Oportunidades de pesquisa
ENCERRADA - Pós-doutorado em Educação: Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica
Cronograma atualizado.
Estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do projeto temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica (Linha 5: Currículos Escolares e seus Desafios Contemporâneos), vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no IEA-USP. O Programa de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução 8.689, de 03/09/2024.
A bolsa propicia trabalhos em equipe no âmbito do IEA, com vistas à consecução dos objetivos do projeto temático, especialmente por via do trabalho sistemático sobre os desafios contemporâneos dos currículos escolares, quer sua implementação oficial pelos sistemas, quer a performance das escolas no desenvolvimento curricular e as possíveis inovações decorrentes de novas leituras e pesquisas.
Bolsa FAPESP por 12 meses (prorrogável). Para valores de bolsa favor consultar https://fapesp.br/valores/bolsasnopais.
Os requisitos para obtenção da bolsa são os seguintes:
- Doutorado em Ciências Humanas e Sociais e/ou Doutorado em Educação.
- Experiência no trabalho educacional como gestor, professor ou especialista em funções educacionais.
- Interesse especial em trabalhos de grupo sobre currículos escolares nos vários níveis e etapas, com ênfase na Educação Básica e na Formação de Professores.
- Conhecimento e prática de instrumentalização tecnológica para a pesquisa em Ciências Humanas.
- Residir em São Paulo.
Os (as) candidatos (as) devem encaminhar:
A. Conexão do Currículo Lattes;
B. Súmula Curricular modelo FAPESP;
C. Carta de motivação com até 3 (três) páginas com discussão sobre o título do projeto temático, evidência de experiências pessoais na área educacional e demonstração de inserção no estudo de currículos. Desejável informação sobre internacionalização da carreira;
D. Carta de Recomendação que evidencie estudos, produção e prática educacional;
E. Anexar artigo relevante da produção, entre 12 e 16 páginas.
Inscrições via formulário online: forms.gle/yjEBpzgsgkmp6ezx6
Haverá entrevista com a coordenação do processo seletivo para os candidatos que forem selecionados na análise documental.
Cronograma de seleção:
-
Inscrições até dia 25/03/2025
-
Entrevistas: de 31/03 a 0̶4̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 07/04/2025 (As entrevistas serão realizadas de forma remota em dia e horário definido pela comissão de seleção.)
-
Resultado: até 0̶7̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 10/04/2025
Para dúvidas ou esclarecimentos: tematico069775@usp.br.
Sobre o projeto
-
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, ênfase em Educação
-
Nº do processo FAPESP: 2022/06977-5
-
Título do projeto: Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica
-
Área de atuação: Educação / Ensino
-
Pesquisador responsável: Maurício Pietrocola
-
Início da vigência da bolsa: na aprovação final da FAPESP
-
Unidade/Instituição: Instituto de Estudos Avançados da USP
-
Localização: Rua da Praça do Relógio, 109, São Paulo
➤ Resultado final
ENCERRADA - Projeto Biota Síntese - Programa Mídia Ciência Fapesp
O Projeto Biota Síntese abre chamada para bolsista de jornalismo científico. O objetivo é produzir materiais jornalísticos que apresentem de forma clara a diversos públicos a abordagem das soluções baseadas na natureza (SbN) e sua relevância para a construção conjunta de políticas públicas que visem ao bem-estar humano e ao desenvolvimento sustentável. Os materiais jornalísticos terão como foco as atividades e pesquisas realizadas pelo Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, o Biota Síntese, um projeto integrador que envolve instituições governamentais (secretarias do governo do Estado de São Paulo e prefeitura de São Paulo), universidades públicas, institutos de pesquisas do estado e organizações não governamentais na busca pela coprodução de conhecimento e políticas públicas focadas em questões ambientais.
- Perfil desejado: jornalista ou pesquisador, com especialização em jornalismo científico (ou em curso, considerando as exigências da Fapesp)
- Presença: híbrida (com atividades presenciais e remotas)
- Orientadora: Gabriela Di Giulio
- Homepage do projeto: biotasintese.iea.usp.br
- Prazo para inscrição: 30 de março de 2025
- Informações sobre a bolsa Mídia Ciência: fapesp.br/jornalismocientifico
Pessoas interessadas devem entrar em contato com Profa. Gabriela Di Giulio por meio do e-mail ggiulio@usp.br.
ENCERRADA - Estágio em CMS e ambiente Linux
- Ser aluno USP, preferencialmente dos cursos de Computação, Engenharias ou Matemática ou com formação prévia na área.
As atividades serão desenvolvidas no IEA-USP, localizado na Cidade Universitária (Butantã), com carga horária de 30 horas semanais (segunda a sexta), em horário flexível.
Valor da bolsa: R$ 1412,00 + auxílio transporte
Enviar currículo até 16 de março com exemplos de experiências prévias para aziz@usp.br
ENCERRADA - Chamada de pesquisadores - Projeto Governança de Agentes de Inteligência Artificial
Os integrantes do grupo de pesquisadores se reunirão entre 21/03 a 12/12, das 16h às 18h, às sextas-feiras (veja datas), de forma remota ou híbrida. Além dos encontros com convidado(a)s proeminentes, outras atividades serão destinadas aos estudos orientados dos projetos de pesquisa e à produção de textos.
As discussões abordarão temas essenciais, como a autonomia dos agentes de IA, sua interpretabilidade, os riscos éticos envolvidos e a necessidade de mecanismos de prestação de contas. A Cátedra também irá explorar a importância da inclusão de perspectivas diversas no desenvolvimento dessas tecnologias para evitar preconceitos e desigualdades. Além disso, serão analisadas as arquiteturas tecnológicas que estruturam o funcionamento dos agentes de IA, garantindo que suas operações sejam alinhadas a princípios éticos e sociais. A governança adaptativa e colaborativa também será um tema central, com foco na necessidade de modelos flexíveis que envolvam governos, empresas e a sociedade na definição de padrões e boas práticas.
Além dos eventos, os pesquisadores envolvidos desenvolverão projetos e produzirão textos acadêmicos que contribuam para a reflexão e implementação de estratégias eficazes na governança de agentes de IA, especialmente considerando o contexto dos países do Sul Global.
A chamada não oferece bolsas. Veja a programação prévia dos temas e encontros aqui.
ENCERRADA - Bolsa de pós-doutorado: Compreendendo o processo de coprodução de políticas socioambientais – medindo o impacto social
Inscrições até 25/03/2025
O programa Biota Síntese busca um novo bolsista de pós-doutorado altamente qualificado para fazer parte do "Centro de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza".
O papel principal da posição será obter uma compreensão mais profunda dos processos de conhecimento e coprodução de políticas públicas dentro do projeto, bem como desenvolver e avaliar indicadores de impacto social.
O candidato ideal deve se destacar no trabalho em equipe colaborativo e ter fortes habilidades em escuta ativa e engajamento em diálogo com pesquisadores e atores sociais de diversas origens e experiências profissionais. Além disso, ele/ela deve possuir expertise em modelagem e métodos analíticos (bom conhecimento em R, github e análises estatísticas multivariadas) para trabalhar com indicadores de impacto, incluindo aqueles fornecidos pela Altmetrics, Overton e PlumX.
A bolsa, oferecida pela Fapesp, tem o valor de R$ 12.000,00 mensais e será concedidas por 24 meses. Inclui um fundo de reserva equivalente a 10% do seu valor anual, que deverá ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.
Mais informações aqui (em Inglês).