Você está aqui: Página Inicial / REVISTA / Lançamentos / Meio ambiente e patrimônio cultural são destaques da revista Estudos Avançados 102

Meio ambiente e patrimônio cultural são destaques da revista Estudos Avançados 102

por Mauro Bellesa - publicado 26/08/2021 14:30 - última modificação 30/08/2021 12:39

Lançada este mês (agosto) a nova edição (102) da revista Estudos Avançados, que traz os dossiês "Energia e Ambiente", "Híbridos do Conhecimento" e "Espaços Religiosos".

Capa da revista Estudos Avançados 102Já está disponível para dowload gratuíto na plataforma SciELO a nova edição (102) da revista Estudos Avançados, publicação quadrimestral do IEA. Desta vez a revista traz três dossiês: "Energia e Ambiente", "Híbridos do Conhecimento" e "Espaços Religiosos" [veja sumário abaixo].

Segundo o editor da revista, Sérgio Adornoas múltiplas facetas do dossiê "Energia e Ambiente" propõem questões estratégicas para o desenvolvimento sustentável. "Guardada a complexidade que as relações entre energia e ambiente suscitam, o dossiê aborda problemas que vêm mobilizando a atenção da comunidade científica, quando menos da opinião pública informada". Parte dos artigos trata de estudo de casos, "sugestivos de tendências mais abrangentes que estejam em curso no domínio dessas relações" entre energia e ambiente, afirma o editor.

Qualidade do ar

De acordo com o artigo que abre o dossiê, "Análise do Monitoramento da Qualidade do Ar no Brasil", escrito por pesquisadores do Instituto de Saúde e Sustentabilidade, IEA e Faculdade de Medicina (FM) da USP, apenas dez estados e o Distrito Federal monitoram a qualidade do ar, por meio de 371 estações ativas, 80% delas na Região Sudeste, e apenas cinco estados comunicam em tempo real à população os dados do monitoramento. Os autores ressaltam que após 30 anos de sua criação, a Rede Nacional de Qualidade do Ar ainda está incompleta, "inviabilizando uma adequada gestão da qualidade do ar pelos órgãos ambientais.

Outro artigo do dossiê ("Infraestrutura Verde para Monitorar e Minimizar os Impactos da Poluição Atmosférica") analisa o papel das árvores na retenção em sua superfície de material particulado, um dos principais contaminantes do ar nas cidades. O trabalho utilizou amostras de cascas de árvores de cinco parques da cidade de São Paulo.

Os demais cinco artigos do dossiê tratam da integração hídrica na fronteira Brasil-Uruguai; do potencial do estado do Rio Grande do Norte para produção de energia eólica e das políticas necessárias para que a produção dessa energia se consolide; dos problemas na implantação Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha, na cidade do Rio de Janeiro; da importância de biodiversidade das florestas tropicais da África e da América do Sul para a produção de medicamentos, pesticidas e outros produtos; e da aproximação das formulações dos povos kaiowa e guarani do Mato Grosso do Sul às reflexões da ecologia política.

Adaptação climática

O segundo dossiê, “Híbridos do Conhecimento”, reúne artigos de integrantes do Grupo Pesquisa Ambiente e Socidade do IEA e dialoga com o dossiê anterior ao tratar de temas como adaptação climática em nível local (inclusive em estudo comparativo Brasil-Portugal), políticas para a água e governança de recursos hídricos. O propósito do dossiê é "promover a integração entre diferentes campos do conhecimento sob perspectivas de codesign, coprodução e codisseminação", explica o Adorno.

O artigo "Integrando Conhecimentos para Avançar na Adptação Climática no Nível Local", escrito por pesquisadores da USP, Universidade de Veneza (Itália) e Universidade Waikato (Nova Zelância), alerta que a adaptação climática é um desafio particularmente urgente para os tomadores de decisão nos níveis municipal e regional, considerando-se as lacunas no desenvolvimento de respostas locais, como ausência de dados e falta de vontade política ou recursos.

Estariam os atuais instrumentos (políticas, planos e estratégias) de adaptação às mudanças climáticas adequadamente endereçados à redução de desigualdades, justiça e demanda por direitos? A questão é discutida no artigo "Justiça Climática e as Estratégias de Adaptação às Mudanças Climáticas no Brasil e em Portugal". O estudo analisa a produção científica nos dois países sobre justiça climática e discute como suas estratégias e políticas de adaptação incorporam componentes relacionados à justiça.

Os temas dos outros três artigos do dossiê são: os desafios da governaça da água a partir do conceito de território hidrossocial; como essa governança se dá na Região Metropolitana de São Paulo; e os conflitos das políticas da água e do esgotamento sanitário e da universalização desses serviços como um common.

A abordagem dos temas do dossiê "tem em comum o foco na multiplicidade de atores, de interesses e de disputas, o que possibilita avaliar impactos no agravamento das desigualdades sociais e nos impasses às garantias de direitos humanos para o maior número de cidadãos e cidadãs", afirma o editor. Além disso, as , abordagens metodológicas, sistêmicas e interativas dos artigos permitem "conhecer e avaliar experimentos e inovações em curso, acenando para um futuro mais sustentável e adaptado à escassez de recursos no contexto de mudanças ambientais globais".

