Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Curso: O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina - Aula 1
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:08A recepção e circulação das ideias de esquerda na América Latina foi o tema debatido por Horacio Tarcus, diretor do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci), e Marisa Midori Daeacto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, neste curso que teve duração de três dias.
William Rowan Hamilton: A Álgebra Como a Ciência do Tempo Puro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:08Dominique Flament, diretor de pesquisa em Matemática e História da Matemática do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), comentou neste encontro a atuação de William Rowan Hamilton, importante matemático, físico e astrônomo do século 19, na formulação de teorias envolvendo números complexos.
Cedinci: Arquivo e Memória Política da Argentina
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:08O Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci) constitui-se como um centro de preservação, conservação, catalogação e difusão da memória das esquerdas desde meados do século XIX. Horacio Tarcus, diretor do Centro, tratou do processo de formação de um centro de arquivo e memória política na Argentina. Ele também abordou as possibilidades de um diálogo mais abrangente com centros brasileiros, na perspectiva de construção de uma rede de memória e história fundada nos arquivos e bibliotecas do movimento operário latino-americano.
Virada Sustentável - Desigualdade e Violência
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:07Uma das características de metrópoles como São Paulo são os contrastes extremos das condições de vida, em função das desigualdades presentes na sociedade e elevados índices de violência. Estes aspectos foram debatidos no seminário que fez parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo.
Virada Sustentável - Mobilidade Urbana
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:07Parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo, o tema mobilidade urbana foi debatido pelo diretor do IEA, Paulo Saldiva; superintendente da Associação Nacional de Transportes Público (ANTP), Luiz Carlos Mantovani Néspoli e pelo especialista em meio ambiente e sustentabilidade Luiz Antonio Cortez Ferreira, do Metrô de São Paulo
Virada Sustentável - Mudança Climática e Cidades
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:07Parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo, o seminário abordou o desafio de se pensar políticas públicas e práticas de sustentabilidade para as cidades, cada vez mais afetadas pelas mudanças climáticas do planeta.
Virada Sustentável - Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:07Inserido na programação da Virada Sustentável, este encontro reuniu especialistas e representantes do poder público para tentar pensar na sustentabilidade das grandes metrópoles com o olhar da complexidade, de forma a permitir a elaboração e execução de políticas públicas apropriadas.
Instituições Culturais: Museu Afro Brasil e Sesc São Paulo (por Emanuel Araújo e Danilo Miranda)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:07Na segunda atividade do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP, e Emanoel Araujo, que dirige o Museu Afro Brasil, foram os personagens centrais de encontro que discutiu as contribuições das instituições culturais na formação e desenvolvimento de São Paulo.
Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:56Segunda parte do seminário que marcou o início das atividades do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" e foi o primeiro de uma série de cinco, a serem realizados ao longo do segundo semestre deste ano. Nesta parte, os debatedores responderam às perguntas do público e fizeram suas conclusões.
Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:56O seminário marcou o início das atividades do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" e foi o primeiro de uma série de cinco, a serem realizados ao longo do segundo semestre deste ano. Nesta primeira parte, três conferencistas apresentaram a qualificação dos professores do ensino básico público e a infraestrutura de que dispõem para sua atuação profissional.
Sobre Academia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:48O projeto Sobre Academia (About Academia), do artista espanhol Antoni Muntadas, propõe uma reflexão sobre como a relação entre Universidade e Academia tem sido mantida ao longo dos anos e como o sistema americano de ensino superior -- com a dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas --, influenciaram a educação e, por sua vez, suas diversas formas de pedagogia.
Inovação e Educação no Século XXI
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:48Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper, falou sobre experiências nacionais e internacionais de inovação na educação, bem como as políticas de incentivo à inovação nas universidades brasileiras. Lisboa foi vice-presidente e diretor executivo do Itaú Unibanco, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, foi professor de economia na Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford.
Qui a peur des livres? (audio en français)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:06Le conférencier Jean-Yves Mollier a consacré sa carrière à l'histoire des pratiques de livres, d'édition et de lecture en France du XIXe au XXIe siècle. Bien que les problèmes économiques entourant l'univers de la culture n'étaient pas un sujet totalement innovant, le livre a ouvert un nouveau chemin dans le domaine de l'économie du livre, analysant le développement éditorial de la France de 1830 à 1914 du point de vue du marché et du développement Du capitalisme éditorial. Cette perspective a permis à l'auteur d'aller plus loin afin de comprendre les conglomérats des médias et l'espace donné au livre imprimé dans l'économie contemporaine.
Quem tem medo dos livros? (Dublado em Português)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:06O conferencista Jean-Yves Mollier dedicou sua carreira à história do livro, da edição e das práticas de leitura na França do século XIX ao século XXI. Embora as questões econômicas que envolvem o universo da cultura não constituíssem uma temática totalmente inovadora, a obra abria um caminho novo no campo da economia do livro, ao analisar o desenvolvimento editorial da França, de 1830 a 1914, sob a ótica do mercado e do desenvolvimento do capitalismo editorial. Essa perspectiva permitiu ao autor ir além, no sentido de compreender os conglomerados midiáticos e o espaço dado ao livro impresso na economia contemporânea.
Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:05Arnaldo Vieira de Carvalho foi o primeiro diretor da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Foi diretor clínico do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia do Estado, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia paulista e ainda diretor do Instituto Vacinogênico de São Paulo desde sua criação em 1893. Esta conferência analisou sua atuação na produção de vacinas antivariólicas em um período em que o combate às epidemias de varíola era uma das prioridades das autoridades sanitárias paulistas.
Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:06A atividade inaugural do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" fez um retrospecto da carreira de Ricardo Ohtake como dirigente cultural na cidade de São Paulo. Os convidados lembraram a trajetória de vida dedicada às artes e à cultura, iniciada no Departamento de Informação e Documentação Artísticas (IDART) da Secretaria Municipal de Cultural no final da década de 1970, quando Ricardo Ohtake liderou o projeto de organização do Centro Cultural São Paulo (CCSP), sendo seu primeiro diretor. De lá para cá, foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e diretor do Museu da Imagem e do Som e da Cinemateca Brasileira. Atualmente, dirige o Instituto Tomie Ohtake.
Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:07Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.
Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:07Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.
O que Podem os Prefeitos Brasileiros
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:56O debate sobre a gestão municipal no Brasil assume que os governos subnacionais têm autonomia na formulação e execução de políticas públicas. Neste encontro, Marta Arretche discutiu as implicações desta premissa para a formulação de políticas nas cidades.
Encontro com Jochen Volz
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:54Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, apresentou seus planos para o museu e conversou com 16 especialistas da área sobre os desafios da gestão cultural e da Pina.
Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:54Perto de completar um ano de realização, as Olimpíadas Rio 2016 deixaram um legado questionável para o Rio de Janeiro e para os atletas. Uma série de construções realizadas não tiveram uso após os jogos e algumas estão abandonadas, com estruturas danificadas. Restam dívidas a pagar e a dúvida sobre o que fazer com tudo o que foi produzido e prometido. Neste seminário, os participantes avaliaram o que se esperava do evento e o que de fato foi possível realizar, considerando essas questões do ponto de vista da gestão do legado material, como também do legado cultural e esportivo.
Agricultura Urbana: o Extremo Sul de São Paulo e a Cooperapas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:58Apresentação sobre a história da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), fundada em 2011 e única cooperativa de agricultores do município de São Paulo.
Qualidade Energética: História de uma Ideia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:56A primeira lei da termodinâmica assevera que a quantidade de energia interna conservada num sistema isolado não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada de uma forma em outra. Essa conferência resume a evolução dos atributos de qualidade ao longo dos séculos XIX e XX e conclui que a qualidade energética é um conceito apto a enfatizar as preocupações ecológicas do uso de combustíveis.
Global Perspectives on Disability and Vulnerability
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:09Os chamados Estudos da Deficiência consistem em um campo de estudo interdisciplinar que ganhou proeminência mundial, originado no contexto anglo-saxão em meados da década de 1960. Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Center for Evidence in Disability, também da LSHTM, discutiram questões relacionadas à prevalência da deficiência em várias regiões do mundo e às especificidades da vida de um corpo com deficiência em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.
Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:08Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Centre for Evidence in Disability, também na LSHTM, discutiu temas relacionados à prevalência da deficiência em diversas regiões do mundo e as especificidades de se habitar um corpo com impedimentos em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.
Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:05Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.
Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:05Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.
New Maps & New Destinations in our Age of Discovery
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:00Autor de The Age of Discovery, fellow da Oxford Martin School e professor adjunto da University of Technology Sydney, Chris Kutarna tratou dos novos "mapas", novos "destinos" na idade da descoberta. O foco foi nos atuais modelos de desenvolvimento, inovação e nos desafios da transição para a economia circular.
Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:53Com a crescente pressão em vários países para avançar em direção a produtos químicos renováveis, é essencial contar com ciência e tecnologia bem fundamentadas, assim como todas as suas dimensões relacionadas à bioeconomia.
Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:52Com a crescente pressão em vários países para avançar em direção a produtos químicos renováveis, é essencial contar com ciência e tecnologia bem fundamentadas, assim como todas as suas dimensões relacionadas à bioeconomia.
Dinâmicas, Flutuações e Pontos Cegos
— por Aziz Salem — última modificação 22/05/2020 14:37Resultado da pesquisa que Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira realizou durante o Programa Ano Sabático do IEA em 2016, este documentário tem direção da cineasta Priscila Lima. Ao produzir o filme, o objetivo de Lúcia era dar voz às pessoas dos coletivos culturais e fazer com que "a potência da obra deles aparecesse". Com 24 minutos de duração, a obra sintetiza seis horas de entrevistas gravadas com artistas, produtores culturais, gestores e pesquisadores.
