Jogos para Exercitar o Pensamento Hipotético-Dedutivo
Detalhes do evento
Quando
de
06/05/2025 -
19:00
a 06/05/2025 - 21:00
a 06/05/2025 - 21:00
Onde
ON-LINE
Nome do Contato
Minicurso
O pensamento formal ou hipotético-dedutivo, segundo Jean Piaget, caracteriza uma forma de raciocínio possível de ser utilizada a partir dos 11 – 12 anos de idade. Ele é regulado pela lógica das proposições, pelas estruturas de reticulado e grupo das quatro transformações (INRC). Seu desenvolvimento decorre da maturação de estruturas cerebrais, da qualidade e quantidade de interação oferecidas pelo meio social. Esse tipo de pensamento é condição para que o adolescente compreenda conceitos e realize tarefas relativas às diferentes disciplinas dos anos finais da Escola Fundamental. Ocorre que muitos adolescentes não dominam essa forma de raciocínio, sendo essa uma das causas das dificuldades de aprendizagem que enfrentam nesta fase de sua educação básica. Não dispondo dessa possibilidade, recorrem, de forma insuficiente, a modos de raciocínio característicos do pensamento operatório concreto ou mesmo pré-operatório. No currículo escolar não há uma disciplina que “ensine” formas cognitivas de pensar, ainda que essas sejam condição para que os alunos compreendam os conteúdos que seus professores ensinam, às vezes, em vão. A prática e a discussão de situações-problema no contexto de jogos podem ser uma alternativa para se aprender a pensar de forma hipotético-dedutiva, podendo ser estendidas ao domínio de conteúdos disciplinares. O objetivo do minicurso é apresentar jogos que exercitam tais possibilidades de pensar e resolver problemas.
Inscrições
Evento público e gratuito | Com inscrição prévia | Com certificação para participantes ao vivo
Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra
Organização
Programação
Evento com transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=rQX5K0W6M_s