Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / V LINCOG - Linguagem e Cognição - 2º Dia

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 2º Dia

por Cláudia Regina - publicado 15/04/2024 08:55 - última modificação 05/12/2024 12:15

Detalhes do evento

Quando

de 07/11/2024 - 08:00
a 07/11/2024 - 18:30

Onde

VIDE PROGRAMAÇÃO

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Temas da inclusão e integração de cegos congênitos e deficientes visuais estará sob o foco de atenção por meio de mesas-redondas com Associações importantes nesse enfoque, com exposições de materiais e tecnologias assistivas pela manhã. No período da tarde, contaremos com 13 simpósios tematicamente conectados à correlação entre cognição e linguagem. No final da tarde, receberemos pesquisadores para talks em recortes sobre afasia, alzheimer, funções cognitivas e cibernética social.

Inscrições

Evento público, híbrido e com inscrição prévia

Haverá certificação

Programação

07/11/2024

Local: Sala Alfredo Bosi (IEA/USP), Rua da Biblioteca, 128, Cidade Universitária, São Paulo

08h às 10h30

R1 - Relato de Práticas de Instituições Especializadas

 

Danielle Freitas (Dorina Nowill)

Eliana Maria Ormelesi (Laramara)

Milena Perpétua da Silva Bertoni Romera (Centro de Reabilitação Visual)

Beto Pereira (Organização Nacional de Cegos do Brasil) (on-line)

Mizael Conrado de Oliveira (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Natália Ferreira (Lar das Moças Cegas/Santos)

José Carlos de Lima (Instituto Luiz Braille - Jundiaí)

Mariana Ayala Quirino Miranda (Instituto Santa Luzia)

10h30 às 11h

Apresentação da Banda Lar das Moças Cegas Marta Valdívia

Local: Sala Alfredo Bosi (IEA/USP), Rua da Biblioteca,128, Cidade Universitária, São Paulo

11h às 11h30

Administrando Diferenças e Quebrando Barreiras  – Lara de Campos Siaulys (Laramara)

11h30 às 12h20

R2 - Relato de Experiências no Atendimento a Alunos Deficientes Visuais: Iniciativas Institucionais de Promoção da Acessibilidade e Inclusão

 

Thatiane Cecília Enéas de Arruda (Napne/IFSP)

Waydja C. Cavalcanti Correia (Naces/UFRPE)

Eucenir Fredini Rocha (PRIP/USP)

Mariana Ayala Quirino Miranda (Instituto Santa Luzia)

(Secretaria de Acessibilidade e Inclusão - Sensibiliza/UFF)

Marta Valdívia (Lar das Moças Cegas)

8h às 18h

Exposição Mapas que Podemos Tocar: o Mundo ao Alcance das Mãos

Curadoria: Waldirene Ribeiro do Carmo (LEMADI-FFLCH/USP)

Local: Saguão IEA/USP, Rua da Biblioteca, 128, Cidade Universitária, São Paulo

E1 – Mapas Táteis – Curadoria: Waldirene Ribeiro do Carmo (LEMADI/FFLCH/USP)

E2 – “A serenata da Mãe Natureza como Ferramenta de Educação Inclusiva” - Curadoria: Marcos César de Oliveira Santos e Isabella Mendes Vasconcellos (IO/USP)

E3 – Centro de Reabilitação Visual (CRV) - Curadoria: Glória de Abreu Nascimento e Júlia Carolina Talarico Monteiro Ramos (CRV)

E4 – Crânios 3D – Projeto Segmenta - Curadoria: Paulo Eduardo Capel Cardoso (FO/USP)

E6 - Arte Multissensorial - Curadora: Karen Montija (ECA/USP)

E7 – Materiais Acessíveis - Curadoria: Carolina Orilio (Dorina Nowill)

E8 - Cálculos Matemáticos com Sorobã e Escrita Braille - Curadoria: Sandra Augusto (Lar das Moças Cegas de Santos)

E9 - Arte e Acessibilidade: um Caminho para Todos

Curadoria: Cláudia Janete de Souza Guerra (Instituto Santa Luzia)

14h às 16h

Simpósios Simultâneos

Local: Prédio de Letras (FFLCH/USP), Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

SP1 (Sala 210) – Cognição, Aquisição da Linguagem e Ensino das Línguas

Este simpósio aceitará trabalhos que se proponham à pesquisa sobre aquisição de linguagem e ensino de línguas, tanto como língua materna (inicial) quanto língua estrangeira (adicional), levando em conta também os trabalhos com metodologias e estratégias de ensino com viés interacionista por meio de gêneros discursivos. Esperamos receber trablhos que focalizem os processos cognitivos subjacentes bem como seus efeitos na liguagem.

Coordenadora: Alice Pereira Santos (IFSP)

SP3 (Sala 236) - Cognição e Literaturas

Este simpósio foi planejado para congregar pesquisadores que se utilizem dos vários aparatos teóricos para o estudo da escrita criativa em interface com a cognição, ou seja, esperam-se trabalhos que focalizem a cognição à luz de estudos literários e/ou artísticos. Espera-se, com este simpósio, fomentar a discussão sobre questões teóricas cognitivistas, em perspectivas interdisciplinares, interculturais e literárias.

Coordenador: Charles Borges Casemiro (IFSP)

SP4 - Cognição, Pragmática e Superdiversidade (ON-LINE)

Este simpósio pretende acolher trabalhos de caráter interdisciplinar que tomem como ponto de partida a interação entre a cognição e a pragmática em sua acepção mais lata, bem como a intenção de conduzir tal pesquisa com o enquadramento teórico representado por critérios de superdiversidade. Serão bem­ vindos também trabalhos com outros temas enquadrados na superdiversidade, tais como línguas de herança, línguas de acolhimento, línguas de raiz e impactos neurais no processamento de linguagem.

Coordenador: Xiang Zhang (Universidade Politécnica de Macau)

SP5 (Sala 212) - Cognição, Gramática e Discurso

Considerando-se que o indivíduo necessariamente imprime à fala sua identidade sociocultural, no tempo e no espaço, e que as condições de interação e as necessidades discursivas, mediadas pela cognição, influenciam a gramática de uma língua, são bem-vindas pesquisas desenvolvidas sob o viés da Linguística Cognitiva e de outras correntes que estabelecem interface entre Cognição, Gramática e Discurso.

Coordenadoras: Nilza Barrozo DiasJussara Abraçado (UFF)

SP7 (Sala 234) - Aspectos Cognitivos do Contato Linguístico

No atual contexto de dinâmicas socioculturais derivadas de imigrações nos vários espaços do mundo, este simpósio está focado no acolhimento de trabalhos que discutam os efeitos do contato linguístico no campo da linguagem e da psicologia, seja nas relações interpessoais e efeitos desse contato (atrição, preconceito, estigma, etc.), seja nos estatutos linguísticos decorrentes (línguas de herança, línguas de raiz, línguas adicionais ou línguas de acolhimento), dentre outras possibilidades.

Coordenadoras: Andreia Sanchez Moroni (Universidad de La Rioja/Espanha) e Camila de Lira Santos

SP8 (Sala 233) - Cognição, Braille e Audiodescrição

Resumo: Este simpósio é um espaço para a apresentação de estudos investigativos a respeito de um tema atual e contributivo para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, levando-se em consideração que a cegueira, em seus múltiplos aspectos, se faz presente no cotidiano de todos nós. Nesse contexto, portanto, entender os processos cognitivos, relacionados ao uso do braile e da audiodescrição, para a percepção do mundo, daquelas pessoas que não têm a visão como referência existencial, é desafiador e necessário.

Coordenadores: Saulo César Paulino e Silva (LinC/USP) e Adriana L. A . Sousa (LinC/USP)

SP9 - Cognição e Neurociência

Resumo: Este simpósio acolhe trabalhos que buscam colocar em interação duas áreas de especialidade das Ciências: a Cognição e os avanços das Neurociências num enquadramento focalizado pelo campo da Linguagem.

Coordenadora: Lennie Bertoque (UFMT) (on-line)

SP12 (Sala 232) - A Perspectiva Sociocognitiva-Discursiva e Crítica nos Estudos da Linguagem: Gerando Inteligibilidades sobre Temas Contemporâneos

Estudos na área da Linguística Cognitiva, sob seus vários modelos teóricos, vêm alargando o nosso entendimento sobre a organização conceptual, os mecanismos de categorização e a base experiencial da linguagem, fundada em práticas socioculturais. Reconhecida como uma área transdisciplinar, a Linguística Cognitiva congrega abordagens como a semântica cognitiva, a gramática das construções, a integração conceptual, a análise cognitiva do discurso, a sociolinguística cognitiva, a linguística cognitiva aplicada. São abordagens que defendem a inseparabilidade da forma e do sentido, a integração entre a linguagem, a cognição e o conhecimento de mundo. A linguagem, no escopo desses estudos, media a construção do conhecimento e funciona como uma janela para ideologias, modelos culturais, fatores psicológicos, afetivos e funcionais. A metáfora, a metonímia e a integração conceptual refletem a flexibilidade do significado enquanto processo cognitivo-discursivo situado socioculturalmente. Em outras palavras, a Linguística Cognitiva entende o significado como flexível porque os processos metafóricos, metonímicos, imagéticos e de integração conceptual emergem de uma corporização do significado fincada na experiência sociocultural. Para engrossar tais entendimentos, estudos socio-discursivos e críticos no viés da Linguística Cognitiva vêm gerando inteligibilidades sobre temas da contemporaneidade (polarização política e ideológica; imigração; violência; preconceitos e exclusão social), principalmente aqueles que envolvem minorias étnicas, de gênero e políticas. Visando a provocar reflexões sobre essas temáticas sob a perspectiva sociocognitiva-discursiva e crítica, o presente simpósio convida pesquisadores da área a contribuir trabalhos empíricos que congregue estudo de corpus. São bem-vindos estudos que envolvam aspectos socioculturais e cognitivos que emerjam do discurso em contextos variados, especialmente os contextos digitais. Trabalhos sobre métodos de investigação, de geração de dados e análise sobre o encontro da cultura, da cognição e da linguagem serão igualmente bem-vindos.

Coordenadora: Tânia Gastão Saliés (UERJ)

SP14 (Sala 231) - Linguagem e Cognição em Perspectivas

Este simpósio tem como objetivo reunir pesquisas que se utilizem dos variados aparatos teóricos para o estudo de fenômenos da linguagem em interface com a cognição. Apoia-se na cognição humana e na sua habilidade de utilização de símbolos linguísticos nas interações discursivas. (online)

Coordenadora: Renata Barbosa Vicente (UFRPE)

Simpósio Multidisciplinar

Local: Sala Alfredo Bosi (IEA/USP), Rua da Biblioteca, 128, Cidade Universitária, São Paulo

 

SP2 - Cognição e Culturas

Este simpósio tem como objetivo reunir pesquisas que utilizem os vários aparatos teóricos para o estudo da cognição em interface com linguagem, cultura(s), estudos linguísticos, literários ou artísticos. Apoia-se na cognição humana e na sua habilidade de utilização de símbolos linguísticos nas interações discursivas. Espera-se, com este simpósio, fomentar a discussão sobre questões teóricas cognitivistas, em perspectivas interdisciplinares, culturais, interculturais e literárias.

Coordenadora: Cláudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)

 

SP6 - Cognição e Corporeidade

Este simpósio espera receber contribuições que produzam reflexões sobre as relações interpessoais entre corpos mediados por suas funcionalidades cognitivo-sociais no meio em que vive. Esse mundo pode ser tratado como uma barreira social, como uma célula de inclusão, dentre outras formas. A corporeidade aqui é concebida em dois sentidos: a forma como o cérebro reconhece e utiliza o corpo em suas relações sociais e como a forma de convivência social que nos impõe formas de julgamento e de sanções que oprimem ou libertam sensações e emoções.

Coordenadores: Jorge Luiz Ferreira Abrão (UNESP) e  Ludmila Guimarães (UniRio)

 

SP11- Infâncias e Direito à Aprendizagem (híbrido)

Resumo: O simpósio espera que trabalhos que envolvam a aquisição e desenvolvimento de linguagem permitam entender a diversidade e prototipicidade de processamentos cognitivos. Neuroatipicidade em sua polaridade gradiente é o que move as pesquisadoras à construção de um diálogo frutífero durante os dias do evento.

Coordenadoras: Anna Karolina Miranda Oliveira (LinC/USP) e Keylla Saes (EP/USP)

SP13 – Linguagem e Alzheimer:  Consciência, Cognição e Memória (on-line)

Este simpósio tem como objetivo aprofundar a compreensão da interação entre linguagem, cognição, consciência e memória no contexto da doença de Alzheimer, privilegiando uma abordagem multidisciplinar. Pretende-se criar um espaço para discussão e compartilhamento de trabalhos que investiguem os impactos do Alzheimer nas habilidades linguísticas e cognitivas, incentivando a apresentação de pesquisas que abrangem desde a identificação precoce dos sinais linguísticos da doença até o desenvolvimento de estratégias de comunicação que possam melhorar significativamente a qualidade de vida dos afetados. Esperamos estimular um diálogo rico e construtivo, contribuindo para a evolução das práticas de cuidado e abordagens terapêuticas, bem como inspirar pesquisas futuras no cruzamento entre linguagem, cognição, consciência e memória em quadros de declínio cognitivo.

Coordenadores: Mônica Maria Soares Santos (LinC-USP/CNPq) e Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB)

16h às 16h30 Seção de Pôsteres

Talks

Local: Sala Alfredo Bosi (IEA/USP), Rua da Biblioteca, 128, Cidade Universitária, São Paulo

16h30 às 16h50 T1 – O Papel das Associações Comunitárias de Barcelona na Integração Social – Andreia Sanchez Moroni (Universidad Internacional de La Rioja - Espanha)
16h50 às 17h10 T2– Desafio da Avaliação das Funções Cognitivas em Pessoas com Restrições Sensoriais- Antonio Serafim (LEANPSI/IP/USP)
17h10 às 17h30

T3 - Cibernética Social e Proporcionalismo - Marly Solanowski (Escola de Antonio Rubbo Muller)

17h30 às 17h50 T4 – O Olhar sobre a própria Deficiência como Estratégia de Desconstrução do Capacitismo Interiorizado – Sueli Yngaunis
18 às 18h40

Lançamento de Livros

Cegueira, Subjetividade e Educação Inclusiva: A Perspectiva da Psicanálise (2023) Editora CRV - Eliana Maria Ormelezi

Retratos do PLH no Mundo: por uma Teoria de Ensino-Aprendizagem de Línguas de Herança (2023) Editora: EDUERJ - Tânia Gastão Saliés, Cláudia de Andrade Spitz e Brizzida Caldeira

Cognição, Complexidade e Contexto como Outras Mentes: Um Tributo a Talmy Givón (2024), Estige Editorial - Maria Célia Lima-Hernandes (Coordenadora)

Estudos sobre o Português em Uso II (2024), Pontes Editores - Jussara Abraçado, Nilza Barroso Dias, Maria Célia Lima-Hernandes, Armando Heiderich Marchon e Valéria Viana Sousa (Organizadoras)

A Bruxa Mais Velha do Mundo/O Seu Lugar (2024),  Editora Paulinas - Fernanda Batista Santos (NEI Paulistinha)

Faces de Leitura e de Escrita: Teoria e Prática (volumes 4 e 5) (2023 e 2024), Na Raiz Editora - Lidia Spaziani, Patrícia Gimenez Camargo e Roger Henrique Frioli Faccioli Pozza

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo