Samira Bueno Chahin
Arquiteta e urbanista, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Facultad de Geografia e Historia, Universidade de Salamanca, 2011). Defendeu a dissertação de mestrado intitulada Escolas, cidades e disputas: lugares da educação libertária (2013) e a tese de doutorado Cidade nova, escolas novas? Anísio Teixeira, arquitetura e educação em Brasília (2018), ambos trabalhos desenvolvidos na área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, FAU-USP. Realizou estágio de pesquisa no Teachers College da Universidade de Columbia (2017) e, como bolsista da Fundación Carolina, foi pesquisadora visitante do Instituto de Ciências do Patrimônio, INCIP-CSIC, sediado pela Universidad Santiago de Compostela, Espanha (2011-2012). Atualmente é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens, Sorocaba (2019-), onde é também responsável pelo projeto de pesquisa 'Tecnologias de Formação, Escuta e Participação Social" e pelo grupo de estudos "A produção contemporânea do espaço público". Pesquisadora associada do Museu da Educação do Distrito Federal (UnB) e membro do Comitê Editorial do projeto Arquitetura e Escrita, coordenado pelo professor José Tavares Correia de Lira. Foi professora assistente da Universidade de Sorocaba (2014- 2017). No IAB-SP, foi membro do projeto Territórios Educativos (2018-2019), compõe a equipe do projeto "Lugares de Interação, metodologia participativa para transformação do entorno escolar" (2018-) e é representante desta instituição no Conselho Estratégico Universidade Sociedade, CEUS-Unifesp (2019-2020). |
Evento:
- 120 Anos de Anísio Teixeira (IV Colóquio), 16 a 18 de dezembro de 2020