Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 00:00 - última modificação 14/12/2023 12:01

ENCERRADA - Pós-doutorado em Educação: Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica

por Rafael Borsanelli - publicado 27/02/2025 16:20 - última modificação 10/04/2025 11:28

Cronograma atualizado.

Estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do projeto temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica (Linha 5: Currículos Escolares e seus Desafios Contemporâneos), vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no IEA-USP. O Programa de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução 8.689, de 03/09/2024.

A bolsa propicia trabalhos em equipe no âmbito do IEA, com vistas à consecução dos objetivos do projeto temático, especialmente por via do trabalho sistemático sobre os desafios contemporâneos dos currículos escolares, quer sua implementação oficial pelos sistemas, quer a performance das escolas no desenvolvimento curricular e as possíveis inovações decorrentes de novas leituras e pesquisas.

Bolsa FAPESP por 12 meses (prorrogável). Para valores de bolsa favor consultar https://fapesp.br/valores/bolsasnopais.

Os requisitos para obtenção da bolsa são os seguintes:

  1. Doutorado em Ciências Humanas e Sociais e/ou Doutorado em Educação.
  2. Experiência no trabalho educacional como gestor, professor ou especialista em funções educacionais.
  3. Interesse especial em trabalhos de grupo sobre currículos escolares nos vários níveis e etapas, com ênfase na Educação Básica e na Formação de Professores.
  4. Conhecimento e prática de instrumentalização tecnológica para a pesquisa em Ciências Humanas.
  5. Residir em São Paulo.


Os (as) candidatos (as) devem encaminhar:

A. Conexão do Currículo Lattes;

B. Súmula Curricular modelo FAPESP;

C. Carta de motivação com até 3 (três) páginas com discussão sobre o título do projeto temático, evidência de experiências pessoais na área educacional e demonstração de inserção no estudo de currículos. Desejável informação sobre internacionalização da carreira;

D. Carta de Recomendação que evidencie estudos, produção e prática educacional;

E. Anexar artigo relevante da produção, entre 12 e 16 páginas.

Inscrições via formulário online: forms.gle/yjEBpzgsgkmp6ezx6

Haverá entrevista com a coordenação do processo seletivo para os candidatos que forem selecionados na análise documental.

Cronograma de seleção:

  • Inscrições até dia 25/03/2025

  • Entrevistas: de 31/03 a 0̶4̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 07/04/2025 (As entrevistas serão realizadas de forma remota em dia e horário definido pela comissão de seleção.)

  • Resultado: até 0̶7̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶  10/04/2025

Para dúvidas ou esclarecimentos: tematico069775@usp.br.

Sobre o projeto

  • Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, ênfase em Educação

  • Nº do processo FAPESP: 2022/06977-5

  • Título do projeto: Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica

  • Área de atuação: Educação / Ensino

  • Pesquisador responsável: Maurício Pietrocola

  • Início da vigência da bolsa: na aprovação final da FAPESP

  • Unidade/Instituição: Instituto de Estudos Avançados da USP

  • Localização: Rua da Praça do Relógio, 109, São Paulo

​➤ ​Resultado final

ENCERRADA - Projeto Biota Síntese - Programa Mídia Ciência Fapesp

por Rafael Borsanelli - publicado 27/02/2025 11:15 - última modificação 03/04/2025 12:53

O Projeto Biota Síntese abre chamada para bolsista de jornalismo científico. O objetivo é produzir materiais jornalísticos que apresentem de forma clara a diversos públicos a abordagem das soluções baseadas na natureza (SbN) e sua relevância para a construção conjunta de políticas públicas que visem ao bem-estar humano e ao desenvolvimento sustentável. Os materiais jornalísticos terão como foco as atividades e pesquisas realizadas pelo Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, o Biota Síntese, um projeto integrador que envolve instituições governamentais (secretarias do governo do Estado de São Paulo e prefeitura de São Paulo), universidades públicas, institutos de pesquisas do estado e organizações não governamentais na busca pela coprodução de conhecimento e políticas públicas focadas em questões ambientais.

Espera-se da(o) bolsista atuação na divulgação dos estudos conduzidos no Projeto Biota Síntese, com participação nos seguintes meios: homepage do Projeto, ComCiência, Podcast Oxigência, ClimaCom, Nexo, Oeco etc.

  • Perfil desejado: jornalista ou pesquisador, com especialização em jornalismo científico (ou em curso, considerando as exigências da Fapesp)
  • Presença: híbrida (com atividades presenciais e remotas)
  • Orientadora: Gabriela Di Giulio
  • Homepage do ​projeto: biotasintese.iea.usp.br
  • Prazo para inscrição: 30 de março de 2025
  • Informações sobre a bolsa Mídia Ciência: fapesp.br/jornalismocientifico

Pessoas interessadas devem entrar em contato com Profa. Gabriela Di Giulio por meio do e-mail ggiulio@usp.br.

ENCERRADA - Estágio em CMS e ambiente Linux

por Fernanda Rezende - publicado 27/02/2025 10:45 - última modificação 03/04/2025 12:50

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP está selecionando um estagiário de Tecnologia da Informação. O aluno irá trabalhar no projeto de criação de um novo site para o IEA. As atividades incluirão a formatação do novo ambiente e a migração do conteúdo. Os candidatos precisam atender aos seguintes requisitos:

- Ser aluno USP, preferencialmente dos cursos de Computação, Engenharias ou Matemática ou com formação prévia na área.
- Ter experiência em ambientes HTML, PHP, MYSQL e CMS (principalmente Wordpress), tanto em projetos como em instalação/configuração.
- Desejável conhecimento de sistemas Linux, instalação, configuração.

As atividades serão desenvolvidas no IEA-USP, localizado na Cidade Universitária (Butantã), com carga horária de 30 horas semanais (segunda a sexta), em horário flexível.

Valor da bolsa: R$ 1412,00 + auxílio transporte

Enviar currículo até 16 de março com exemplos de experiências prévias para aziz@usp.br

ENCERRADA - Chamada de pesquisadores - Projeto Governança de Agentes de Inteligência Artificial

por Rafael Borsanelli - publicado 26/02/2025 15:25 - última modificação 03/04/2025 12:50

A Cátedra Oscar Sala está com chamada aberta para seleção de até 20 pesquisadores, que irão atuar no projeto liderado pelo titular Virgílio Almeida. Em 2025, a pesquisa da cátedra terá como objeto a governança de agentes de inteligência artificial (IA). O foco será a análise dos riscos éticos e sociais da pesquisa e desenvolvimento desses agentes, além da formulação de propostas de governança para mitigar impactos negativos e garantir transparência e responsabilidade no uso dessas tecnologias.

Os integrantes do grupo de pesquisadores se reunirão entre 21/03 a 12/12, das 16h às 18h, às sextas-feiras (veja datas), de forma remota ou híbrida. Além dos encontros com convidado(a)s proeminentes, outras atividades serão destinadas aos estudos orientados dos projetos de pesquisa e à produção de textos.

As discussões abordarão temas essenciais, como a autonomia dos agentes de IA, sua interpretabilidade, os riscos éticos envolvidos e a necessidade de mecanismos de prestação de contas. A Cátedra também irá explorar a importância da inclusão de perspectivas diversas no desenvolvimento dessas tecnologias para evitar preconceitos e desigualdades. Além disso, serão analisadas as arquiteturas tecnológicas que estruturam o funcionamento dos agentes de IA, garantindo que suas operações sejam alinhadas a princípios éticos e sociais. A governança adaptativa e colaborativa também será um tema central, com foco na necessidade de modelos flexíveis que envolvam governos, empresas e a sociedade na definição de padrões e boas práticas.

Além dos eventos, os pesquisadores envolvidos desenvolverão projetos e produzirão textos acadêmicos que contribuam para a reflexão e implementação de estratégias eficazes na governança de agentes de IA, especialmente considerando o contexto dos países do Sul Global.

A seleção será feita com base em um único documento de até no máximo duas páginas no qual o(a) pesquisador(a) expresse 1) seu interesse, 2) sua motivação,  3) sua contribuição em potencial e 4) uma curta biografia. As inscrições deverão ser feitas pelo formulário1 https://forms.gle/7Pf2trDXa5fchf159 até às 12:00 (meio dia) do dia 10/03/2025.

A chamada não oferece bolsas. ​Veja a programação prévia dos temas e encontros aqui.

ENCERRADA - Bolsa de pós-doutorado: Compreendendo o processo de coprodução de políticas socioambientais – medindo o impacto social

por Richard Meckien - publicado 05/02/2025 10:00 - última modificação 03/04/2025 12:50

Inscrições até 25/03/2025

O programa Biota Síntese busca um novo bolsista de pós-doutorado altamente qualificado para fazer parte do "Centro de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza".

O papel principal da posição será obter uma compreensão mais profunda dos processos de conhecimento e coprodução de políticas públicas dentro do projeto, bem como desenvolver e avaliar indicadores de impacto social.

O candidato ideal deve se destacar no trabalho em equipe colaborativo e ter fortes habilidades em escuta ativa e engajamento em diálogo com pesquisadores e atores sociais de diversas origens e experiências profissionais. Além disso, ele/ela deve possuir expertise em modelagem e métodos analíticos (bom conhecimento em R, github e análises estatísticas multivariadas) para trabalhar com indicadores de impacto, incluindo aqueles fornecidos pela Altmetrics, Overton e PlumX.

A bolsa, oferecida pela Fapesp, tem o valor de R$ 12.000,00 mensais e será concedidas por 24 meses. Inclui um fundo de reserva equivalente a 10% do seu valor anual, que deverá ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.

Mais informações aqui (em Inglês).