raphaèle Ducrot integrará durante um ano a Equipe de Ciências Ambientais do IEA para desenvolver trabalho relacionado com o manejo da Bacia do Alto Tietê. Ela conta com apoio da Fapesp e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, na sigla em francês), da França, no projeto "Facilitating Negotiations over Water Conflicts in Latin-American Periurban Upstream Catchments: Combining Multi-Agent Modelling with Role Game Playing" (Negowat), parcialmente financiado pela Comunidade Européia.
O Negowat trata de questões ambientais típicas de regiões com crescimento urbano rápido, onde a densidade populacional é tal que não permite mais o livre acesso à água potável. A competição pela água, que está ligada à competição pelo acesso ao solo, é particularmente crítica nas áreas periurbanas.
O trabalho será feito com a colaboração de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Astronomia, Geociências e Ciências Atmosféricas, Escola Politécnica, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Educação e Instituto de Geociências.
Veja: Cátedra Carl Friedrich Phillipp von Martius
Notícia