Programação

A primeira atividade pública do Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia foi o debate "Questões Concernentes à Perspectiva de Análise da Atividade Científica", no dia 25 de junho. Os debatedores foram (a partir da esq. na foto) Hugh Lacey, Marcos Barbosa de Oliveira e Pablo Mariconda.
No dia 6 de agosto terá início a próxima atividade: o 15º Seminário Internacional de Filosofia e História da Ciência, com Fernando Tula Molina, da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina). Serão nove seminários nos dias: 6 e 13 de agosto; 10 e 24 de setembro; 8 e 22 de outubro; e 12, 19 e 26 de novembro. Os encontros acontecerão sempre às 10h, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Terry Shinn, da Maison de Sciences de l´Homme (França), e Anne Marcovitch darão conferências no bimestre outubro/novembro. Shinn falará sobre "Organização Intelectual e Social da Pesquisa em Nano" (29 de outubro) e "(Des)Encantamento e Interpenetração: Modernidade, Pós-Modernidade e Formas de Reflexividade" (6 de novembro). Marcovitch tratará de "Nanociência e as Ciências da Vida" (31 de outubro) e de "Forma, Imagens e Instrumentação em Nanociência e Nanotecnologia" (4 de novembro). As conferências terão início às 10h, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, e serão proferidas em inglês, sem tradução.
Todos os eventos do grupo terão transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo. Para mais informações e inscrições os interessados devem entrar em contato com Claudia Regina pelo telefone (11) 3091-1686 ou e-mail clauregi@usp.br.
|
|
Em junho, foi criado o Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia do IEA. O núcleo da nova equipe é constituído pelos pesquisadores participantes do Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência – Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade", iniciado em março e com duração prevista de quatro anos.
O objetivo central do projeto temático e, conseqüentemente, do grupo é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais de indivíduos e instituições nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade.
A exploração desses papéis desdobra-se em dois conjuntos de investigações:
-
a importância contemporânea da tecnociência (inclusive o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da pesquisa científica);
-
os aspectos centrais do desenvolvimento histórico da tecnociência.
Dentre as questões a serem analisadas no primeiro conjunto estão:
-
as mudanças ocorridas nas décadas recentes nos modos de produção social do conhecimento tecnocientífico com o aumento do financiamento privado (e diminuição do financiamento público) da pesquisa científica;
-
o modo pelo qual essas mudanças afetam o status dos valores de objetividade, neutralidade e autonomia aos quais a comunidade científica tradicionalmente adere;
-
a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo;
-
os problemas teóricos (artificial-natural, identidade biológica etc.) e práticos (crítica ética, proposta de alternativas etc.) da biotecnologia atual;
-
a relevância de alternativas às práticas tecnocientíficas (por exemplo, agroecologia) e o papel da bioética e de abordagens influenciadas pelo “princípio de precaução” para a avaliação do significado dessas mudanças.
As investigações do segundo conjunto incluem:
-
a idéia do "controle da natureza" e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna;
-
as relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas idéias mecanicistas.
As ligações entre os dois conjuntos de investigações serão reforçadas pelo uso de um modelo de atividade científica que identifica as relações mutuamente reforçadoras que existem entre a adoção, na pesquisa, de estratégias metodológicas particulares e a sustentação de valores éticos e sociais particulares.
Outro objetivo do projeto é propiciar, através de uma série de eventos e publicações, discussões entre cientistas, filósofos e cientistas sociais (brasileiros e de outros países) com abordagens metodológicas e perspectivas éticas divergentes e verificar como os resultados dessas discussões podem ter um impacto positivo na pesquisa científica, no ensino de ciências e na educação superior.
O coordenador do projeto temático e do grupo é Pablo Mariconda, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Os outros integrantes da equipe central são Hugh Lacey, professor emérito do Swarthmore College (EUA); Marcos Barbosa de Oliveira, do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP; José Roberto Machado Cunha da Silva, do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas; Sylvia Gemignani Garcia e Rui Braga, ambos do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP; e Mauricio de Carvalho Ramos, do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP. O grupo também conta com a colaboração de outros pesquisadores, membros correspondentes estrangeiros e pós-graduandos.
|
PERFIL
O economista Paul Singer é secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego desde junho de 2003. Professor titular aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e integrou o Conselho Deliberativo do IEA nos anos 90. De 1989 a 1992, foi secretário de Planejamento do município de São Paulo. Autor de diversos livros sobre economia política, Singer se dedica à economia solidária desde 1996, tendo escrito sobre o tema os livros "Uma Utopia Militante" (1998) e "Introdução à Economia Solidária" (2002) e organizado (junto com André Ricardo de Souza) o livro "Economia Solidária no Brasil", além de ser autor de capítulos, verbetes e artigos sobre o assunto.
|
|
Paulo Singer, secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, faz a conferência "Economia Solidária, uma Proposta para Outro Mundo Possível" no dia 8 de agosto, às 14h30, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
O evento terá como debatedores Mariana Almeida (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP) e Francisco Whitaker (Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo). A coordenação será de Sylvia Leser de Mello (Instituto de Psicologia da USP)
Quem não puder comparecer poderá acompanhar o evento pela internet em www.iea.usp.br/aovivo.
IGUALDADE
Em entrevista (leia a íntegra) publicada na revista "Estudos Avançados" 62 (janeiro-abril/2008), Singer diz que a economia solidária "demonstra que a alienação no trabalho, que é típica da empresa capitalista, não é indispensável". Considera que "o trabalho é uma forma de aprender, de crescer, de amadurecer, e essas oportunidades a economia solidária oferece a todos, sem distinção".
Singer define a economia solidária como um modo de produção cuja característica central é a igualdade de direitos, acrescida da autogestão, ou seja, "os empreendimentos são geridos pelos próprios trabalhadores coletivamente de forma inteiramente democrática, com cada membro tendo direito a um voto".
Na conferência, Singer tratará de diversos aspectos ligados ao desenvolvimento e regulamentação da economia solidária: adequação das cooperativas à legislação trabalhista, clubes de troca, empresas com autogestão, redes de cooperativas, crédito, microcrédito, incubadoras universitárias de cooperativas populares e até a questão das falsas cooperativas (empreendimentos que adotam o modelo cooperativista apenas para desonerar a folha de pagamento de encargos trabalhistas).
Local Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Informações Com Cláudia Regina, pelo telefone (11) 3091-1686 ou pelo e-mail clauregi@usp.br.
|
OS EVENTOS SÃO GRATUITOS E ABERTOS A TODOS OS INTERESSADOS
|
LOCAL Todos os eventos acontecem no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. |
INTERNET Transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo |
AGOSTO
• Dia 4, 14h30 ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR INTERNACIONAL Expositores: Emilio Bizzi (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), Fiorella Kostoris (Universidade de Estudos de Roma "La Sapienza", Itália), Jerrold Meinwald (Universidade Cornell, EUA), Koji Nakanishi (Universidade Columbia, EUA) e Mordechai Sheves (Instituto Weizmann de Ciência, Israel) Coordenador: Hernan Chaimovich (vice-diretor do IEA) O evento será em inglês e seguido de uma apresentação artística (música e mágica) com alguns dos pesquisadores e seus acompanhantes (leia nota no fim desta edição). Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1688
• Dias 6 e 13, 10h 15º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA (1º e 2º seminários) Expositor: Fernando Tula Molina (Universidade Nacional de Quilmes, Argentina) Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
• Dia 8, 14h30 ECONOMIA SOLIDÁRIA, UMA PROPOSTA PARA OUTRO MUNDO POSSÍVEL Conferencista: Paul Singer (secretário nacional de Economia Solidária) Debatedores: Mariana Almeida (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP) e Francisco Whitaker (Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo) Coordenadora: Sylvia Leser de Mello (IP-USP) Informações: Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
