Ciclo de formação discute redes climáticas e justiça ambiental
O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo RIbeirão Preto da USP, em parceria com a Universidade Jean Piaget de Angola, a plataforma de divulgação científica Ombala do Saber e o Amazonia Research Center (ARC), promove a partir do dia 12 de maio o Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola).
Os encontros serão realizados semanalmente pelo canal do IEA-RP no YouTube, entre os dias 12 de maio e 28 de julho, sempre às segundas-feiras, às 9h (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link até o dia 5 de maio. Podem participar professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema. Participantes que totalizarem 75% de frequência, por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado no chat em cada encontro, receberão certificado.
O ciclo está dividido em quatro módulos, que vão abordar oito temas ao longo de 12 encontros, totalizando 24h de formação. Entre os temas abordados, estão justiça ambiental e climática, políticas públicas ambientais e climáticas, governança e gestão ambiental e climática, saúde e clima, reflorestamento do planeta, Green Belt Movement, law enforcement, tecnologia e segurança ambiental e climática e policy recommendations.
A iniciativa, segundo os organizadores, pretende estabelecer redes climáticas entre Brasil e Angola, reforçando a cooperação técnica, política e científica, e promovendo soluções integradas para a justiça ambiental e aquecimento global. Essas redes podem ainda servir como modelo para outras nações do Sul Global, demonstrando como a cooperação regional pode ampliar impactos positivos no enfrentamento dos desafios planetários.
A coordenação das atividades é da coordenadora do IEA-RP, Carla Ventura; dos coordenadores do Grupo de Criminologia Experimental Eduardo Saad-Diniz e Ruth Estevão; do professor da Universidade Jean Piaget de Angola Mosquito Garrido; do fundador da plataforma Ombala do Saber, Patricio Jeremias; e Berta Cahango Vicente.
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br