Espaço Interdisciplinar de Reflexão
A Criação
John Kenneth Galbraith (à esq.) e José Goldemberg (reitor da USP) durante a conferência"Controle de Armamentos e Poder Militar" em 27 de novembro de 1986. |
---|
...Em síntese, com a criação do IEA, a atual reitoria da USP pretende responder a um dos antigos anseios do corpo acadêmico e oferecer um instrumento a mais para que a instituição se reencontre com sua própria história. Estimula-se, assim, um processo endógeno, porém internacionalista, de reflexão crítica. Advirta-se, desde logo, que o modelo adotado – e que deverá ser aprimorado a partir das sugestões do corpo acadêmico uspiano – exclui radicalmente o perigo de se transformar o IEA numa universidade dentro da Universidade.
O objetivo não é esvaziar as faculdades e os departamentos de suas substâncias. Ao contrário. Diversamente de modelos como o Colégio de México, o Collège de France ou a École Pratique des Hautes Études (externos à universidade), o modelo uspiano de Instituto de Estudos Avançados caracteriza-se pela ativação de um espaço de reflexão onde se cultivem os estudos avançados conduzidos por mestres de excelência nacional e internacional, no interior da instituição.
Leia mais: O mais jovem instituto da USP