Patrimônio Monumental dos Sete Povos (RS): Urgência de Ações para sua Preservação e Valorização
IEA, 2025
40 páginas
Download: PDF
Esta obra aborda os desafios, riscos e ações de preservação do patrimônio. Trata especialmente da condição em que atualmente se encontra o Museu de São Miguel das Missões, localizado no Rio Grande do Sul, à luz da consciência de sua importância do ponto de vista histórico e artístico. Devido a problemas de gestão e a eventos climáticos, há anos o museu se encontra fechado, com graves consequências inclusive no que diz respeito à preservação do acervo que contém.
Sendo a preservação do patrimônio histórico uma responsabilidade da sociedade civil como também uma responsabilidade institucional, é importante levar ao conhecimento do público brasileiro a situação atual em que se encontra o Museu, assim como seu valor.
A presente nota técnica Patrimônio Monumental dos Sete Povos (RS): Urgência de ações para sua preservação e valorização foi elaborada pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA que tem, dentre seus objetivos, o de “valorizar e preservar os documentos e monumentos ligados à história do país”, além de “propor, valorizar e debater ações e atores inerentes aos campos da memória e da preservação do patrimônio cultural, artístico e científico brasileiro e latino-americano”.
Nesse contexto, desde 2018, o foco do Grupo tem sido um aspecto deste patrimônio localizado na região do Rio Grande do Sul e que demanda um maior conhecimento e valorização. Fruto desse trabalho são foram os eventos realizados, dois cursos online na plataforma Coursera, viagens de estudo, e a organização desta obra. Aqui, o tema é contextualizado e propostas para a conservação desse patrimônio são apresentadas, a partir das pesquisas realizadas por vários estudiosos que constam nas referências bibliográficas desta nota.