"Democracia e Confiança — Por Que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas?" é o tema da conferência que o cientista político José Álvaro Moisés faz no dia 25 de maio (terça-feira), às 17h, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O evento terá outros três cientistas políticos como debatedores: Francisco Weffort, do Instituto de Estudos Políticos e Sociais (Ieps), Lourdes Sola, do Departamento de Ciência Política da FFLCH, e Rachel Meneguello, do Departamento de Ciência Política da Unicamp.
A conferência terá por base o livro de mesmo nome (com lançamento em breve pela Edusp) organizado por Moisés, que é professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH e diretor científico do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP.
O livro trata do fenômeno da desconfiança por parte dos cidadãos em relação às instituições democráticas e das consequências disso para a qualidade da democracia.
Para Moisés, a confiança tem a ver com a crença das pessoas a respeito da ação futura dos outros: "É algo relativo à aposta de que através da sua ação ou inação os outros contribuirão para o meu bem estar ou se eximirão de me impor prejuízos". Na esfera política, a suposição é que a confiança "preencha o vazio derivado das dificuldades das pessoas para mobilizar os recursos cognitivos necessários para avaliar e julgar a qualidade das complexas decisões políticas que afetam as suas vidas".
 O cientista político José Álvaro Moisés
|
Outra suposição, segundo Moisés, é que a confiança em instituições traduza a expectativa pública quanto à probabilidade de que o sistema político produza os resultados esperados e preferidos pelos cidadãos, mesmo quando não esteja sob pressão. A desconfiança em instituições, ao contrário, criaria o ambiente favorável para que os cidadãos "se sentissem descomprometidos da vida publica, podendo se recusar cooperar com as diretrizes do Estado ou ignorar as leis e as normas que regulam e organizam a vida social e política".
Ele considera que, nesse quadro de desconfiança, a autoridade e a efetividade de governos e de partidos políticos podem ficar comprometidas, e a legitimidade ou a crença na vida democrática, como a que assegura direitos de cidadania, podem ser postas em questão.
Na opinião do cientista político, ainda que algum grau de desconfiança dos cidadãos sinalize "um distanciamento crítico saudável", a desconfiança generalizada, crescente e duradoura de instituições públicas, "mesmo não comprometendo a democracia no curto prazo, implica na percepção negativa dos cidadãos quanto à capacidade das instituições de operar como meios de realização de interesses ou preferências". Por isso, complementa, a desconfiança leva parcelas do público a "um preocupante menosprezo pelas instituições de representação, com a admissão de que a democracia pode funcionar sem partidos ou sem parlamentos".
A conferência é aberta a todos os interessados e não requer inscrição. O evento acontece na Sala 8 do Departamento de Ciência Política da FFLCH, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini, sedini@usp.br, ou pelo tel. (11) 8489-8730.
|
No dia 12 de maio, foi lançado o nº 68 da revista "Estudos Avançados", que traz o dossiê "Teorias Socioambientais". Alfredo Bosi, editor da revista, destaca que a edição retoma e aprofunda problemas relativos a situações críticas verificadas em território brasileiro, "mas o que diferencia o presente dossiê dos seus similares é a ênfase no tratamento teórico das questões socioambientais".
A concepção e a montagem do dossiê contaram com colaboração de Wagner Costa Ribeiro, coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA e professor do Departamento de Geografia da FFLC-USP. Parte do conjunto de textos é dedicada à gestão e aos estudos ambientais. Eleonora Trajano, do Instituto de Biociências (IB) da USP, participou da definição dessa parte. (Veja o sumário da edição abaixo.)
A edição é dedicada o geógrafo Aziz Ab'Sáber, professor emérito da FFLCH-USP e professor honorário do IEA, "inspirador constante da diretriz ambientalista do Instituto", de acordo com Bosi.
A edição digital da revista já está disponível na Scientific Electronic Library Online (SciELO). O exemplar da edição custa R$ 30,00 e a assinatura anual (três edições), R$ 80,00. Para informações sobre como adquirir exemplares ou assinar a revista, consulte o site seção Revista ou envie mensagem para estudosavancados@usp.br.
