Valdir Heitor Barzotto
Professor Titular da Faculdade de Educação da USP (2019). Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) - bolsa FAPESP. Com bolsa de Recém-Doutor (CNPq) desenvolveu projeto de pesquisa em continuação aos estudos desenvolvidos no doutorado e atuou como docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) - bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França, 1996-1997) - bolsa CNPq. Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES. Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Ministra, desde 2001, as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. Vice-Diretor da Faculdade de Educação (2022-atual). Presidente da Comissão de Pesquisa da FEUSP (2020-2022). Representante da categoria Livre-docente na Congregação da FEUSP (2014-2018). Presidente da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional - CCInt, por dois mandatos (2014-2018). Tem coordenado projetos de pesquisa financiados por diferentes órgãos de fomento. Entre outros, destaque-se: Configurações da dimensão política no discurso materializado em dissertações e teses de Educação Ambiental, Edital Universal CNPq 28/2018, (Processo: 437408/2018-3)-coordenador. Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento - Edital Universal CNPq 28/2018, (Processo: 427044/2018-9)-Integrante. Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. PROCAD-CAPES 2427/2008, de 2008 a 2013. Coordenador da equipe FEUSP. A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, de Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento. CNPq, de 2014 a 2017. Integrante. Dos projetos, grupos de pesquisa e eventos coordenados, resultam publicações regulares em forma de livros ou periódicos, especialmente sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa. Coordena as coleções Sobrescrita (Ed. Paulistana - 8 volumes) e Fazer A-parecer (Ed. Mercado de Letras - 6 volumes). É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), entidade que organiza o FALE (Fórum Acadêmico de Letras), do qual foi um dos criadores. É também presidente de honra da AINPGP (Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia). É um dos criadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FE/USP. Foi membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB, entidade que organiza o Congresso de Leitura do Brasil-COLE, tendo participado da organização de algumas edições e colaborado desde a criação do Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise: GEPPEP. |
Membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais
Evento:
- ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade, 21 de março de 2023