Patrimônio histório e artístico

O dossiê “Espaços Religiosos” reúne textos apresentados em seminário organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA em novembro de 2019. O evento fez um balanço dos estudos atuais sobre patrimônio histórico e artístico conservado em espapos religiosos e institucionais católicos no Brasil.

A partir do contexto de histórias globais/locais conectadas, o texto "Caminhos Cifrados/Conectados: Patrimônio Jesuítico entre Rio de Janeiro e São Paulo" trata das trajetórias de destruição, dispersão, reconstrução e preservação que marcaram a história do patrimônio jesuítico na Região Sudeste, particularmente dos antigos colégios do Rio de Janeiro e de São Paulo e de localidades de missões do litoral paulista e fluminense.

O dossiê discute também, em quatro artigos, a decoração da Capela de São Miguel Arcanjo, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, a formação do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes (SP), o estabelecimento de espaços católicos próprios pela população negra da cidade de São Paulo no século 19 e vertente artística da restauração da Congregação Beneditina Brasileira, promovida pela Congregação de Beuron, Alemanha, por meio da atuação de integrantes da Escola de Arte de Beuron.

Versão impressa: os exemplares da edição 102 de "Estudos Avançados" estarão disponíveis no início de setembro, ao preço de R$ 30,00. Os interessados em reservar um exemplar ou fazer uma assinatura anual da revista (três edições por R$ 90,00) podem enviar mensagem para estavan@usp.br.


 

SUMÁRIO

Energia e Ambiente

  • Análise do Monitoramento da Qualidade do Ar no Brasil - Evangelina da M. P. A. de Araújo Vormittag, Samirys Sara Rodrigues Cirqueira, Hélio W. Neto e Paulo H. N. Saldiva
  • Infraestrutura Verde para Monitorar e Minimizar os Impactos da Poluição Atmosférica - Ana Paula G. Martins, Andreza P. Ribeiro, Maurício L. Ferreira, Marco Antonio G. Martins, Elnara M. Negri, Marcos Antônio Scapin, Anderson de Oliveira, Mitiko Saiki, Paulo H. N. Saldiva e Raffale Lafortezza
  • A Água como Elemento de Integração Transfronteiriça: O Caso da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo - Fernanda de Moura Fernandes, Gilberto Loguercio Collares e Rafael Corteletti, Panorama do setor eólico no estado do Rio Grande do Norte no período 2004-2017 - Gerbeson Carlos B. Dantas, Marcus V. S. Rodrigues, Leonardo M. X. Silva, Marisete D. de Aquino e Antônio Clécio F. Thomaz
  • Em Busca da Escala Local: Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha, Atualidade e Perspectivas - Eunice Helena S. Abascal e Carlos A. Bilbao
  • África e América do Sul: O Futuro Passa pela Biodiversidade - Paulo Roberto Feldmann
  • Notícias de uma Assembleia Tempestuosa: A Ecologia Política segundo os Kaiowa e Guarani - Spensy K. Pimentel

Híbridos do conhecimento

  • Integrando Conhecimentos para Avançar na Adaptação Climática no Nível Local - Michele D. Fontana, Fabiano de A. Moreira, Silvia Serrao-Neumann, Giulia Lucertini, Denis Maragno e Gabriela M. Di Giulio
  • Justiça Climática e as Estratégias de Adaptação às Mudanças Climáticas no Brasil e em Portugal - Pedro Henrique Campello Torres, Alberto Matenhauer Urbinatti, Carla Gomes, Luísa Schmidt, Ana Lia Leonel, Sandra Momm e Pedro Roberto Jacobi
  • Desafios de Governança da Água: Conceito de Territórios Hidrossociais e Arranjos Institucionais - Vanessa Lucena Empinotti, Natalia D. Tadeu, Maria Christina Fragkou e Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli
  • Os Conflitos das Políticas da Água e do Esgotamento Sanitário: Que Universalização Buscamos? - Mariana G. Arteiro da Paz, Ana Paula Fracalanza, Estela Macedo Alves e Flávio J. Rocha da Silva
  • Governança da Água na Região Metropolitana de São Paulo – Desafios à Luz das Mudanças Climáticas - Pedro Roberto Jacobi, Marcos Buckeridge e Wagner Costa Ribeiro

Espaços religiosos

  • Caminhos Cifrados/Conectados: Patrimônio Jesuítico entre Rio de Janeiro e São Paulo - Renata Maria de Almeida Martins
  • A Decoração da Capela de São Miguel Arcanjo em São Miguel Paulista (SP) - Thais Cristina Montanari
  • Do Aldeamento de Mboy à Formação do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes (SP) - Angélica Brito Silva
  • Lugares do Catolicismo Negro na São Paulo do Século 19 - Fabrício Forganes Santos
  • A arte da Escola Beneditina de Beuron no Brasil e a Restauração Religiosa pela Arte - Klency Kakazu de Brito Yang