Segundo encontro do ciclo "(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento", o seminário debate atributos profissionais.Trata-se do diálogo entre ensino e pesquisa e as práticas profissionais. Os participantes discutem a valorização, nas mais diversas áreas do conhecimento (medicina, odontologia, música, teatro, educação física etc.), das qualidades profissionais, da performance e das capacidades psicomotoras (práticas corporais além das intelectuais, ou, em latim, mente manuque). O objetivo é resgatar os ideais de Newton Sucupira, salientando a relevância da pós-graduação profissional, bem como dos saberes práticos que são essenciais para o desenvolvimento não só das artes, mas também das ciências.
A terceira edição do seminário "(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento" discutiu as teses do Manifesto de Leiden, bem como critérios diferenciados de cientometria para as diversas áreas, incluindo-se a polêmica dos rankings das universidades. Propôs-se um debate conceitual sobre os meios de indexação nas diferentes formas de pesquisa: a pesquisa empírico-matemático-teórica no caso das ciências da natureza, a pesquisa cultural nas humanidades e ainda a pesquisa empírico-prático-poética nas artes. Outro tema em discutido foi a valorização dos saberes profissionais e poético-práticos (habilidades psico-motoras, ou mente manuque), para além dos conhecimentos teóricos.
A revista "Estudos Avançados" 91 dedica seu dossiê principal ao centenário da Revolução Russa; "Urbanismo, Sociedade e Cultura" e "Psicanálise e Cultura" são os outros dossiês da edição.
A revista "Estudos Avançados" 91 dedica seu dossiê principal ao centenário da Revolução Russa; "Urbanismo, Sociedade e Cultura" e "Psicanálise e Cultura" são os outros dossiês da edição.
“Estamos perdendo a nossa visão crítica sobre a forma como fazemos ciência”. A visão de Till Roenneberg sobre os caminhos da ciência moderna será mostrada em conferência no dia 19 de julho.
A conversa "Ciências e Humanidades Sessenta Anos depois", no dia 7 de maio, às 15h, discutirá o estágio atual da transdisciplinaridade, defendida por C. P. Snow em sua célebre conferência "As Duas Culturas", em 1959.
Docentes da USP interessados em participar do Programa Ano Sabático 2019 do Instituto de Estudos Avançados (IEA) já podem enviar seus projetos de pesquisa e súmulas curriculares. Os candidatos têm até o dia 31 de julho para fazer as submissões.
No segundo dia da Intercontinental Academia, o microbiologista Hideo Iwasaki, da Waseda University, apresenta em Nagoya, Japão, trabalhos artísticos e científicos que fazem refletir sobre as concepções de vida.
O painel "O Futuro da Ubias" realizou-se no dia 11 de março, durante a Fase Nagoya da Intercontinental Academia, com a participação de representantes de vários IEAs.
Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade/NAP (OIC) realizou no dia 5 de maio o seminário "Engenheiros, Doutores e Desenvolvimento Industrial", com exposição de Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA.
A diretora do Trinity Long Room Hub, instituto de pesquisa em artes e humanidades do Trinity College Dublin, fez conferência no dia 24 de agosto sobre as humanidades digitais como exemplo da importância do trabalho interdisciplinar.
Aula 2 do curso "Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade". Palestra do professor Raúl Fornet-Betancourt, um dos expoentes da filosofia intercultural, que convida a repensar a própria filosofia como um dos caminhos possíveis para os processos de descolonização da reflexão filosófica.
Terceira aula do curso Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade, que busca promover reflexões críticas, interdisciplinares e interculturais sobre a migração, o refúgio, o exílio e a apatridia.
Quarta aula do curso Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade, que busca promover reflexões críticas, interdisciplinares e interculturais sobre a migração, o refúgio, o exílio e a apatridia.
Quinta aula do curso Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade, destinado a promover reflexões críticas, interdisciplinares e interculturais sobre migração, refúgio, exílio e apatridia.
A exposição será do sociólogo Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld, Alemanha; o evento acontece no dia 28 de julho, às 15h30, na Sala de Eventos do IEA.
A doutora em filosofia Monica Aiub, diretora do Interseção - Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo, faz no dia 27 de agosto, às 14h, a conferência "Reflexões sobre Filosofia e Medicina".
