Renata Martins
Renata Maria de Almeida Martins é Professora Doutora MS-3 em RDIDP no Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, na área de História da Arte, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP, fev. 2019. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1993), com estágio de IC no Departamento de Museologia do Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG (1993-1994). Especialista em História e Memória da Arte pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2001). Doutora na área de História e Fundamentos pela FAUUSP/CNPq (2009), com Sandwich CNPq pela Università degli Studi di Napoli LOrientale (2007). Defendeu tese Tintas da Terra, Tintas do Reino: Arquitetura e Arte nas Missões Jesuíticas do Grão-Pará, 1653-1759 ( 2009), orientada pelo Prof. Luciano Migliaccio. Foi professora na Escola da Cidade (São Paulo, 2009-2010). Concluiu pesquisas de Pós-Doutorado pela FAUUSP/FAPESP (2013) e pelo IFCH-UNICAMP/PNPD CAPES (2015). No Pós-Doutorado FAUUSP/FAPESP (2010-2013) realizou estágios na Scuola Normale Superiore di Pisa (2011 e 2013), Pontificia Università Gregoriana di Roma (2011) e Universidad Pablo de Olavide em Sevilha (2012); pós-doutorado vinculado ao Projeto Temático FAPESP / FAUUSP Plus-Ultra, A Recepção e a Transferência da Tradição Artística Clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina, coordenado e supervisionado pelo Prof. Migliaccio, e integrado às áreas das arte e da arquitetura, sob responsabilidade da Profa. Claudia Valladão e Prof. Marcos Tognon. No segundo Pós-Doc PNPD CAPES no IFCH / Unicamp (2013-2015), com supervisão do Prof. Luiz Marques, realizou pesquisas no MAE-USP, onde foi pesquisadora externa até out. 2019. Pesquisadora residente da BBM-USP, 2015-2016). Assessora Ad Hoc FAPESP desde 2012. Coord. e docente do curso Barroco Europeu e Barroco Latino-Americano na Escola do MASP (2016-2018). Coordenadora de out. 2016 a nov. 2021 do Projeto Jovem Pesquisador FAPESP / FAUUSP, Barroco Cifrado: Pluralidade Cultural na Arte e na Arquitetura das Missões Jesuíticas no território do Estado de São Paulo. Realizou estágio em Portugal pela U. de Évora (2017); e pesquisas em Pequim, Paris e Lyon através da École Normale Supérieure de Lyon (2019). Pesquisadora no Instituto de Teoría y História del Arte Julio Payró da U. de Buenos Aires, em projetos coord. pelo Prof. Ricardo González: Los jesuítas, sus ideia, las artes y la interculturalidad en el Virreinato del Peru (2015-2017) e Los Jesuítas, sus ideas y las artes en Sudamérica española y portuguesa (2018-2021). Desde nov. de 2018, é pesquisadora do Projeto Tempo, Memória e Pertencimento, IEA-USP, coord. Profa. Marina Massimi. Pesquisadora do Proyecto La Construcción del Imaginario Islámico en la Península Ibérica y el Mundo Iberoamericano de la Edad Moderna (2020-2022), coord. Prof. Iván Castro (U. de León); e consultora do Projeto Uma História em construção, Artistas e Artífices nos espólios de Francisco Rodrigues, S.J. (1873-1956) e de Serafim Leite, S.J. (1890-1969), coord. Profa. Maria João Coutinho (U. Nova de Lisboa). Integra os grupos de pesquisa CNPq: Arqueologia da Paisagem, coord. pela Profa. Beatriz Bueno na FAUUSP; e Sertões-amõaé: arquitetura, cidade e paisagem em perspectiva histórica e decolonial, coord. Prof. Esdras Arraes na UFERSA. Coordena desde 2019 com o Prof. Migliaccio, o programa de cultura e extensão Quintas Ameríndias; e os grupos de estudos Abya-Yala FAU. Opção Decolonial e Culturas Ameríndias na História da Arte, da Arquit. e do Território; e Ásia Global. Opção Decolonial e Culturas Asiáticas na História da Arte e da Arquitetura. É membro da ALAA - Association for Latin American Art, Sociedad Española de Emblemática, UBICARS; da Red de Investigadores sobre Património Cultural Iberoamericano; e The Renaissance Society of Americas - RSA. É coordenadora do Projeto Jovem Pesquisador Fase 2 da FAPESP / FAUUSP, Barroco-Açu. A América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global (fev. 2022 - jan.2027). |
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
Eventos:
- Barroco: Memória Viva, 25 de outubro de 2024
- Memória Social e Pertencimento, 30 de setembro de 2024
- Sonhar e Criar na Função da Poética Visual Ancestral, 23 de agosto de 2024
- Agência Africana e Indígena em São Paulo no Período Colonial, 11 de junho de 2024
- Natureza, Cultura Andina e Concepções Doutrinária Jesuíticas, 16 de abril de 2024
- Cidades Ancestrais: Arqueologia Urbana e Memória dos Indígenas e Negros, 22 de novembro de 2023
- Museus Participativos. Diálogos com o Muquifu - Museu dos Quilombos e das Favelas Urbanos em Belo Horizonte, 15 de maio de 2023
- Popular, Espiritual, Moderno. Portinari e a Renovação da Decoração dos Espaços Religiosos no Estado de São Paulo”. Museu Portinari, Brodowski, 26 e 27 de novembro de 2022
- Reverdejar. As Plantas Moldando o Território, 22 e 23 de setembro de 2022
- Papéis & Imagens Curiosas": Fontes e Acervos para o Estudo da Prosopografia e da Encomenda Artística dos Jesuítas da Assistência Portuguesa (sécs. XVII-XVIII), 14 de junho de 2022
- Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil (Simpósio I), 16 a 18 de maio de 2022
- Apologia das Letras Humanas: A Educação Retórico-Poética em Dois Colégios Jesuíticos da Bahia, 27 de abril de 2022
- Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2021
- As Reduções Jesuíticas do Chaco no Século XVIII, uma Revisão Crítica da Historiografia, 14 de setembro de 2021
- Seminário Internacional Glocalização. Patrimônio Cultural em Perspectiva Global e Decolonial, 23 e 24 de junho de 2021
- Barroco Cifrado. O Implícito, o Dissimulado e o Invisível nas Artes da América no Período Colonial, 27 a 29 de abril de 2021
- Decoração dos Espaços Religiosos Católicos no Brasil: Continuidades e Rupturas, 18 de Novembro de 2019
- Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos e Artistas Italianos nas Missões Jesuíticas na América do Sul, 12 de setembro de 2019