Marilene Proença
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Marilene Proença Rebello de Souza é Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1978) e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação da USP (1977). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP (2011 - atual) e atual Coordenadora. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq "Psicologia e Escolarização na América Latina: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica" e "Psicologia, Sociedade e Educação na América Latina". Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Membro da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008 e 2016-2020), Editora Temática da Revista Interamericana de Psicologia - Psicologia e Educação (2019-2021) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2020-atual). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual). Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2010 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e do Conselho Consultivo da CNTU- Confederação Nacional dos Trabalhadores LIberais Universitários Regulamentados. Compõe o Conselho Consultivo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e o Conselho Curador da FUVEST/ USP. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002). Foi Professora Visitante nas seguintes Universidades: York University, Canadá; Instituto Politécnico Nacional, México, Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados; Universidade de Bologna, Itália, Faculdade de Psicologia; Universidade do Porto, Portugal, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Universidade Autônoma do Perú. É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2003-2005 e 2007 a 2009). Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia - SIP (2017 -2021). Coordenadora do GT Psicologia e Educação da União Latinoamericana de Psicologia - ULAPSI (2023-2025). Membro da AHILA - Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus. Membro do GT da ANPEPP - Psicologia e Políticas Públicas (2014 - atual) e da ANPEd Psicologia da Educação (1997- atual). Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, medicalização da educação e da sociedade, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina. Presidente Anterior da Academia Paulista de Psicologia, ocupando a Cadeira no. 02, Lourenço Filho. |
Eventos:
- Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL: Espaços Urbanos mais Inclusivos, Resilientes e Sustentáveis - Indicadores e Métricas, 10 de fevereiro de 2025
- Escola de Inverno - Sistemas de Ensino de Educação Básica: Desafios Atuais, 22 a 26 de julho de 2024