O curso é gratuito e conta com 30 vagas para profissionais que trabalham diretamente com imigrantes e refugiados. Os interessados devem enviar o curriculum vitae e uma carta de intenções para o e-mail imigrasaude@unifesp.br até o dia 15 de fevereiro.
Anúncio da abertura de inscrições para a edição 2025 do Programa Ano Sabático do IEA. Os docentes da USP interessados em participar do processo seletivo devem efetuar sua inscrição até as 15h do dia 9 de setembro.
Anúncio da abertura de inscrições para a edição 2026 do Programa Ano Sabático do IEA. Os docentes da USP interessados em participar do processo seletivo devem efetuar sua inscrição até as 15h do dia 30 de junho.
"Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência" realizou-se no dia 15 de maio. A iniciativa foi organizado pelas quatro Pró-Reitorias da USP (Pesquisa; Graduação; Pós-Graduação; Cultura e Extensão Universitária), com apoio da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e do IEA.
Labart e Mact-UFSM: Compartilhando Atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação é o tema do seminário inaugural do Ciclo Arte Ciência Tecnologia, no dia 15 de maio, às 19h, no Auditório do Centro Cultural USP São Carlos, com palestras de Nara Cristina Santos e Fernando Franco Codevilla, professores da UFSM.
I Encontro Intercátedras da USP
03/10/2023
09:00 -
18:00
— (*) Sala Alfredo Bosi do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo,
—
por Sandra Sedini
Atividades acontecerão em março de 2018 e 2019, em Cingapura e Reino Unido. Candidatos devem enviar email com documentos e informações até o dia 6 de agosto
Docentes da USP têm até o dia 15 de agosto para enviar seus projetos e súmulas curriculares. O Conselho Deliberativo e Comissão de Pesquisa do IEA selecionará os professores que participarão do programa.
O Conselho Deliberativo do IEA selecionou oito professores da USP para a edição 2020 do Programa Ano Sabático. Quatro deles atuarão no Instituto por um ano e os demais por seis meses.
A nova sede do IEA foi inaugurada em cerimônia no dia 18 de janeiro com a presença do reitor Marco Antonio Zago, do vice-reitor e reitor nomeado Vahan Agopyan e de outros dirigentes da USP e autoridades.
Pelo acordo celebrado no dia 5 de maio, os projetos serão desenvolvidos por equipes interdisciplinares do IEA e de toda a USP. O espaço físico especializado será disponibilizado pelo Inova USP quando necessário.
Curso online "Off the Clock: The Many Faces of Time", produzido por participantes da primeira Intercontinental Academia, será lançado no dia 14 de abril, na plataforma Coursera.
Nesta conferência, o sociólogo Peter Weingart abordou os desafios ao desenvolvimento de campos interdisciplinares nas universidades. Ele se concentrou em dois grandes obstáculos epistemológicos relacionados à natureza das disciplinas: formas profundamente institucionalizadas de produção do conhecimento; e estruturas organizacionais rígidas, fechadas em departamentos e faculdades.
Interação entre diferentes ramos do conhecimento e entre as mais diversas instituições buscam novas soluções e conceitos para os desafios do século XXI
A jurimetria é uma técnica que funde direito e estatística e que tem sido cada vez mais utilizada por juizados e tribunais. Ela representa a possibilidade de mensurar fatos jurídicos, além de apontar probabilidades para o planejamento na advocacia e na elaboração de leis. Neste encontro, o matemático Flávio Ulhoa Coelho e o advogado Marcelo Guedes Nunes procuraram demonstrar que a ferramenta pode ajudar a sociedade ao auxiliar a elaboração de leis mais aderentes à realidade social, desenvolvendo instituições jurídicas mais justas e voltadas às aspirações políticas da sociedade.
Lançamento de livro que reúne os trabalhos apresentados em evento realizado no IEA em 2021. Nele, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais do mercado e estudantes da educação básica refletiram sobre a escola como ambiente destinado à formação das novas gerações. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, foram levados em conta os diferentes sentidos do termo ambiente, não apenas o natural e as condições do espaço físico ocupado pela escola, mas também a configuração social, histórica, política, tecnológica e ainda as relações afetivas que envolvem as crianças e os adolescentes em seu processo de escolarização.
O biólogo Mario de Vivo e a psicóloga social Marina Massimi, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP, são nos novos professores seniores do IEA.
A definição aconteceu durante a última reunião do Comitê de Direção da rede em Bielefeld, na Alemanha, em novembro. Apesar da definição recente, o tema já havia sido discutido na 5º Conferência de Diretores da rede, realizada na sede do IEA-USP em março deste ano.
Conceito da compensação financeira por serviços prestados ao ambiente está relativamente disseminado, mas a falta de arcabouço legal ainda emperra projetos. Tema será debatido no dia 3 de agosto.
Sérgio Paulo Rouanet fez a conferência "A Ciência e suas Fronteiras" no dia 17 de agosto. O evento foi uma atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e teve como debatedores Manuela Carneiro da Cunha, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Letícia Veras Costa Lotufo e Paulo Nussenzveig. A coordenação foi de Eugênio Bucci.
O sociólogo Peter Weingart, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Bielefeld, Alemanha, fez a conferência "Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades" no dia 28 de julho.
No sexto dia (11 de março) da Fase Nagoya da Intercontinental Academia, os jovens pesquisadores participantes reuniram-se em um painel de avaliação do andamento dos trabalhos e de prospecção dos resultados a serem alcançados.
Deixar de lado a arrogância e o ressentimento entre os campos disciplinares é a proposta de Till Roenneberg para um salto qualitativo nas descobertas científicas.
Cinco dos 13 jovens pesquisadores que participam do projeto ficarão imersos em base de pesquisa do IO-USP para gravar as aulas que irão compor o Massive Open Online Course (Mooc)
Antes da Era Meiji, japoneses e asiáticos eram os mais impontuais do planeta. Confira os vídeos mostrando curiosidades sobre o tempo, tema que norteou os debates da Intercontinental Academia.
O Programa Fellowship 2024 promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes) em parceria com o IEA recebe inscrições até 31 de dezembro para a seleção de doutorandos, pós-doutorandos e outros pesquisadores com doutorado.
USP define 11 temas relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O objetivo do Programa Eixos Temáticos da USP é contribuir com a formulação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
O ex-reitor da USP Roberto Leal Lobo e Silva Filho tornou-se professor sênior do IEA em maio de 2019, quando teve seu projeto de trabalho aprovado pelo Conselho Deliberativo do Instituto.
O X Seminário de Manejo Integrado - Interdisciplinaridade nas Ciências do Mar: Construindo uma Ciência Pós-Normal acontece no Instituto Oceanográfico (IO) no dia 3 de junho, às 14h, no Auditório Prof. Dr. Plinio Soares Moreira.
O IEA-USP e LINTT do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP realizarão o evento "As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas", entre os dias 20 e 22 de março, das 9h30 do dia 20 até as 12h do dia 22.
Parceria franco-brasileira lança convênio e discute em seminário a construção de novas metodologias para o aperfeiçoamento de profissionais de nível superior.
A fim de discutir esta divisão e debater possíveis mudanças na maneira como se segmenta o conhecimento no Brasil, o IEA realizou, no dia 13 de abril, o seminário (Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento. O evento contou com a participação de cerca de 20 professores universitários, de diversas áreas e instituições.
O evento (Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento é organizado por parceria entre o IEA e o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP.
Começa no dia 28 de setembro 1ª temporada da Série de Conversas sobre Complexidade, coordenada pelo economista José Eli da Veiga, professor sênior do IEA.
Jane Ohlmeyer, a professor of modern history and chair of the Irish Research Council (IRC), has reported the importance of interdisciplinary research and her experience in the field of digital humanities through the project 1641 Depositions, a collaboration of researchers from the arts, humanities, science , technology, engineering and mathematics.
Jane Ohlmeyer, professora de história moderna e presidente do Conselho de Pesquisa Irlandês (IRC), relatou a importância da pesquisa interdisciplinar e sua experiência no campo das humanidades digitais por meio do projeto 1641 Depositions, fruto da colaboração de pesquisadores das artes, humanidades, ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Lançado no dia 13 de julho com apoio da reitoria da USP e da prefeitura de São Paulo, programa USP Cidades Globais buscará a qualidade de vida dos paulistanos por meio de redes de pesquisa e parcerias com a sociedade.
Interessados em participar do Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP-CG) do IEA como pós-doutores ou pesquisadores colaboradores tem até 23 de novembro para se inscreverem no processo seletivo.
Vai até 6 de setembro a submissão de trabalhos para o Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada.