Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior
Professor Titular em Análise e Crítica Audiovisual, no CTR/ECA-USP, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1999. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1982), ensinou Estética, História da Arte e da Arquitetura na FAU-FEBASP (1982-86). Mestrado (1989) e Doutorado (1997) em Artes-Cinema pela ECA-USP, or. Ismail Xavier; Estágio em Doutorado (1992-93) e Doutorado (1993-96, inconcluso) no Dercav-Paris 3, or. Jacques Aumont; pós-doutor no IA-Unicamp (1998-99). Pesquisador na Equipe Técnica de Cinema do Idart-DPCCSP, Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo (1982-92) e do Centro de Estudos da Metrópole, CEM-CEBRAP (2002-05). Além de cineclubista, editou e colaborou em revistas como Cine-Olho (RJ-SP, 1975-80), L?Armateur (Paris, 1992-93), Infos Brésil (Paris, 1992-07), praga (SP, 1997-00), Sinopse (SP, 1999-06), Significação (SP, 2006-07), Rebeca (2012-15). Conselheiro eleito em várias gestões da SOCINE desde 1997, onde cria o seminário Cinema como arte, e vice-versa. Desde 2011 lidera grupo de pesquisa CNPq, História da experimentação no cinema e na crítica. Autor do livro: Contribuições para uma história do cinema experimental brasileiro: momentos obscuros, desafio crítico. São Paulo: Cine Brasil Experimental, 2020. Vice-coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, PPGMPA/ECA-USP (2014-17). Curador dos projetos "Marginália 70: o experimentalismo no Super-8 brasileiro", Itaú Cultural (2000-03), e "Experimental Media in Latin America", Los Angeles Filmforum/Getty Foundation (2014-19). Vice-presidente do Conselho de Orientação Artística (2009-11) e membro do Conselho Gestor (2012-13) do Paço das Artes e MIS-SP. Representante eleito dos docentes da Área de Humanas no CAD-USP, Câmara de Atividades Docentes, da Universidade de São Paulo (2017-18). Leciona, estuda, publica e orienta pesquisas na área de Artes, com ênfase em Cinema, foco nos seguintes campos: cinema brasileiro, história do cinema, análise de filmes, história da crítica, cineclubismo, vanguardas artísticas, cinema experimental, Super-8, estética do cinema, relação arte cinema, presença da cidade nos meios audiovisuais, representação artística da vida urbana. |
Eventos:
- Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, 19 a 23 de setembro de 2022
- Seminário Internacional Hélio Oiticica, 25 a 27 de outubro de 2017