SUMÁRIO DO Nº 68
Dossiê Teorias Socioambientais
- Teorias Socioambientais: em Busca de uma Nova Sociedade — Wagner Costa Ribeiro
- Zoneamento Fisiográfico e Ecológico do Espaço Total da Amazônia Brasileira — Aziz Ab’Sáber
- Barricadas de Ontem, Campos de Futuro — Ignacy Sachs
- Indicadores de sustentabilidade — José Eli da Veiga
- Concepções da economia ecológica: suas relações com a economia dominante e a economia ambiental — Clóvis Cavalcanti
- Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais — Wagner Costa Ribeiro
- As bases teóricas da história ambiental — José Augusto Pádua
- Ambientalização das lutas sociais – o caso do movimento por justiça ambiental — Henri Acselrad
- A COP15: apontamentos de campo — Sérgio Abranches
GESTÃO E ESTUDOS AMBIENTAIS
- Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos — Eleonora Trajano
- Lei da Mata Atlântica: retrocesso ambiental — Roberto Varjabedian
- Os riscos de extinção de sapos, rãs e pererecas em decorrência das alterações ambientais —Vanessa Verdade, Marianna Dixo e Felipe Curcio
- Para que servem os inventários de fauna? — Luís Fábio Silveira et al.
- Impactos ambientais da mineração no Estado de São Paulo — Andréa Mechi e Djalma Luiz Sanches
TEXTOS
- Análise da situação da produção de etanol e biodiesel no Brasil — Gerd Kohlhepp
- Queimadas de cana-de-açúcar: avaliação de efeitos na qualidade do ar e na saúde respiratória de crianças — Helena Ribeiro e Célia Pesquero
- Alexandre Rodrigues Ferreira e a formação do pensamento social na Amazônia — José Leite e Cecília Sayonara Leite
- Amazônia, Pará e o mundo das águas do Baixo Tocantins — Rogério Almeida
- A abordagem territorial do desenvolvimento rural – mudança institucional ou “inovação por adição”? — Arilson Favareto
- A influência da cultura na gestão das empresas latino-americanas — Paulo Roberto Feldmann
- José Carlos Mariátegui e o Brasil — Luiz Bernardo Pericás
RESENHAS
- Sachs, meu mestre — Cristovam Buarque — sobre "A Terceira Margem — Em Busca do Ecodesenvolvimento" de Ignacy Sachs
- A Física do Século 20 — Silvio Salinas — sobre "A Física do Século 20", de Michel Paty
- A Clave do Poético — Yudith Rosenbaum — sobre "A Clave do Poético", de Benedito Nunes
- Edward Said e o “estilo tardio” — Alcides Villaça — sobre "Estilo Tardio", de Edward Said
- Retrato do Irã — Betty Mindlin — sobre "Passeport à L'Iranienne", de Nahal Tajabod
|
IMPORTANTE Os eventos são gratuitos, abertos a todos os interessados e não exigem inscrição (as exceções estão indicadas na relação)
MAIO
• Dia 20, 16h30 ORIGEM E EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO SISTEMA DE RIFTES CENOZÓICOS DO SUDESTE DO BRASIL — RELAÇÃO COM A TECTÔNICA E SEDIMENTAÇÃO NAS BACIAS DE SANTOS E CAMPOS CICLO DE SEMINÁRIOS O PRÉ-SAL NA USP Expositor: Pedro Victor Zalán (Petrobras) Coordenadores: Ildo Sauer (IEE) e Yara Regina Marangoni (IAG) Local: Auditório G do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br)
• Dia 22, 8h45 3ª SESSÃO DO CURSO DESCOBRIR A AMAZÔNIA, DESCOBRIR-SE REPÓRTER Expositores: Ariovaldo Umbelino de Oliveira (FFLCH) e Eduardo Goes Neves (MAE) Coordenador: Pedro Hortiz (Faculdade Cásper Líbero e TV USP) Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa) Web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo Informações: ineshita@usp.br Atenção: trata-se de um curso para 25 estudantes de jornalismo selecionados; os demais interessados podem assistir às sessões no auditório ou pela web, mas não podem apresentar perguntas aos expositores
• Dia 25, 11h ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA CADEIA DE INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO Expositor: Mario Salerno (OIC-IEA e EP) Local: Sala 232 do Prédio do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (EP) da USP, Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128, Cidade Universitária, São Paulo
• Dia 25, 17h
DEMOCRACIA E CONFIANÇA — POR QUE OS CIDADÃOS DESCONFIAM DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS? Conferencista: José Álvaro Moisés (FFLCH e NUPPs) Debatedores: Francisco Weffort (Ieps), Lourdes Sola (FFLCH) e Rachel Meneguello (IFCH-Unicamp) Local: Sala 8 do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br)
• Dia 27, 16h30 TECTÔNICA DE SAL E IMPLICAÇÕES CONCEITUAIS PARA CARACTERIZAÇÃO DE NOVAS FRONTEIRAS EXPLORATÓRIAS CICLO DE SEMINÁRIOS O PRÉ-SAL NA USP Expositor: Webster Ueipass Mohriak (Petrobras) Coordenadores: Ildo Sauer (IEE) e Yara Regina Marangoni (IAG) Local: Auditório G do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br)
• Dia 28, 9h FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O PRÉ-SAL PARTE I CICLO DE SEMINÁRIOS O PRÉ-SAL NA USP Expositores: José Roberto Cardoso (EP), Ricardo Figueiredo Terra (Senai-SP), Luiz Scavarda (PUC-RJ),Pedro Penido Guimarães (Petrobras) e Jose Renato Ferreira de Almeida (Petrobras) Coordenador: José Roberto Cardoso (EP) Local: Auditório G do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br)
• Dia 29, 8h45 4ª SESSÃO DO CURSO DESCOBRIR A AMAZÔNIA, DESCOBRIR-SE REPÓRTER Expositores: Maritta Koch-Wesser (IEA) e outro a confirmar Coordenador: Pedro Hortiz (Faculdade Cásper Líbero e TV USP) Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa) Web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo Informações: ineshita@usp.br Atenção: trata-se de um curso para 25 estudantes de jornalismo selecionados; os demais interessados podem assistir às sessões no auditório ou pela web, mas não podem apresentar perguntas aos expositores
JUNHO
• Dia 2, 9h FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O PRÉ-SAL — PARTE II CICLO DE SEMINÁRIOS O PRÉ-SAL NA USP Expositores: Hernani Luiz Brinati (EP), Cíntia Cristina da Silva Ferreira (Ultragaz), Célia Dutra (Comgás), Raimar van den Bylaardt (IBPe e CTDUT), Nadine Bret-Rouzaut (Instituto Francês do Petróleo) e Carol Dahl (Escola de Minas do Colorado, EUA) Coordenador: Edmilson Moutinho dos Santos (IEE) Local: Auditório G do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br)
• Dia 9, 10h UNIVERSALIZAR DIREITOS EM UM CONTEXTO DE DESIGUALDADES CICLO DE DEBATES SOBRE O 3º PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Debatedores: a confirmar Coordenador: Sérgio Adorno (IEA e NEV) Local: a confirmar Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br)
• Dia 10, 13h30 SEMINÁRIO DE LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA EM BIOMEDICINA, AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Coordenador: Jair Minoro Abe (IEA) Local: Prédio da Medicina Legal, 1º Andar, Sala 2, Instituto Oscar Freire, Faculdade de Medicina (FM) da USP, Rua Dr. Arnaldo, 455, São Paulo Informações: com Sandra Sedinia (sedini@usp.br)
AGOSTO
• Dia 4, 10h SEGURANÇA PÚBLICA, ACESSO À JUSTIÇA E COMBATE À VIOLÊNCIA CICLO DE DEBATES SOBRE O 3º PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Debatedores: a confirmar Coordenador: Sérgio Adorno (IEA e NEV) Local: a confirmar Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br)
SETEMBRO
• Dia 1º, 10h EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS CICLO DE DEBATES SOBRE O 3º PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Debatedores: a confirmar Coordenador: Sérgio Adorno (IEA e NEV) Local: a confirmar Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br)
• Dia 22, 14h30 CONTINUA VIVA A REPÚBLICA DAS LETRAS? Conferencista: Peter Burke (Universidade de Cambridge, Reino Unido) Coordenador: Renato Janine Ribeiro (FFLCH e IEA) Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA. Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br)
OUTUBRO
• Dias 25 a 27 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE WATERLAT — TENSÃO ENTRE JUSTIÇA AMBIENTAL E JUSTIÇA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA: O CASO DA GESTÃO DA ÁGUA Local: Memorial da América Latina, São Paulo, SP Evento sujeito a inscrição e taxa de participação
|