Valkiria Venâncio
![]() |
Pós-doutoranda IEA - Cátedra Alfredo Bosi Educação Básica - USP (2021). Doutora Faculdade de Educação - USP (2018). Mestre em Ciências pela Escola Politécnica - USP - Sistemas Eletrônicos (2011). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP (2006). Graduada em Matemática e Ciências - Licenciatura - UNIFAI (2001). Pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis - LSI/EPUSP em projetos que envolvem tecnologias para educação e metodologia da pesquisa, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/FEUSP. Lecionou na UMESP em cursos do Lato sensu e na Universidade Livre da 3ª idade (1999-2008), na Universidade Belas Artes e UNIMEP em cursos do Lato sensu. Professora aposentada da rede municipal de ensino de São Paulo onde atuou em diversas funções (1984 - 2014). Participou das três etapas do projeto piloto do Programa UCA - Um Computador por Aluno (2005-2012). Atua na formação para a prática das ciências na educação básica desde 2014 (LSI/EPUSP). Compõe Comitê de Pesquisa da Rede PED Brasil - Programa de Educação Docente. Participante em comitê de avaliação em feiras científicas: FEBRACE, MOP, Mostra de ciências e tecnologia, FETEC desde 2010. Parecerista em revistas e congressos acadêmicos. Autora do livro Formação Insubordinada de Professores em TDIC. |
Pós-Doc Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica
Eventos:
- Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (2º Fórum), 08 de junho de 2022
- Minicurso Desmistificando os Algoritmos: Limites, Riscos e Possibilidades, 09 de agosto de 2022