Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável - Reflorestamento
Detalhes do evento
Quando
a 12/05/2025 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Em 2023, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS Brasil) produziu o projeto Retomada Econômica Verde, que buscou conhecer e registrar como alguns países (Chile, França, China e EUA) estão implementando ações em torno do avanço da agenda de Economia Verde, a fim de identificar experiências que poderiam servir para o Brasil construir a sua própria estratégia.
Nesta nova etapa buscamos entender como o Plano de Transformação Ecológica apresentado pelo Governo Federal, assim como os novos instrumentos que estão sendo debatidos no Congresso Nacional, têm impactado 8 diferentes setores estratégicos da Economia.
Foram debatidos em parceria com o Insper, os setores de Energia Elétrica, Transporte, Agricultura e Pecuária. Nessa parceria com o IEA, serão discutido os seguintes setores: Resíduos Sólidos, Reflorestamento, Serviços, Saneamento básico e Construção Civil e Indústrias de Transformação, e como estes vêm se adaptando diante do contexto das mudanças climáticas.
O objetivo é proporcionar um espaço de diálogo e aprendizado, reunindo lideranças, organizações da sociedade civil, academia, setor privado e poder público, com o intuito de encontrar convergências para o avanço das principais propostas da agenda de transformação ecológica e propostas específicas para os diversos setores, trazendo à tona experiências exitosas que mostrem os caminhos possíveis para a inovação tecnológica, a adoção de princípios ESG (Environmental, Social and Governance) e para as medidas que possam potencializar as melhores práticas e políticas.
- Estratégias de reflorestamento e contexto atual do Setor no Brasil: tipos e técnicas de reflorestamento, seus benefícios, desafios e políticas públicas.
- Viabilidade econômica da floresta: potencial econômico do reflorestamento e mercado de carbono.
- Experiências indígenas e saberes da floresta - seus bens e serviços, relação ser humano e natureza, territorialidade e ancestralidade.
- A complexidade e perspectivas do plantio de árvores nas cidades e territórios.
Esse diálogo é uma oportunidade única para engajar sociedade civil, setor privado, academia e poder público na construção de soluções integradas que fortaleçam a economia regenerativa e promovam um Brasil mais sustentável.
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA
Inscrições
(*) Evento híbrido | Evento público e gratuito
Com inscrição prévia | Não haverá certificação
Organização
Programação
14h |
Recepção |
14h30 |
Abertura e boas-vindas: Ricardo Young (presidente do IDS) e Marcos Buckeridge (vice-diretor do IEA) |
14h45 |
Exposição: Thiago Belote Silva (Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) Cinthia Caetano Carvalho (Future Carbon Group) - a confirmar Márcio Bakairi (agroecologista) Maurício Ruiz (Instituto Terra de Preservação Ambiental) Mediação: Ricardo Young (IDS) |
16h30 |
Perguntas abertas ao público |
17h |
Encerramento |