Da Caridade à Filantropia Estratégica
Detalhes do evento
Quando
a 28/04/2025 - 11:00
Onde
Nome do Contato
Solidariedade e Caridade são duas palavras que estiveram presentes desde os primórdios da humanidade como elementos vitais para a vivência e preservação dos agrupamentos sociais. Palavras que foram objetos de reflexão por antropólogos, historiadores, cientistas sociais e, especialmente, no âmbito das religiões ao buscar a transcendência da vida terrena.
Essas manifestações de como entender e aplicar essas palavras estiveram na origem da filantropia, assumindo um papel de valor para o doador, e pouco para o receptor.
Porém, esse processo foi sendo progressivamente modificado, especialmente com o rápido acúmulo de riqueza a partir do final do século XVII, devido à industrialização. Assim, ao final do século XIX surge a filantropia como instrumento importante de, minimamente, distribuir a riqueza. Para tanto, a filantropia deveria ser organizada em estruturas próprias.
Andrew Carnegie e John D. Rockefeller (sênior) foram os arautos dessa nova era. Durante o século XX e o primeiro quartil do XXI assistimos ao avanço para uma filantropia estratégica, na busca de maior impacto transformador das condições iníquas de grande parte da população mundial.
Neste seminário teremos a presença de estudiosos do tema, que refletirão sobre o momento atual da filantropia no enfrentamento das questões contemporâneas como direitos humanos, alterações ambientais, violência, entre outras.
Exposição:
Marcos Kisil, professor sênior do IEA
Debates:
Patrícia Kunrath, coordenadora de Conhecimento do GIFE
Paula Chies Schommer, professora da UDESC
Alexandre Macchione Saes, professor da FEA-USP e diretor da BBM-USP
Moderação:
Guilherme Ary Plonski, professor sênior do IEA
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA
Inscrições
Organização
Gema Filantropia (Grupo de Estudos de Modelos de Apoio à Ciência)