Como é o "Outro Mundo do Trabalho" que Queremos?
Detalhes do evento
Quando
a 29/04/2025 - 16:00
Onde
Nome do Contato
Sob uma premissa ‘altermundista’ de que “um outro mundo é possível”, e guiado pela esperança ‘blochiana’ “do que ainda-não-veio-a-ser” e pela possibilidade real do “vir-a-ser”, o “Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora” no IEA busca participar da construção do futuro, com o resgate do sentido ontológico do trabalho e de sua função social na sociedade, colocando em primeiro lugar os compromissos com a vida, com a saúde e com o bem-estar da classe trabalhadora, de forma sustentada e sustentável. Sem trabalho não haverá futuro, mas o futuro somente será sustentável se as pessoas que vivem do trabalho, emancipadas do trabalho subjugado, se tornarem protagonistas do processo de transformação de sonhos e utopias em realidades concretas possíveis, ‘reconciliando’ o trabalho com a vida, a saúde, o bem-estar e alegria.
O 13º Seminário Interdisciplinar, organizado através do GT5, que debate “Ideias e estratégias de luta para mudar o mundo do trabalho”, irá iniciar o grande debate sobre o que é este “outro mundo do trabalho” que queremos? Palestrantes e debatedoras – pessoas integrantes do “Observatório” no IEA - irão apresentar e defender suas propostas e utopias, com ênfase na economia e tecnociência solidária; na valorização e prevalência dos direitos humanos e direitos fundamentais de 2ª geração, e nas bandeiras dos movimentos sociais e populares para enfrentar as muitas mudanças do mundo do trabalho ditadas - até agora - pelo capital. Tem prevalecido a força do “tripé vilipendiador do trabalho” (Antunes), com sua base ideológica no neoliberalimo e ultraneolibertalismo; com sua base tecnológica e organizacional provida pelas contínuas reestruturações produtivas; e alimentado e acelerado pelo capital financeiro especulativo, que rege a atual lógica da extração da ‘mais-valia’, bem como, da extração da vida e saúde da classe trabalhadora.
Abertura:
René Mendes (coordenador do Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora do IEA)
Palestrantes:
Magda Barros Biavaschi (desembargadora aposentada do TRT4. Professora e pesquisadora do CESIT/Instituto de Economia/Unicamp e IEA)
Renato Peixoto Dagnino (professor titular aposentado do Departamento de Política Científica e Tecnológica IGE/Unicamp e IEA)
Katiuscy Silva (trabalhadora e ativista do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB e IEA)
Mediação:
Silvana Liberto Alves Maia (advogada, professora e ativista, IEA)
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA
Inscrições
(*) Evento híbrido | Evento público e gratuito
Com inscrição prévia | Não haverá certificação