O tema foi explorado pelo pesquisador alemão Winfried Menninghaus na conferência O Que Significa Ser Movido por uma Obra de Arte?, que o IEA realizou no dia 20 de março.
O objetivo da mesa-redonda foi discutir os aspectos contemporâneos das democracias do Brasil e da Índia. Aqui foram analisadas as diferenças entre os movimentos de independência dos dois países. Mridula Mukherjee falou sobre a importância da população pobre no movimento indiano e Pedro Funari abordou a ausência de participação popular no movimento brasileiro e a descontinuidade da democracia no país.
O objetivo da mesa-redonda foi abordar os aspectos contemporâneos das democracias do Brasil e da Índia. O pesquisador indiano Aditya Mukherjee afirmou que a modernização da economia indiana só foi possível devido à consolidação da democracia e ao rompimento com o passado colonial no país. Outro tema discutido pelo filósofo Renato Janine Ribeiro foi o contexto atual da política brasileira a partir da distinção entre os conceitos de república e democracia.
No dia 26 de junho, a partir das 9h30, o IEA realiza o encontro "Democracias de Alta Densidade: Índia e Brasil". O evento contará com a participação de historiadores indianos e pesquisadores da USP e da Unicamp.
Em evento no dia 24 de março, Peter Goddard e Eliezer Rabinovici explicaram o funcionamento de suas instituições e responderam perguntas dos participantes.
Semelhanças na realidade social e as diferenças na evolução democrática dos dois país foram analisadas no encontro "Democracias de Alta Densidade: Índia e Brasil.
O pesquisador do Colegio de México falará, no dia 17 de setembro, sobre a expectativa em torno de um acordo climático e sobre as variáveis da negociação que acontecerá em Paris em dezembro deste ano.
Saul Becker realiza pesquisas sobre os jovens que atuam como cuidadores de membros da família. Seus estudos e publicações têm influenciado o debate acadêmico e políticas públicas no Reino Unido. Pró-reitor da University of Birmingham, Becker apresentou no IEA os mundos ocultos de crianças e jovens cuidadores, mostrando como e por que alguns países têm identificado e legislado sobre o apoio e possíveis intervenções a esse grupo.
José Luis Lezama, pesquisador do Colegio de México e especialista em política ambiental, discutiu as perspectivas para as negociações climáticas que acontecerão em dezembro deste ano, em Paris. Durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21), os países participantes tentarão um acordo vinculativo sobre o clima que limite o aquecimento médio global a menos de 2°C. O feito seria algo inédito em 20 anos de negociações climáticas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em conferência realizado no dia 22 de setembro, o físico israelense Eliezer Rabonivici falou sobre a parceria entre países do Oriente Médio para a construção do primeiro acelerador de partículas síncrotron da região.
Jan Assmann e Aleida Assmann, ambos professores da Universidade de Konstanz, Alemanha apresentaram a teoria da memória que desenvolveram juntos a partir da obra do sociólogo francês Maurice Halbwachs (1877-1945) sobre a memória coletiva.
Os pesquisadores alemães Jan Assmann e Aleida Assmann trataram do assunto na conferência Memórias Comunicativa e Cultural, que aconteceu no dia 15 de maio, no IEA.
O Collegium de Lyon iniciou seus trabalhos no ano de 2006 com o objetivo de se consolidar como um centro de pesquisa independente e como espaço de grande liberdade para sua comunidade. Olivier Faron, seu presidente, apresentou o Collegium em conferência onde salientou que o papel da nova instituição se caracteriza pela abertura internacional e por uma interdisciplinaridade ativa.
O encontro acontece no dia 15 de maio, às 19 horas, na Sala de Eventos do IEA, com a participação de Aleida Assmann e Jan Assmann, ambos da Universidade de Konstanz, Alemanha.
Jovens em todo o mundo envolvidos no cuidado de adultos são o alvo dos estudos do pró-reitor da University of Birmingham, que debateu o assunto no IEA.
O Sesame é um centro de pesquisa e tecnologia avançada em torno de uma fonte de luz síncrotron de terceira geração em construção em Allan, na Jordânia, sob os auspícios da Unesco e numa parceria entre Autoridade Palestina, Bahrein, Chipre, Egito, Irã, Israel, Jordânia, Paquistão e Turquia, que possuem total controle sobre seu desenvolvimento, uso e financiamento.
Eliezer Rabinovici, ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados Israel da Universidade Hebraica de Jerusalém, apresentará sua visão sobre o projeto Sesame e os incrementos que a proposta recebeu em 2012 na conferência "Sesame: Uma Visita a um Universo Paralelo" no dia 22 de agosto, às 14h, no IEA.
O Collegium de Lyon: Um Instituto de Estudos Avançados Francês é o tema da apresentação do presidente da instituição, Olivier Faron, no dia 10 de maio, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA.
At the event, Menninghaus presented the results of a research project that is being developed with the goal of establishing "being moved" and "being touched" as concepts of genuine emotion and revealing their role in aesthetic appreciation. According to the researcher, “this includes a novel perspective on the time-honored issue of aesthetic pleasure associated with negative emotions."