• Dia 11, 10h ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS Expositores: Paulo Todescan Lessa Mattos (FGV-RJ), Alexandre Abdal (Cebrap), representante da ABDI e representante da Embaixada dos EUA Coordenador: Glauco Arbix (IEA e FFLCH-USP) Informações e inscrições: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685
• Dias 12, 9h THE NATURE OF APPLIED GEOMORPHOLOGY Conferencista: Andrew Shaw Goudie (Universidade de Oxford, Reino Unido) Coordenadora: Cleide Rodrigues (FFLCH-USP) Informações e inscrições: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685
• Dia 18, 10h ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA FRANÇA Expositores: Mario Salerno (IEA e EP-USP), Laura Parente (Laboratório Técnicas, Territórios e Sociedades — Latts —, França), representante da ABDI e representante da Embaixada da França Coordenador: Glauco Arbix (IEA e FFLCH-USP) Informações e inscrições: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685
• Dia 25, 10h ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA FINLÂNDIA Expositores: Glauco Arbix (IEA e FFLCH-USP), Joana Ferraz (FGV-SP), Pekka Hirvonen (Embaixada da Finlândia) e representante da ABDI Coordenador: Mario Salerno (IEA e EP-USP) Informações e inscrições: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685
• Dia 27 e 28, 8h30 SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS URBANAS, TERRITÓRIOS E EXCLUSÃO SOCIAL: ÍNDIA-BRASIL, UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA Vários expositores Informações: Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
SETEMBRO
• Dia 1º, 10h ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NO JAPÃO Expositores: Mario Salerno (IEA e EP-USP), Zil Miranda (Cebrap), representante da ABDI e representante da Embaixada do Japão Coordenador: Glauco Arbix (IEA e FFLCH-USP) Informações e inscrições: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685
• Dias 10 e 24, 10h 15º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA (3º e 4º seminários) Expositor: Fernando Tula Molina (Universidade Nacional de Quilmes, Argentina) Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
OUTUBRO
• Dias 8 e 22, 10h 15º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA (5º e 6º seminários) Expositor: Fernando Tula Molina (Universidade Nacional de Quilmes, Argentina) Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
• Dia 29, 10h INTELLECTUAL AND SOCIAL ORGANIZATION OF NANO RESEARCH Conferencista: Terry Shinn (Maison de Sciences de l'Homme, França) Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
• Dia 31, 10h NANOSCIENCE AND THE LIFE SCIENCES Conferencista: Anne Marcovitch Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
NOVEMBRO
• Dia 4, 10h FORM, IMAGES AND INSTRUMENTATION IN NANOSCIENCE AND NANOTECHNOLOGY Conferencista: Anne Marcovitch Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
• Dia 6, 10h (DIS)ENCHANTMENT AND INTERPENETRATION: MODERNITY, POSTMODERNITY AND FORMS OF REFLEXIVITY Conferencista: Terry Shinn (Maison de Sciences de l'Homme, França) Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
• Dias 12, 19 e 26, 10h 15º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA (7º, 8º e 9º seminários) Expositor: Fernando Tula Molina (Universidade Nacional de Quilmes, Argentina) Informações e inscrições: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
|
Encontro multidisciplinar reúne pesquisadores estrangeiros em agosto
No dia 4 de agosto, às 14h30, o IEA receberá uma delegação de pesquisadores de universidades dos EUA, Itália e Israel. O evento será seguido de uma apresentação artística com alguns dos pesquisadores e seus acompanhantes. Na parte científica haverá cinco exposições (em inglês): o neurocientista Emilio Bizzi, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) falará sobre "O Sistema Nervoso Central e a Geração de Movimentos Voluntários"; o tema do químico Jerrold Meinwald, da Universidade Cornell (EUA) será "Explorando a Química das Interações Bióticas"; o químico Koji Nakanishi, da Universidade Columbia (EUA), tratará de "Alguns Compostos Fisiologicamente Ativos da Natureza"; Mordechai Sheves, vice-presidente para Transferência Tecnológica do Instituto Weizmann de Ciência (Israel), falará sobre "Interações Universidade-Empresa: o Caso do Instituto Weizmann"; Fiorella Kostoris, da Universidade de Roma "La Sapienza" (Itália), abordará "O Futuro da União Européia". A parte artística do evento constará de: apresentação musical com Jerrold Meinwald (flauta), sua mulher Charlotte Greenspan (piano) e Pico Alt (violino), neta de Nakanishi; espetáculo de mágica a cargo de Nakanishi. A visita da delegação ao IEA conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências, Academia de Ciências do Estado de São Paulo e do Instituto de Relações Internacionais da USP.
|