Minicurso
Em continuidade ao Minicurso sobre “Identidade dos Professores da Educação Básica”, o Grupo de Estudos sobre “Educação Escolar, Mundo do Trabalho e Práticas Sociais - os saberes e as tecnologia, promove, no dia 03/12/24, o Minicurso sobre “Identidade dos Professores da Educação Profissional”, considerando que o Art. 205 da Constituição Federal define que a Educação, na condição de direito público subjetivo, deve ser assumida pelo Estado e pela Sociedade, “visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Entre outros direitos sociais, o Direito à Profissionalização, nos termos do Art. 227 da Constituição Federal, deve ser assumido “com absoluta prioridade”. Para tanto, este Minicurso objetiva uma compreensão sobre a Identidade Profissional do Professor que desenvolve sua docência na Educação Profissional e seus Itinerários Formativos, incluindo a alternativa da Formação Técnica e Profissional nos cursos de Ensino Médio.
É importante identificar como pode ser cumprido, em termos de Política Pública, este dever educacional e social, atuando na confluência de dois importantes Direitos Sociais, o da Educação e o do Trabalho.
Abordará aspectos essenciais da prática docente em cursos e programas voltados para a “Qualificação para o Trabalho”, apresentando alternativas para os debates sobre as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Profissional, confrontando estas normas com a prática desenvolvida em diferentes ambientes de aprendizagem.
De modo especial, pretende debater a docência nas Instituições dedicadas à Educação Profissional e Tecnológica e ao Ensino Médio com a alternativa do itinerário da Formação Técnica e Profissional, principalmente, considerando as constantes mudanças tecnológicas e sociais no mundo do trabalho, inclusive dos próprios Professores na dimensão do seu fazer pedagógico, refletindo sobre sua prática profissional.