Avançados em quê? A Trajetória Pioneira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Guilherme Ary Plonski e Roney Cytrynowicz
IEA, 2024
376 páginas
Download: PDF
Criado em 1986 pelo Reitor José Goldemberg, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo situa-se entre as mais notáveis iniciativas construídas ao longo da história da USP. Após quase quatro décadas de existência, o IEA se consolida como um bastião da interdisciplinaridade e da colaboração intelectual, proporcionando um ambiente propício para o florescimento de ideias inovadoras e para o diálogo entre diferentes áreas.
Suas contribuições para a pesquisa e a disseminação do saber têm sido inestimáveis, refletindo o compromisso da USP com a produção de conhecimento de alta qualidade e relevância social. Diversos trabalhos subsidiaram políticas públicas em campos essenciais, como educação e saúde.
Este livro, cuidadosamente alicerçado em documentos e em depoimentos, não apenas traça a trajetória do IEA ao longo de 38 anos, mas também lança luz sobre os desafios e as conquistas que marcaram sua história.
Merece nota o fato de que, não tendo corpo docente nem discente próprios, o IEA consegue atrair e aglutinar professores e estudantes de 80% das unidades, museus e institutos da USP em seus grupos de estudos e de pesquisa, cátedras, centros de síntese e outras modalidades de agrupamentos. Ademais, recebe pesquisadores de outras instituições, contribuindo para intercâmbios mutuamente frutíferos.