Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Que os Brasileiros Pensam da Democracia

O Que os Brasileiros Pensam da Democracia

por Cláudia Regina - publicado 25/04/2025 10:40 - última modificação 25/04/2025 14:52

Detalhes do evento

Quando

de 08/05/2025 - 09:30
a 08/05/2025 - 12:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Pela primeira vez na história o Brasil está completando 40 anos de regime democrático. É a mais longeva experiência democrática vivida pelo país que, embora difícil e cheia de reveses, deu lugar a avanços importantes. Os brasileiros nunca tiveram tanta liberdade para fazer suas escolhas e para se expressar politicamente. A grande maioria dos eleitores participa das eleições e, mesmo sendo críticos de aspectos importantes do processo político, escolhem com alternância governos e os seus representantes.

O país vive, assim, um momento particularmente importante para se indagar o que pensam os brasileiros da democracia. Em que sentido teriam os 40 anos de experiência democrática recente impactado as convicções e a cultura política dos brasileiros? A pergunta é pertinente em vista do desejo, embora minoritário, de segmentos de eleitores que defendem a volta do regime autoritário e, mais grave do que isso, em face da tentativa denunciada pela Procuradoria Geral da República de efetivação de um golpe de Estado que visava impedir o presidente eleito em 2022 de tomar posse e de governar.

O tema já foi objeto de pesquisas anteriores, mas ressurge agora renovado com a inclusão de novas dimensões pelas quais é possível se aprofundar o conhecimento que se tem da matéria. Uma pesquisa realizada pelo IPESPE, sob a direção do cientista político Antônio Lavareda, retoma o tema e acrescenta novas variáveis de pesquisa como a relação entre os poderes e o papel das mídias sociais. Para um regime que foi definido por Abraham Lincoln como sendo “do povo, para o povo e pelo povo” a percepção e o conhecimento dos cidadãos sobre o seu funcionamento é um fator relevante do processo de sua legitimação.

Neste seminário Antônio Lavareda apresentará os resultados da mais recente copesquisa realizada sobre o tema e discutirá as suas implicações inclusive para o que se designa como crise do regime. A pesquisa abre novas perspectivas para o conhecimento e a vivência de um regime que está sempre em processo de mudanças.  Esta inovação do conhecimento será objeto do seminário.

Inscrições

Evento público e gratutio | com inscrição prévia

Transmissão on-line:  canal do YouTube do IEA

Programação

9h30

Abertura: José Álvaro Moisés (IEA-USP)

9h45

Expositor: Antonio Lavareda (IPESPE)

 

Comentaristas: Cristiane Lucena Carneiro (IRI e IEA-USP) e Oswaldo E. Amaral (CESOP/Unicamp)

 

Moderador: José Álvaro Moisés (IEA-USP)

12h30

Encerramento