Ciclo Brasil 64/85 (2º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 18:08Claudio Fonteles, da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, deu continuidade às discussões iniciadas no dia 13 de junho sobre a construção da memória da ditadura civil-militar (de 1964 a 1985) a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade. Segundo os organizadores, a negação da verdadeira história da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos direitos humanos.
Relançamento do Site Qualidade da Democracia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:10Este debate acadêmico marcou o relançamento do site Qualidade da Democracia (qualidadedademocracia.com.br). Fora do ar desde os últimos meses de 2016 por razões técnicas, o site publicou durante cinco anos um conjunto de análises críticas da situação política brasileira e internacional. No encontro, os conferencistas avaliaram os 30 anos de democracia brasileira, levando em consideração o conceito de qualidade da democracia e sua aplicabilidade.
Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:51Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.
Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:51Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.
Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11Richard Nunes, da Universidade de Reading, apresentou sua pesquisa que busca repensar a justiça no planejamento urbano-regional de sistemas alimentares. O foco é nas UFEs (do inglês Urban Food Enterprise), práticas comerciais socialmente inovadoras que buscam respostas alternativas e locais aos sistemas alimentares convencionais, desde os insumos até a recuperação de recursos e gerenciamento de resíduos.
Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:00Na data de aniversário comum a duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX, Luis Gama (1830-1882) e Machado de Assis (1839-1908), esta jornada teve como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.
Colóquio Editoração de Periódicos Acadêmicos: a Relação entre a Produção do Conhecimento e os Novos Suportes Eletrônicos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:52Este encontro reuniu editores acadêmicos para pensar as relações e possíveis novas implicações entre o “conteúdo”, o “suporte” e a “divulgação” (distribuição e impacto) do conhecimento no atual momento das publicações acadêmicas.
Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:59Na data de aniversário comum a duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX, Luis Gama (1830-1882) e Machado de Assis (1839-1908), esta jornada teve como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.
Qual Reforma do Licenciamento Ambiental?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:00A proposta de mudança na Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA, Lei 6.938/1981) e a criação de uma nova lei geral de licenciamento ambiental, ambas em curso no Congresso Nacional e no Executivo Federal, foram discutidas neste encontro. Segundo os coordenadores, organizações da sociedade civil e o Ministério Público alertam para o risco de graves retrocessos se determinadas propostas legislativas forem aprovadas.
Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:51Parte do conhecimento produzido pela USP nas atividades de pesquisa básica e aplicada nem sempre é devidamente compartilhada com a sociedade em geral e, em particular, com a indústria. Este workshop buscou reduzir tal distanciamento, acelerando a discussão sobre a interação academia-indústria no âmbito da USP. Participaram representantes de unidades da Universidade que se destacam em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de empresas e de entidades públicas e privadas relacionadas com a questão.
Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:51Parte do conhecimento produzido pela USP nas atividades de pesquisa básica e aplicada nem sempre é devidamente compartilhada com a sociedade em geral e, em particular, com a indústria. Este workshop buscou reduzir tal distanciamento, acelerando a discussão sobre a interação academia-indústria no âmbito da USP. Participaram representantes de unidades da Universidade que se destacam em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de empresas e de entidades públicas e privadas relacionadas com a questão.
Ciclo Brasil 64/85 (1º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 18:09Inaugurando as atividades do Ciclo Brasil 64/85, este encontro abordou a construção das memórias da ditadura civil-militar, de 1964 a 1985, a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade. Segundo os organizadores, a negação da verdadeira história da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos direitos humanos.
Formas de Pensamento, Ideologias e Mentalidades
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:00Nesta conferência, Carlos Guilherme Mota, primeiro diretor e cofundador do IEA, abordou aspectos fundamentais de sua produção como historiador, desde seus primeiros escritos, como Atitudes de Inovação no Brasil, publicado pela primeira vez em Portugal (1970), ao célebre e polêmico Ideologias da Cultura Brasileira (1977) e à revisionista História do Brasil.
Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.
Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.
Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte III
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:10O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.
Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:51Diante do cenário contemporâneo de uma nova relação capital-trabalho que vem se impondo, por um lado associada às pressões por maior responsabilidade social corporativa, e por outro, relacionada às questões ambientais, que envolvem eventos socioeconômicos e socioambientais, bem como transformações decorrentes de fenômenos como mudanças climáticas, coloca-se a necessidade de repensar processos de gestão empresarial que levem em consideração princípios do desenvolvimento sustentável.
Má Saúde num Bom Retiro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:50Neste encontro, o professor visitante do IEA Jeffrey Lesser apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa sobre a qualidade da saúde no bairro paulistano Bom Retiro. "Má saúde num Bom Retiro" analisa a "saúde do público" com enfoque em um quarteirão do “baixo Bom Retiro” de cerca de 1900 até o presente. O projeto faz uso de novas metodologias digitais que permitem o mapeamento da "saúde do público" e como o público em questão tem pensado sobre saúde ao longo do tempo.
Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:10O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.