Laryssa Tarachucky
Pós-doutoranda no Centro de Síntese USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Arquiteta e Urbanista (Católica de Santa Catarina), Mestre em Design e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Autora da primeira tese publicada no Brasil sobre o conceito de “design de interação urbana”. Idealizadora e coordenadora do LabIC Novale, laboratório de inovação cidadã dedicado à facilitação de processos de design participativo de mídias urbanas. Líder do grupo de pesquisa A Cidade e a Névoa, voltado à investigação de espaços urbanos híbridos, tecnologias cívicas, mapeamentos participativos, mídias locativas e tecnologias baseadas em localização aplicadas à experiência urbana. Co-fundadora do projeto Children's Books Going Mobile, pioneiro na exploração do uso de tecnologias móveis em livros infantis digitais para a criação de experiências narrativas situadas. É integrante do Laboratório de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis - LabCHIS e da Rede Austrália - Brasil de Pesquisa e Prática em Cidades Inteligentes. |
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS
Título do Projeto: Das cidades para as pessoas às cidades com as pessoas: mecanismos de engajamento de públicos urbanos com questões de interesse comum
Professora Supervisora: Maria da Penha Vasconcellos
Período: 03/2022 a 03/2024
A participação cidadã no desenvolvimento de soluções urbanas é um assunto que vem ganhando força nos principais espaços de diálogo sobre o futuro da vida nas cidades. É, por exemplo, um tema recorrente na Nova Agenda Urbana, adotada pela Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) e, mais recentemente, na própria Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Entre as respostas emergentes para a necessidade de promover atividades participativas de desenvolvimento de tecnologias urbanas estão os centros de design de interação urbana. Os centros de design de interação urbana são formas de instituição que provêm espaços de encontro e aprendizagem colaborativa dentro de uma cultura de abertura, acessibilidade e reapropriação da cidade. São, portanto, espaços de acolhimento e integração situados fora da lógica comercial que promovem encontros significativos entre uma diversidade de atores urbanos e os estimulam a atuar de forma coesa e crítica na melhoria da vida em comunidade por meio do emprego de recursos digitais. Os centros de design de interação urbana abrigam espaços compartilhados de pesquisa e experimentação em torno do uso de processos de design e/ou de tecnologias digitais para o bem comum e fornecem as ferramentas materiais e intelectuais para reunir as pessoas na criação e implementação de projetos nesse contexto. O conceito inclui laboratórios de pesquisa voltados a explorar práticas participativas de desenvolvimento e uso de tecnologias digitais para a solução de problemas comunitários e inclui, também, instituições de educação e investigação informal sobre tecnologias cívicas, como hackerspaces, centros de tecnologia comunitária, makerspaces e laboratórios cidadãos. Um dos mecanismos frequentemente citados como fundamentais para a qualidade e a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos em espaços como esses é o engajamento contínuo dos públicos urbanos. Entretanto, ele é também um dos principais desafios enfrentados por orquestradores de processos de design de interação urbana. A pesquisa desenvolvida por Laryssa Tarachucky junto ao Centro de Síntese USP Cidades Globais busca delinear diretrizes para a ativação do engajamento contínuo de públicos urbanos com o desenvolvimento de mídias urbanas. Isso é feito a partir de uma pesquisa-ação que pretende acompanhar e sistematizar o processo de implantação do LabIC Novale, o primeiro laboratório de inovação cidadã da Rede Catarinense de Centros de Inovação e também um dos primeiros centros de design de interação urbana do país.
Palavras-chave: participação cidadã; engajamento contínuo; centro de design de interação urbana; laboratório de inovação cidadã; LabIC Novale.
INTERFACES COM AS ODS:
Orcid: orcid.org/0000-0003-2073-4151
ResearchGate: www.researchgate.net/profile/Laryssa-Tarachucky
Academia.edu: ufsc.academia.edu/LaryssaTarachucky
LinkedIn: www.linkedin.com/in/laryssatarachucky/
Instagram: @laryssatarachucky
Facebook: /laryssatarachucky
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
TARACHUCKY, L. Framework conceitual para apoiar a formulação de estratégias de design de interação urbana envolvendo o uso de recursos de mídia locativa digital. Orientadora: Maria José Baldessar e Luciane Maria Fadel. 2021. 280f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
Disponível em: bit.ly/teseuixd
TARACHUCKY, L.; SABATINI-MARQUES, J.; YIGITCANLAR, T.; BALDESSAR, M. J.; PANCHOLI, S. Mapping hybrid cities through location-based technologies: a systematic review of the literature. Cities, v. 116, p. 103296, 2021.
Disponível em: bit.ly/mappinghybridcities
TARACHUCKY, L.; BALDESSAR, M. J. A cidade híbrida e o cidadão conectado. In: MONJE, D. I.; BALDESSAR, M. J. (Orgs.). Diálogos latino-americanos: comunicação e democracia em tempos de convergência. São Paulo: Intercom, 2019, p. 13-26.
Disponível em: bit.ly/3EEaBd1
LINKS DE INTERESSE
LabIC Novale (perfil): @labicnovale
Novale Hub: www.novalehub.com.br
A Cidade e a Névoa: www.acidadeeanevoa.org
Evento: