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Licenciaturas Interdisciplinares, Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais (II Colóquio)

por Cláudia Regina - publicado 22/06/2022 09:55 - última modificação 24/09/2024 10:01

Detalhes do evento

Quando

de 20/06/2022 - 09:30
a 21/06/2022 - 09:30

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-4441

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Este Colóquio será realizado em dois dias e vai promover debate entre docentes, estudantes e gestores de Licenciaturas Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais, no âmbito do currículo, integração com o território sociocultural, estratégias pedagógicas e de gestão dos processos.

O evento pretende tanto avaliar o estado da arte desses cursos de formação docente no Brasil quanto incentivar a articulação de redes interinstitucionais para além da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, que potencialize tais modalidades de formação docente. A metodologia será participativa, com construção em plenária de documento que traga estratégias de pesquisa adequadas às dinâmicas de tais cursos, bem como políticas públicas direcionadas a essas modalidades de formação docente.

Inscrições

Será possível participar pelo Zoom, clicando aqui para fazer a inscrição, ou assistir pelo YouTube sem necessidade de inscrição (os "Grupos de Discussão", no dia 21 de junho à tarde, não serão transmitidos no YouTube).

A certificação de presença será a mesma para participantes do Zoom e YouTube, e será independente do processo de inscrição. O interessado deverá preencher um formulário após a finalização de cada período. Ou seja, cada momento do Colóquio terá um certificado diferente: tarde do dia 20, noite do dia 20, tarde do dia 21 (apenas Zoom) e noite do dia 21. Não haverá certificados unificando períodos.

Para mais informações consulte o guia de dúvidas frequentes sobre certificação (aos que estarão no Zoom, o link do formulário será compartilhado no chat).

Programação

20/06

 

14h às17h30

Mesa de Abertura:

Um representante de cada modalidade de curso para trazer o Estado da Arte da Formação Docente Diferenciada (Articulações institucionais, Pedagógicas, de gestão, ingresso permanência, etc.)

 

Expositores:

Rosenverck Estrela Santos (UFMA); Tatiana Raquel Reis Silva (UEMA); Joziléia Daniza Jagso Kaingang (UFSC); Adalberto Penha de Paula (UFPR/Litoral)

 

Debatedores:

Adriana Alves (USP); Claudia Souza Passador (USP-RP); Danilo Silva Guimarães (USP); Elie Ghanem (USP); Rogério Ferreira (UNb)

19h às 21h30

Ciranda de Pesquisadores

4 eixos/4 salas Zoom distintas para apresentação de trabalhos e debate

Educação das Relações Étnico-Raciais e Saberes Negrodescendentes

Expositora/es:

Ana Cristina da Cruz (UFSCar/Anped); João Araújo (IFBaiano) Kátia Regis (UFMA); Walquiria Pereira (UFMA)

Coordenação: Fabiana de Lima e Jorge Whittaker

Educação Indígena

Expositora/es:

Marcos Amaral (Escola Indígena Antônio kasīn Mīg); T.I. Guarita (UFSC); Marlei Bento (Aldeia São João do Irapuá - UFSC); Tatiana de Oliveira (UESPI); Anari Bonfim (UFRJ); Alva Tukano (SEDUC/AM)

Coordenação: Josué Kanhgág e Maria Cristina Carvalho

Educação do Campo

Expositora/es:

Aline Jorge (UNESP); José Maria Tardin (ELAA) Antonio Robson dos Santos (UFRPE); Jane Cristina Beltramini (UFRPE)

Coordenação: Juliana Menezes, Maria Cristina Carvalho, Sônia Jaconi

Educação Quilombola

Expositora/es:

Carlos Eduardo de Santana (SMEC/Bahia); Nádia Cardoso (SMED/ Bahia); Uilson de Souza (CONAQ/Bahia)

Coordenação: Mille Fernandes

21/06

14h às 17h30

Grupos de Discussão

Atividade apenas no Zoom, sem transmissão no YouTube.

Composta por docentes, estudantes, pesquisadores, lideranças políticas, etc. de todos os cursos participantes do Colóquio. Apenas uma sala no Zoom, que será dividida em cinco salas, uma para cada grupo

Currículos e Territorialidades - Cidinalva Neris (UFMA)

Organização curricular dos cursos em diálogo com os territórios indígenas e negrodescendentes, no campo ou nos centros urbanos. Currículo enquanto "território em disputa" nas instituições universitárias. Desafios que envolvem o desenvolvimento do currículo em articulação com os saberes, tempos e espaços dos territórios. Interseccionalidades e interdisciplinaridade na organização curricular.

Estudantes: Licencianda/os e Egressa/os - Rafael Xucuru-Kariri (UFBA)

Percursos formativos das licenciaturas e integração com o sistema educacional dos territórios onde os cursos se desenvolvem. Perfis projetados e realizados dos egressos: avaliação da inserção da/os licencianda/os no mercado de trabalho em educação, sobretudo nos sistemas públicos de ensino. Ações formativas e políticas públicas para os estudantes das licenciaturas interculturais, pluriepistêmicas, interseccionais. Ações afirmativas para ingresso e permanência dos estudantes e docentes.

Gestão Universitária Decolonial - Fabiana de Lima (UFSB, IEA-USP)

Políticas de gestão que consideram as especificidades de perfil estudantil, percursos formativos, tempos, espaços e territorialidades dos cursos. Políticas de ingresso e permanência estudantil. Estratégias de gestão que dêem conta das instâncias de ensino, pesquisa e extensão desses modelos de curso. Estratégias de gestão universitária que rompam com as colonialidades do ser, do saber e do poder. Ações afirmativas para estudantes e docentes dos cursos.

Pesquisa e extensão na formação docente intercultural, pluriepistêmica - Juliana Menezes (IEA/USP) e Sônia Jaconi (IEA/USP)

Projetos de pesquisa, extensão e de iniciação à docência. Programas institucionais de iniciação à docência em perspectiva intercultural, pluriepistêmica, considerando as territorialidades. Políticas públicas (nacionais, estaduais e municipais) para pesquisa, extensão e iniciação à docência que contemplem as especificidades dos cursos de formação docente presentes no Colóquio.

Processos Pedagógicos das Licenciaturas Interculturais, Pluriepistêmicas, Interseccionais - Marcelo Pagliosa (UFMA)

Processos pedagógicos interdisciplinares, interculturais, pluriepistêmicos. Avaliação da implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e das estratégias político-pedagógicas desenvolvidas no cotidiano e em articulação com os saberes dos territórios. Formação pedagógica continuada dos docentes que trabalham nos cursos de Licenciatura.

Dinâmica dos Grupos de Discussão:

  • Cada grupo terá um/a coordenador/a dos trabalhos (escolhido/as entre a/ os docentes parceira/os do Colóquio).
  • Será escolhido/a, durante a sessão, um/a relator/a.
  • Registro da relatoria da discussão feita pelo grupo.

Apresentação da relatoria na Plenária Final:

Feita pelo/a coordenador/a e relator/a de cada grupo.

19h às 21h30

Relatoria dos Grupos de Discussão (com transmissão no YouTube)

Naomar de Almeida Filho e Bernadete Gatti.