Lançamento da Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
Detalhes do evento
Quando
a 06/05/2022 - 16:30
Onde
Nome do Contato
A Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência reúne os conteúdos das atividades realizadas em seu primeiro quinquênio, nas titularidades de Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e da dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff (2019).
O livro 1, "De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil", coordenado por Sérgio Rouanet, traz os resultados das conferências realizadas entre maio de 2016 e março de 2017, reunindo 31 palestrantes e conferencistas, além do catedrático. Os encontros discutiram questões como a modernidade e sua influência nas esferas econômica, política e cultural; estética; arte e universidade; o fazer artístico na contemporaneidade; a ciência e suas fronteiras; as relações entre cinema e psicanálise; Machado de Assis e sua contribuição para a literatura universal.
O livro 2, "Arte, Cultura e Institucionalidade", coordenado por Ricardo Ohtake, retoma os 17 encontros realizados entre março e dezembro de 2017, que reuniram 23 dirigentes culturais, intelectuais, artistas e curadores para falar sobre o que é, no Brasil, erguer, manter e tornar perene uma iniciativa cultural, trazendo um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da gestão cultural.
O livro 3, "Centralidades Periféricas: Diálogos sobre Arte e Cultura no Brasil", coordenado por Eliana Sousa Silva, traz os resultados da série de diálogos realizados entre junho de 2018 e março de 2019, quando a catedrática reuniu 21 artistas que se relacionam de forma profunda com as periferias e seis pesquisadores e acadêmicos que têm a periferia ou os sujeitos periféricos como objeto de estudo. Os encontros tiveram por base seis diferentes linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, audiovisual, dança e música.
O livro 4, "Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral" (livro 1 - livro 2), coordenado pela dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff, lançado em dois volumes, aborda a jornada de 19 encontros, realizados entre agosto e dezembro de 2019, reunindo mais de 80 convidados, entre pesquisadores e cientistas das mais variadas áreas de conhecimento, artistas, ativistas, pensadores, lideranças religiosas e indígenas de diferentes etnias. Esse diálogo, a partir de diferentes perspectivas, mostrou como essas duas atividades humanas – a arte e a ciência – são despertadas pela curiosidade, pela imaginação, pelo olhar atento para o mundo, pela criatividade e pela pesquisa.
Comemorando o lançamento da Coleção de Livros, estarão reunidos em mesa-redonda, para discutir a importância da Cátedra nesses cinco anos:
Sérgio Paulo Rouanet (Paraninfo: Alfredo Bosi, in memoriam), 2016
Ricardo Ohtake (Paraninfa: Lilia Schwarcz), 2017
Eliana Sousa Silva (Paraninfa: Helena Katz), 2018
Helena Nader e Paulo Herkenhoff (Paraninfos: Regina Pekelmann Markus e Luiz Chrysóstomo de Oliveira Filho), 2019
Néstor García Canclini, 2020 (Paraninfo: José Teixeira Coelho Netto - a confirmar)
Itaú Cultural: Luciana Modé, Neca Setúbal
Reitoria USP: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Coordenação: Liliana Sousa e Silva e Martin Grossmann
Na data, será anunciada a nova Catedrática.
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Organização
Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA)